Incorporado o PZM Piloto Pardo na Armada do Chile

47

pilotopardo.jpg

O primeiro “Patrullero de Zona Marítima (PZM)” da Armada do Chile, o PZM 81 Piloto Pardo, foi incorporado no último dia 13 de junho. A incorporação do Piloto Pardo significa a conclusão da primeira fase do Projeto Danubio IV. O programa chileno abrange a construção de dois navios de patrulha oceânica (OPV) de 1800 toneladas. Embora o projeto seja de origem alemã (FASSMER OPV 80), os navios são de construção local, a cargo do estaleiro chileno ASMAR, em Talcahuano.

No ano que vem o segundo navio da classe, o Policarpo Toro, deverá ser entregue à Marinha do Chile. Os dois navios terão como função principal a vigilância das riquezas marítimas da Zona Econômica Exclusiva do Chile.

No ano passado, o Blog Naval publicou uma nota sobre o lançamento do Piloto Pardo com um link para o vídeo da Armada do Chile.

Características principais dos Patrulheiros:

• Comprimento: 80,60 metros
• Boca : 13,00 metros
• Altura máxima : 16,50 metros
• Calado : 3,80 metros
• Deslocamento total : 1.728 toneladas
• Velocidade : > 20,0 nós ( 36 Km/h)
• Autonomia : 30 dias – 8.000 milhas náuticas (O navio pode ir de Talcahuano à ilha de Páscoa e voltar duas vezes, sem precisar se reabastecer).
• Tripulação máxima: 60 pessoas
• Armamento: 1 canhão 40mm/L70, 6 Metralhadoras 12.7 mm.
• Propulsão: Motores principais 2 x Wärtsilä 12 V 26, 2 x 4080 KW
dois hélices de passo variável e dois “Bow thruster”

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
direto do fundo do mar

Tá certo que o nosso será diferente pois ele necessita atender um detalhe que este chileno não atende, mas e ai?
Por que o PRM não é assinado logo?
Até quando a MB vai ficar nesta situação?
Um navio não de constroi da noite pro dia.
Esse papo de 7 de Setembro é histórinha, isso sim!

König

Não é grande demais para receber somente 1 canhão e 6 metralhadoras?
Saudações
(Não estou querendo botar defeito nele, Ok!?)

tikuna

Etá naviozinho danado de feio!!!!!

tikuna

Concordo c/ König tinha q ter + armamento.

Joao

E um navio muito feio,mesmo. E parece pouquissimo armamento para um navio deste tamanho. Mas podemos ver que no Chile sim levam a marinha a sério. Quase diariamente escuto a noticia de outro navio moderno incorporado a Armada Chilena. O PRM não é assinado porque ao parecer ele é para a marinha o que o FX-2 e para a FAB. Papo furado. Promessas falsas. No 7 De Setembro não espero nada,não. Para falar a verdade,ja estou cansado de papo furado. Estou quase desistindo de seguir as noticias da nossa marinha. Sempre escuto muito dos novos navios,caças misseis e submarinos da… Read more »

Marinheiro Popeye

É como eu disse: em 7 de setembro teremos só e somente mais um desfile naval de concreto. Quanto ao resto: bravatas, bravatas…
Infelizmente eu estava certo em falar em sonhar!!!

McNamara

Me parece que pelo menos um OTTO-76mm Super Rapid ou o Bofors 57mm poderiam ser bem mais adequados para um OPV. Entretanto que ninguem se engane, a munição explosiva de 40mm é capaz de realizar um tremendo estrago, e a cadência de tiro do canhão não é pequena.

Norberto Pontes

Não achei feio não.
Afinal, pelo menos o Chile(país bem menor que o Brasil), protege suas riquezas….

André

A velocidade desse navio não parece baixa?

Douglas

Sobre o armamento desse navio, Senhores, é uma canhoneira de longo curso. Pelo menos o chile o chama de patrulheiro… aqui no Brasil seria chamado de corveta, ou outro nome enganoso….. aproveitando o ponto, defendo a transformaçaõ das Inhauma em patrulhas de longo curos. basta resolver o problema da proa mergulhona. Abraço

FABIO SOUTO.

quando nosso napa de 500 ton estiver pronto não vai ficar
devendo nada ao OPV chileno,imaginem quando nosso patrulha
oceanico de 16oo ton. estiver pronto vai ser show de bola.

