Home Noticiário Internacional Chile e Venezuela lançam, em dias seguidos, seus novos Navios-Patrulha

Chile e Venezuela lançam, em dias seguidos, seus novos Navios-Patrulha

418
17

lancamento-pzm82-chile.jpg 

Dia 15 de outubro, foi a vez dos chilenos: no Estaleiro ASMAR, em Talcahuano – Chile, a presidente Michelle Bachelet participou da cerimônica de batismo e lançamento do “Patrullero de Zona Marítima” – PZM 82 Policarpo Toro. O navio é da mesma classe do PZM 81 Piloto Pardo, que entrou em serviço em junho deste ano. Com 1.728 toneladas de deslocamento, 13 metros de boca e 80,6 metros de comprimento, o PZM 82 deverá entrar em operação na marinha Chilena (Armada de Chile) no final de 2009. A velocidade máxima do navio é de 20 nós, o alcance é de 8.000 milhas náuticas e seu projeto é baseado no modelo OPV 80, do estaleiro alemão FASSMER GmbH.

botadura-guaicamacuto-16out08.jpg 

No dia seguinte, foi a vez do novo “Buque de Vigilancia Litoral”(BVL) venezuelano ser lançado, apesar da construção não ter sido realizada no próprio país, como o exemplo chileno. Primeiro de uma encomenda de quatro navios, o Guaicamacuto (indicativo visual GC-21) foi lançado pelo estaleiro Navantia, na Espanha. O navio tem 79,9 metros de comprimento, 1.500 toneladas de deslocamento e pode alcançar até 22 nós. A entrega à marinha da Venezuela, que agora atende pelo nome de Armada Nacional Bolivariana, está prevista para agosto de 2009.

Fontes: Armada de Chile, Armada Nacional Bolivariana e estaleiro Navantia.

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Johann
Wilson Johann
11 anos atrás

Dois patrulheiros no mesmo ano é uma cadência de produção bastante rápida. Não sei quantos o Chile vai produzir, mas nesse rítmo poderão ter seis até 2010. E os nossos, quando deslizarão pela carreira?

Abraços!!

Wilson Johann
Wilson Johann
11 anos atrás

Lí a matéria sem prestar muita atenção. São apenas quatro. Certamente vão estar todos navegando até lá (2010).

Até mais!

Beto
Beto
11 anos atrás

Alguém tem notícias da proposta da Coreia sobre os NapOc q/ ofereceram à MB ?? Já não está na hora de fechar logo esse contrato ?? se a MB aceitar teremos logo em pouco tempo 10 NapOc !!Teriamos um poder naval forte e de grande respeito na A.Sul!!

Nunão
Nunão
11 anos atrás

Wilson, do Chile são só dois, conforme o planejado no “Proyecto Danubio IV” e o Piloto Pardo é o segundo da classe.

Mais detalhes dos projetos em andamento da Armada de Chile, incluindo o Danubio IV:
http://www.armada.cl/p4_rumbo_manana/site/artic/20050419/pags/20050419100532.html

Na Venezuela é que são quatro, e o Guaicamacuto é o primeiro da classe. E os venezuelanos também encomendaram mais quatro de uma classe maior (+/- 2.300t)aos espanhóis. No link da Navantia, que está no final da matéria, dá pra saber um pouco mais.

direto do fundo do mar
direto do fundo do mar
11 anos atrás

Apesar da velocidade, cabe salientar que 2 OPV chilenos começaram ao mesmo tempo, tendo o segundo batido a quilha 11 meses após o primeiro. Sem dúvida é um bom ritmo. Uma pena não acompaharmos o mesmo ritmo. Se um NaPa de 500ton demoramos esse tempo todo, imaginem quando formos partir para o nosso OPV ou NaPaOc ? Essa nossa industria naval precisa se espelhar urgente nos exemplos vizinhos, apesar do venezuelano ou seria bolivariano, ter sido feito na Espanha. Alias, um off-topic rápido: A Venezuela em breve mudará de nome? Vomo se chamará? Republica Bolivariana? Ou o Chaves vai pedir… Read more »

marujo
marujo
11 anos atrás

Os dois patrulheiros patruleiros tem tonelagem superior a 1.500 toneladas. Não entendo o porquê dos nossos, segundo o LM, estarem sendo pensados para deslocar apenas 1.300? Antes que me esqueça: o modelo chileno servirá de base para que os argentinos consstruam seus cinco Patrulleros de Alto Mar.

Wilson Johann
Wilson Johann
11 anos atrás

Valeu, Nunão. Obrigado!

Um abraço!

direto do fundo do mar
direto do fundo do mar
11 anos atrás

O NaPaOc da MB evoluiu para 1.600ton. Ele terá características diferente dos chilenos e “bolivarianos”rsrsrsrsr PQP que coisa mais ridicula esse Chavesss.

Enfim, a MB aguarda apenas o anuncio do PEN – PEND ou seja lá qual nome seja, para se posicionar.

Infelizmente com este contigenciamento, muita coisa se arrasta.
Certamente, não pela vontade da MB.

Leonardo
Leonardo
11 anos atrás

direto, posso estar enganado, mas o nome oficial da venezuela já foi mudado para república bolivariana da venezuela, pelo próprio chapolim colorado, há bastante tempo.

Mauricio R.
Mauricio R.
11 anos atrás

Chile, Argentina e Venezuela construindo patrulhas de design moderno e nós umas porcarias francesas de 20 anos atrás…

Saulo
Saulo
11 anos atrás

Pois é, e qt aos navios oferecidos pela korea?? Seria uma boa msm o brasil comprar esses navios, e começarem a operar d imediato.

Vassily Zaitsev
Vassily Zaitsev
11 anos atrás

Nunão,

Esses 4 navios venezuelanos deram o que falar. Os EUA queriam barrar a construcão, mas a Navantia seguiu adiante. té agora, não sei qual o armamento orgânico deles.

Ronaldo de souza gonçalves
Ronaldo de souza gonçalves
11 anos atrás

O Brasil está em passo tartaruga em relaçao aos meios não so navais como aereo enfim em toda a força ,ele pode se a primeira força na america latina mas só em numero pois paises como venezuela e chile estão batendo em tecnologia não só o brasil como a argentina também e mudando a hemog~enia dos dois .

marcelo r
marcelo r
11 anos atrás

Nossos vizinhos “muy amigos” estão trabalhando e fabricando os barcos deles, enquanto isso o estaleiro mole do Ceará vai levar dois anos para fazer dois NaPas menores.

Beto
Beto
11 anos atrás

No meu ponto de vista a MB deveria fechar logo esse contrato com os Koreanos !!pelo menos em – de 1 ano teriamos 10 navios NapOc e + 4 Destro em construção!!

guilherme
guilherme
11 anos atrás

comcordo com o beto, mais eu achu qui a água ta batendo na bunda do brasil , como aquele ditado quando a água bate na bunda que si aprende a nadar.
eu achu qui no meu ponto de vista apartir do ano quivem a marinha vai começar a investir mais .

trackback
11 anos atrás

[…] são conhecidos estes navios na Venezuela) é composta por quatro unidades sendo que duas delas (Guaicamacuto e Yavire) já estão com a sua construção bastante avançada na […]