Uma reportagem publicada em 1987, pelo jornal O Estado de São Paulo, dizia que o Submarino Nuclear Brasileiro estaria n’água no ano 2000. A Folha de São Paulo, publicou uma semana depois outra matéria, cujo recorte digitalizamos e trouxemos à tona novamente. A matéria da Folha refutava o Estadão, dizendo que o prazo seria estourado, por diversos problemas.
Como brasileiro tem memória curta, é bom saber, depois de 20 anos, o que se prometia naquela época e o que está sendo prometido novamente, para que as expectativas não se transformem em novas frustrações.
A matéria que se segue à principal, contém um trecho interessante “Hoje, nem o Exército, nem a Marinha, nem a Aeronáutica dispõem de qualquer força ou sistema de armas, capaz de obrigar um eventual inimigo a desistir de um propósito bélico contra o Brasil”. Depois de mais de duas décadas, continuamos na mesma situação.

NOTA DO BLOG: É preciso ficar claro que nós do Poder Naval Online sempre fomos a favor do Submarino Nuclear Brasileiro, mas enquanto o projeto não se tornar um programa de Estado e não de um Governo apenas, não será possível concretizá-lo.

sub-em-2000.jpg

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Caramba! Nós vivemos de sonho em sonho mesmo.

Iuri Korolev

Caro Galante

Muito bem lembrado. Lembro desta época.
SS-300 da Avibrás …

Depende de nós transformar este país das balelas, da empulhação, em um país sério, o que é mais importante até dos que ter armas de última geração.

Eles dizem que o Brasil precisa de submarino nuclear para ser aceito no Conselho de Segurança.
Mas o que ele precisa mesmo é de homens públicos sérios, produto que sempre faltou aqui em 500 anos de incompetência e corrupção.

Sds
Iuri

Alte Doenitz

Aposto que em 2025 (pelo menos quem estiver vivo) estaremos lendo uma notícia parecida.

RL

Galante. Bem que você poderia ter deixado todos nós aproveitar mais da noticia antes de jogar esse balde de água fria em todos né?..rssrrsrsrs. Brincadeira amigo. Faz bem mesmo você vir a tona com esta noticia para não apenas esclarecer a realidade que pode se repetir, como também expor a preocupação de nossas autoridades. Vou dizer algo que a principio irá parecer insensato, no entanto, não descarto. Naquela época não tinhamos o Pré-Sal. Será que por este motivo, as nossas autoridades seguraram as verbas para que o SN pudesse ser finalizado?. Falta de verbas, quando nesse mesma época as “Ditas… Read more »

Hornet

caro Iuri,

falou e disse!!! Temos mesmos que desprivatizar o nosso espaço público, por isso que esse “material nobre e raro” que vc comentou andou muito em falta nos últimos 500 anos. O interesse público é o interesse PÚBLICO.

um forte abraço

RL

Galera. Para não misturar as tintas, no blog aéreo justamente no artigo Reforço Feminino no Afeganistão, postei um link referente ao projeto PAK-FA.

Abraços.

Iuri Korolev

Obrigado Hornet

Que alguém diga para o Jobim e sua turma :

“Por favor se não vai garantir o cumprimento, por favor não crie falsa expectativas, NÃO MINTA !!!”

Sds
Iuri

Iuri Korolev

Caro RL

Essas “INFLUÊNCIAS” sempre existiram.
O Governo Vargas que dizia o “petróleo é nosso” em 1954 foi o mesmo que mandou prender Monteiro Lobato em 1935, que queria tirar petróleo.
Hoje se sabe que a Standard Oil do Rockfeller corrompia altos funcionários do Governo para não fazer concorrência a ela.
Este sempre foi o “nível” de nossos homens públicos.

Sds
Iuri

Douglas

Pessoal,
Estamos falando de 4 mandatos presidenciais.
Pode acontecer de tudo, não só notícias negativas, mas também positivas.
Vamos torcer.
abraço

Walderson

Caramba!!!!!!!!!!

vai chover: o Douglas não malhou. kkkkkkk
Brincadeirinha, amigo Douglas.
É que é a primeira vez que vejo vc escrever sem malhar o governo.
Um abraço.
Concordo contigo, amigo.

Hornet

Como diria um filósofo alemão (que não vou citar o nome pra não criar confusão aqui, talvez o Mauro o conheça…): “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”…Mas acho que não é esse o caso do nosso Sub Nuclear. Eu acompanho essa história do Sub Nuclear desde criança (acho que eu tinha uns 10 anos quando tudo começou), quando eu morava na região de Iperó, mais precisamente em Sorocaba, e acompanhei de perto a coisa toda. Não acompanhei como leitor de jornais ou algo assim, mas vivenciando a coisa toda (o que me… Read more »

Henrique

Promessas, promessas.. Enquanto isso o resto da América Latina vai se armando.

edilson

tenha medo do dejá vú…
sai de retro…

Galante

Hornet, já corrigi seu texto…rs

Hornet

Ué, pensei que tinha escrito “farça” e não o correto como vi agora, relendo o meu post…mas está beleza! errei ao achar que tinha errado…

abs.

Hornet

Galante,

Ahhhhhh!Bom……. agora a luz se fez….achei que tivesse ficado louco (ou melhor, mais louco ainda…hehehe)…por isso que eu não estava entendendo mais nada.

Valeu pela força!

um forte abraço

ps. Eu respondi seu email, não sei se vc já leu. Qualquer coisa manda um SOS que a gente arruma um jeito de socorrê-lo, ok?

Marcelo

Vamos lançar uma novela com o título: “O Reaparelhamento das Forças Armadas Brasileiras” e passar no Vale a Pena Ver de Novo, da Rede Globo!!!!