Douglas

Devemos ter em mente que, com exceção dos EUA, as marinhas de guerra tambem respondem pelos serviços de guarda costeira. Navios como esse não são de guerra, são vigias de alto mar, e canhoes e metracas de grosso calibre atendem ao requisito. como nos nossos P-400, e talvez no futuro com as Inhaúma. O nosso problema continuará sendo escoltas, subs e cobertura aérea. 07.09 vem ai!!!!!!

Marinheiro Popeye

Por falar em guarda costeira, lembro-me que ainda no governo de Figueiredo o então ministro da marinha (Karan) estava fazendo o maior esforço p/ criá-la. Por fim conseguiu. Existe uma legislação criando a guarda costeira. Não sei se foi regulamentada. Os governos posteriores não fizeram qualquer empenho em torná-la concreta. Enfim, que fim levou? Pq o Brasil não adota o 76 mm da Oto Melara? Dizer que existem problemas operacionais e institucionais é balela, pois TODAS as demais marinhas latino-americanas o utilizam sem maiores problemas. Quando se quer fazer alguma coisa, faz-se, não se procura criar maiores discussões. Os políticos… Read more »

Paulo

Pois é Douglas, enquanto aqui nossa marinha, (virgula, o Min Def Jobim), classifica lanchões e canhoneiras da 1ª Guerra como patrulhas marítimas avançadas, e você sofre na mãos de alguns críticos que não aceitam a verdade, na finlandia (vejam só que potência MUITO MAIOR QUE O BRASIL) a patrulha é feita pela classe Hamina: (classificada como barco patrulha de ataque) E na Suécia pela Classe Visby: http://www.kockums.se/surfacevessels/visby.html Mas deixa estar que em 07.09 eles vão anunciar os barcos de ataque rápido, (na verdade pranchas de surf adaptadas com revolveres 38), e tudo estará bem… E para aviação nava: pirulitos-cataventos! Mas… Read more »

Paulo

Não querendo ser chato mas os videos abaixo demonstram exatamente TODAS as situações que precisaremos em nossas patrulhas e os meios necessários para isso:

1 – http://www.youtube.com/watch?v=OHJFqwmFnkI
2 – http://www.youtube.com/watch?v=dWuLzpufxcM&NR=1

Alguém ainda acha que os tais Ps do Jobim vão suprir essas necessidades? Será que só podemos comprar material frances?
Da França eu só quero uns vinhos, (não todos), perfume e uns queijos, o resto é melhor em outros lugares….

Douglas

A tonelgagem da corveta brasileira é a mesma do patrulha oceanico chileno. Acho sim errado designar navios como de escolta, que de fato, estão mais adaptados a vigilancia maritima. alias pra que o reparo Exocet nas Inhauma? Melhor aprveitado seria em outro navio, transformando-as em patrulha de longo curso. alias as P 400 não tem condição de patrulhar toda a extensão da bacia brasileira. Navios patrulha de maior tonelgagm como esses chilenos são necessários pra isso. As inhauma cairiam bem. porque como escolta de porta avioes ou combate submarino estão sub armadas.

Douglas

dinheiro tem mas pras FA a torneira é fechada. é isso, ai ficamos na mao dos espertos burocratas franceses e suas fabricas de ocasião.

GustavoB

Nem perca tempo Mauro, acho que tem gente infiltrada aí querendo abalar nossa moral. Não vão conseguir mesmo.

Paulo

O gustavoB deve estar falando do Jobim e do Lula com seus lanchões de patrulha e seus Mirage 200 de “urtima geração”….

McNamara

Ah! No dia sete de setembro vai ser anunciado o retrofit do Navio Museu Bauru, que voltará ao setor operativo.

Joao

obviamente se anunciara a compra de um montao de P-400,e alguns Mirage-2000. Assim “teremos capacidade dissuatoria pelos proximos 30 anos”. Ja estou ate ouvindo essas palavras,que sempre sao as mesmas. Talvez tambem coloquem uns canhoes no Cisne Branco.

GustavoB

Os caras acham que a Marinha do Brasil e a da Suécia tem as mesmas doutrinas e necessidades e a culpa é do Lula.

