Moscou — 29 de outubro de 2025 — O presidente Vladimir Putin anunciou nesta quarta-feira que a Rússia realizou com sucesso um teste de seu drone submarino nuclear-propulsado Poseidon, afirmando que o sistema foi lançado a partir de um submarino portador e ativou com êxito sua unidade de propulsão nuclear.

Segundo Putin, o Poseidon possui características superiores às de mísseis intercontinentais russos, com “nada igual no mundo em termos de velocidade e profundidade” e com capacidade de ser “impossível de interceptar”. Ele afirmou ainda que o reator nuclear que alimenta o sistema é “100 vezes menor” que os usados em submarinos.

O dispositivo submarino, segundo informes russos, é projetado para ataque costeiro — detonando próximo à costa inimiga para criar uma onda de tsunami radioativa que tornaria áreas costeiras inabitáveis. A divulgação do teste ocorre num contexto de tensões crescentes entre Moscou e Washington, especialmente sobre defesa antimísseis e a guerra na Ucrânia.

Analistas ocidentais, porém, apontam que, embora o anúncio gere alarme e reforce a retórica de dissuasão russa, não há confirmação independente sobre estes testes ou sobre as capacidades exatas do Poseidon, o que mantém muitas dúvidas sobre sua real operacionalidade.■

 


 

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lúcio Sátiro

Ai que meda!!! Estamos nos borrando. Putin só não sabe que na Guerra Fria os Estados Unidos também projetaram um torpedo nuclear, o Type 45 Astor. Um torpedo com essa velocidade eu escuto da piscina da minha casa se botar o ouvido na agua.

Bosco

O Trump disse que não precisa nem desse torpedo nem do míssil de cruzeiro com propulsão nuclear porque os EUA têm submarinos de mísseis próximos à costa russa.