Home História USS Oregon e USS Iowa, encouraçados norte-americanos citados por Rui Barbosa

USS Oregon e USS Iowa, encouraçados norte-americanos citados por Rui Barbosa

1113
5

No texto disponibilizado ontem pelo Blog do Poder Naval, Rui Barbosa cita como exemplos de belonaves o USS Oregon (BB 3)  e o USS Iowa (BB 4), então os mais novos encouraçados dos Estados Unidos e que participaram da Guerra Hispano-Americana no mesmo ano do texto: 1898.

uss-oregon.jpg

O USS Oregon, que estava no Oceano Pacífico, saiu de San Francisco (CA) em 19 de março de 1898  e contornou a América do Sul percorrendo 14.700 milhas náuticas em 66 dias, para se juntar à frota no Atlântico, onde já estava o USS Iowa. Ambos lutaram na Batalha de Santiago, em 3 de julho de 1898, fundamental para a vitória norte-americana.

uss-iowa.jpg

Na época, os mais poderosos encouraçados da Marinha do Brasil eram o Riachuelo (incorporado à então Marinha Imperial em 1884) e o Aquidabã (1885), ambos construídos na Inglaterra, e que influenciaram o design dos primeiros “pré-dreadnough” norte-americanos, o USS Texas e o USS Maine, de 1895. Na época, o Congresso dos EUA estava preocupado com a expansão das marinhas da Argentina, do Brasil e do Chile.

Como curiosidade final, a explosão do USS Maine ao largo de Havana, em janeiro de 1898, foi o estopim da Guerra Hispano-Americana, para a qual os EUA já contavam com quatro autênticos encouraçados “pré-dreadnough” (o Maine e o Texas já eram considerados de segunda classe, comparados aos irmãos mais novos). A expansão da marinha norte-americana havia sido rápida, e o ritmo só cresceria a partir de então.

Fotos: navsource

5 COMMENTS

  1. Boa pergunta, Ostra!

    Achei esse artigo nos arquivos do NY Times. É uma matéria gigante de 1898 dizendo tudo sobre pinturas de belonaves, à luz dos ensinamentos da guerra do mesmo ano. Explicações as mais variadas e muitas elocubrações interessantes. Vale a leitura, com tempo disponível, é claro…

    http://query.nytimes.com/mem/archive-free/pdf?_r=1&res=9500E4DC1030E333A25752C1A9619C94699ED7CF&oref=slogin

    Fora isso, achei esse site sobre a circunavegação da “Great White Fleet, dez anos depois (1908). Dá uma olhada nos facts pra ver dois futuros figurões que estavam na viagem.

    http://www.greatwhitefleet.info/

    Interessante é que o Minas Geraes e o São Paulo também chegaram aqui em 1910 pintados de branco. Tradição, moda, orgulho, boniteza, com certeza. Praticidade zero.

  2. Eram brancos porque faziam parte da Great White Fleet, criada pelo presidente Theodore Roosevelt para dar uma volta ao mundo e mostrar o poderio da marinha americana. Na verdade eram brancos no casco, com uns detalhes azul e vermelho na proa. Achei no wikipedia americano.

  3. Leonardo, pelo que sei esses da foto e outros contemporâneos já eram brancos pelo menos 10 anos antes da circunavegação que tornou famosa a Great White Fleet, que em 1898 ainda teria que ser chamada de “Small White Fleet”, dado que ainda só tinha 4 encouraçados, e não 16.

    Aliás, muitos encouraçacos eram pintados de branco (com partes em preto) à época. Inclusive os nossos, que naquele tempo poderia ser chamada de “Very Small White Fleet”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here