Nunão

A torreta do Bofors de 40mm é similar à dos Grajaú e Inhaúma. O desenho de pretensões stealth do PZM Chileno merecia uma torreta também com essas pretensões, pra combinar. De resto, parece ser um navio bem adequado à função. Só acho que também faria diferença um armamento um pouco mais pesado, mesmo em se tratando só de armamento de tubo – tipo instalar o 40mm sobre o hangar e, na proa, um de 76mm. Ou ficar com um só de 57mm a vante, pra agradar vascaínos e corinthianos.

paulo

Ok. Suécia e Brasil tem necessidades e doutrinas diferentes. Enquanto lá se pensa em defesa eficaz, tecnologia sthealth, novos materiais e navios adequados às propostas e necessidades do teatro de operações vislumbrado, aqui, na terra de lula x fhc x jobim, defesa é gasto, não investimento, tecnologia boa é aquela que o pessoal pode imbutir os 20% do cumpadre, canhoneira é barco patrulha (negar que o tal p400 não passa de um bote com uma metranca é forçar a barra) e mirage 2000 é “urtima geração”…. Ah, mas tem mais uma diferença: o povo. Lá, se o cara fala em… Read more »

Douglas

O Paulo está estressado com os ufanistas do blog. Ele tem razão. Sou nacionalista, acredito no Brasil ,mas não dá pra aturar essa “estantanea” defesa do equipamento frances. Talves o que realmente preste, os Scorpene, deles ninguem fala. Não sei se virão, ESPERO QUE VENHAM E APLAUDIREI, INDEPENDENTE DE “FÁBRICA”. Mas acredito que o Brasil, na pesquisa do nuclear, etc; e hoje, já podemos ter uma marinha razoável, nao a ideal, mas uma razoável, com escoltas de primeira linha, subs avançados convencionais em numero elevado como a Corea do Sul com seus IKl’s (cujo teatro de operação é o mar… Read more »

Jorge

Alguém aqui sabe como levantar o total de gastos do governo FHC e Lula [13 (TREZE) anos de marxistas no poder] com: 1. publicidade e recepções; 2. pesquisas pseudo-sociológicas (FHC tem que ajudar a classe), sindicalistas (Lula também) 3. peças teatrais engajadas dos cumpanheros, cineastas cumpanheros; 4. ongs cumpanheras (de esquerda), MST, via campesina, Foro São Paulo; 5. indenizações para ex-presos e perseguidos políticos (QUATRO BILHÕES DE REAIS); 6. ajuda ao Fidel Castro (aí foi o Itamar Franco EM 1990 – US$ 300 milhões), Evo Morales (Petrobrás), etc. 7. Retenções do Tesouro Nacional sobre os “royaltes” da MB; 8. Referendo… Read more »

Douglas

Na vigilância marítima, com as canhoneiras, optamos por baixa tecnologia, mas eficiente contra trafico, pesca ilegal e manifestação de greenpeace. OK. Apóio. Mas isso não é marinha de Guerra. É guarda costeira, faltam as inhaumas e seus helos para apoiar a patrulha. As p 400, repito, só podem fazer patrulha curta e media. Longo curso, precisaremos de navios como o chileno e as inhauma preenchem o requisito. e seus helos podem apoiar as apreensões dos p 400. O melhor exemplo é justamente o dos EUA e suas “cutter” de 3.000t (o tamanho de uma Niteroi) que usam seus helos pra… Read more »

Douglas

Jorge, do período FHC só livro o ministério da Fazenda. no resto eu apóio vc. Vejo na macroeconomia, um avanço substancial. Veja a Argentina por exemplo, ´ta a beira de caos. Lembra os nossos anos 80? 2 anos de crescimento pequeno e 3 de recessão, aqui parece-me, certas questões avançaram. Graças a Pedro Malan (não era marxista, nem Marxista arrependido como FHC). Falta um governo nao com um mas com vários homens de 1º escalão capazes de se livrarem do estigma latrino americano, ops, digo, latino americano, de sub desenvolvimento. Recomendo a leitura de “Underdevelopment is a state of mind”… Read more »

paulo

Douglas, dinheiro não falta. Basta exemplificar que vão fazer uma proposta de corte orçamentário de US$ 1 bi anual apenas para aumentar 0,5% o superavit primário. Rídiculo@! Isso é dinheiro que tem previsão, tem origem, mas vai todo para bancos internacionais…. OUtro exemplo é a CPMF, metade de um único ano dela arrecadava 20 bi de reais, justamente o que foi demonstrado como mais que suficiente para modernizar nossas patrulhas, adquirir subs e aviãção NO ESTADO DA ARTE em número adequado para o tamanho do Brasil. Desculpem, não estou revoltado, mas esquecer a natureza deste Blog, de discussão de meios… Read more »

Douglas

É Paulo. Cada vez que eu vejo o gasto do bolsa família/voto eu me assusto. Da pra comprar umas 12 Arleigh Burke com sistema “aegis”.