João-Curitiba

Cautela e caldo de galinha nunca fez mal a ninguém.
Para um futuro muito próximo, o BC terá de elevar novamente os juros. Se não o fizer, os investidores sairão do País, levando uns 600 bi, 3 X nossas reservas cambiais. Aumento de 1% representará que o Brasil pagará mais 15 bilhôes por ano de juros. Isso em cima dos 150 bi que ele já paga.
Descontando as verbas para as ONGs, mensalão, bolsas diversas, 30% sobre as obras públicas, manutenção do congresso, assembléias e câmaras municipais, etc… será que ainda sobrará dinheiro para a defesa?

RL

Galante.

Por favor, não foque seu tempo em corrigir meus textos.

O ministério da Saúde adverte.

Stress é prejudicial à Saúde.

RSsr…

Marcelo. Gostei da proposta. Material para a novela já temos. Vide Foto do jornal. Os atores podem ter mudado, más a história e principalmente o final, já são conhecidos.

Hornet

Essa questão levantada (com a perspicácia habitual) pelo amigo Mauro é central para transformar a questão da Defesa em questão de Estado: é preciso que a discussão seja ampliada na sociedade. Mesmo com meus amigos pessoais (muitos deles, cultos, bem informados, professores universitários etc.), a discussão sobre a Defesa Nacional não é vista como algo de muita relevância. Ou se cai na chacota (comprar mais aviões de caça pra quê? Pra invadir os EUA? e coisas assim) ou se cai no total desconhecimento do assunto (“Outro” Submarino Nuclear, pra que precisamos de “tantos”?…). Mas eu vi uma melhora com o… Read more »

Farragut
RL

Pelo visto uma coisa o Mangabeira já esta conseguindo. Que mais e mais isso venha a ser discutido na sociedade. Hornet, sabia que eu tenho hoje a mesma sensação que você? Para ilustrar o que vc esta dizendo, vou te contar um caso em minha familia. Jamais, nunca, era inimaginável alguem aqui em casa ter interesse pelos assuntos de defesa. Este ano, meu irmão mais velho foi ao desfile militar e levou meus dois sobrinhos para incentivar a ser patriota. Já compra modelos de aeronaves para os mulekes e o Tio aqui fica orgulhoso. Minha noiva esta prestando concurso para… Read more »

Voluntário da Patria

Como não tem? Temos o LULA pronto para se entregar a qualquer desejo, a qualquer capricho de seus queridos CUCARACHAS, pronto para dar até Estados inteiros para “selvagens guerreiros” indígenas… Quem precisa de ações bélicas. Basta bater o pé e o POLTRÃO, ajudado pelo CAMBACHIRRA do itamaraty, desviando de nós possíveis conflitos, vai logo cedendo o que eles querem. Alguém acha que tudo isso é apenas covardia?

Hornet

RL,

Pois é, eu percebo essas coisas na sociedade. Acho que as coisas estão mudando, a mentalidade está mudando. E invejo sua noiva (com todo respeito), pois quando (mais) jovem quiz entrar para a FAB, pra ser piloto, mas fui reprovado nos testes físicos…Nunca engoli direito isso. Pô, se até o Jobim que tem 300 anos e quinhentas pontes de safena pode voar num F-5, porque eu não podia, né? Mas tudo bem…coisas da vida.

um forte abraço

moyses silva

mas as coisas estão mudando sim. vi agora na coluna do noblat, uma nota sobre a compra de 15 (quinze????) helis blackhawk pelo país. fiquei feliz ao ver uma nota dessa numa coluna que é a mais visitada no brasil. na classe política tb. uma única coisa que não concordei é que essa comrpa apssa de novo ao largo da sociedade. quais são os critérios pra esa compra? os valorosos (sem ionia!!!!) membros das FFAA poderiam justificar essa compra no congresso por exemplo. ou em uma entrevista pública? é que nem o debate sobre o novo “porto” para a MB.… Read more »

Hornet

Caro Moyses, esse ponto que vc aborda também é importante. Tornar a questão da Defesa Nacional algo (mais) público também tem esse sentido da transparência das coisas. Também acho que tudo ficaria muito mais tranquilo pra todos se as FAs também tornassem suas ações, como as que vc citou, públicas (de certo modo elas se tornam públicas, mas a posteriori…o bom seria o contrário). Quando eu penso em transformar (um dia chegaremos lá, tenho certeza) todas as questões de interesse nacional em questões de Estado e não de governos (sempre transitórios), e com penetração na sociedade (por meio da informação… Read more »

João-Curitiba

Só para deixar o pessoal alerta quanto aos recursos para a Defesa: Ontem no final da noite os telejornais do horário divulgaram que até setembro o Brasil já tinha pago 119 bilhões de reais só de juros para rolar a dívida interna.
E que o TCU descobriu que 48 obras do governo federal estavam com irregularidades, algumas delas do PAC. O valor do rombo: 3 bi.
Só a grana desse rombo já dava pra adquirir bom número de escoltas para a MB.

marujo

Concordo com o Hornet, quando diz que o momento histórico e a correlação de forças no mundo agora é outra. De fato,é. Mas o trabalho do blog de resgatar a história da constrção do submarino nuclear, por meio de matérias de
jornais de um passado ainda não muito distante, é mais do que louvável. É bom jornalismo, na certa, e mostra há quanto tempo o submarino nuclear é considerado pelos nossos planejadores navais e, na certa, nas esferas políticas superiores, senão não teria tomado a proporção que sempre tomou. Mais uma vez, parabéns, para a turma do blog.

Vassily Zaitsev

Para todo mundo ver que as FA do Brasil são feita de sonhos antigos, bastante disposição por parte da tropa e nada mais.

[…] 20 anos depois, a história se repete… […]