Wladimir

Eu não creio que o Rafale será um avião ultrapassado quando o recebermos (caso se confirme, claro). Seu radar é de varredura sintética, similar ao do F-22, com alcance de 130km capaz de uma varredura aérea e terrestre simultaneamente. Rastreia 40 alvos podendo atacar quatro (futuramente oito). Submotorizado? acho que não. Ao meu ver, o RAFALE é superior ao Su-30 (VEN) e F-16 (CHI) e similar com o Eurofighter (creio que não podemos dizer qual dos dois é o melhor).

König

rafale ainda não conta com radares tipo AESA pelo o que sei algo que ja é usado nos F-16Block60.

marujo

Douglas, um povo que não tem o que comer não tem motivo para defender seu país. Assim, o Bolsa Família e o reaparelhamento das Forças Armadas, inclusive sua dimensão naval, são complmentares e não excludentes como você pensa.

König

Ou para quem ganhou as tetinhas…

Hoje em dia o entreguismo não é como antigamente que era cair para um dos lados dos blocos hoje em dia é vender praticamente tudo a empresas estrangeiras pelo visto ira vários anos até ter um governo minimamente nacionalista.
Saudações

tikuna

Pessoal política não né, agora o amigo Wladmir dizer q o RAFALE é superior ao SU-30 fala sério, tá de brincadiera né.Só p/ fim de conversa o SU-30 é o único q os yankes tem medo de verdade(ver DOD).ABRAÇOS.

König

Dependeria muito da versão ja que o SU-30 varia muito no quesito Ar-Terra/Ar-Mar o Su-30 leva vantagem pelo armamento que leva.
No Ar-Ar vejo vantagem para o Rafale.
Saudações

Elden

Nossa este patrulheiro do Chile é muito grande e pouco armado, não acham…

André

não sou um expert, mas esse navio me parece lento e pouco armado sim, elden.

Wladimir

Eu escrevi que o RAFALE é superior ao Su-30 VEN de VENEZUELA. Amigo Tikuna, leia atentamente o post…

tikuna

Boa Mauro,não adianta um super caça como o SU-30/35 armado somente c/ mísseis ar ar PIRANHA, é preciso uma gama completa de armas.Mas seria importante o desenvolvimento dessas armas aqui no Brasil,mas c/ esses governos…

marcelo

O barco chileno parece com dimensões aproriadas e armado de maneira eficaz para aquilo que foi projetado: patrulha oceânica, ainda que na área marítima disputada com o Peru. No Brasil a marinha concentra,diferente de alguns países, três “serviços” que de maneira nenhuma atrapalham sua gestão: esquadra, CFN e “guarda-costeira”. Agora, para alguns críticos, a guarda-costeira americana também se faz presente nas águas do golfo pérsico, inclusive sofrendo baixas.

Roberto

Pelo que li o Eurofighter já deverá ser modernizado devido a demora na sua concepção (areamilitar.net) e os Rafale, em muitos aspectos, é mais “moderno”… Li lá tambem que a India e a Venezuela estão tendo problemas com peças de reposição nos SU30, a India, inclusive, esta tendo muitos problemas no Kuznetsov (acho que se escreve assim, desculpe)portanto, na eoria, os caças russos são maravilhosos mas e na prática ??? O SU 35 é apresentado como maravilhoso, mas ele é tão grande que os próprios russos estão desenvolvento tintas especiais para diminuir sua assinatura radar. Os Rafales N já tão… Read more »

[…] “Patrullero de Zona Marítima” – PZM 82 Policarpo Toro. O navio é da mesma classe do PZM 81 Piloto Pardo, que entrou em serviço em junho deste ano. Com 1.728 toneladas de deslocamento, 13 metros de […]

chileno

que fea la foto que pusieron se ve oxidado y para los que lo ven como poca cosa ….bueno si es para patrullar para eso lo han hecho
saludos desde chile!

[…] Projeto Albatros. A Marinha também receberá recursos para a construção de um terceiro e quarto navio-patrulha (PZM) de 81 metros de comprimento e 1.800 toneladas de deslocamento. Notavelmente, os 450 milhões de […]

[…] ser o de origem alemã (FASSMER OPV 80), de 1.700 toneladas de deslocamento, o mesmo da classe do PZM Piloto Pardo, da Marinha do Chile, mostrado nas […]

[…] ser o de origem alemã (FASSMER OPV 80), de 1.700 toneladas de deslocamento, o mesmo da classe do PZM Piloto Pardo, da Marinha do Chile, mostrado nas […]