USS Oregon e USS Iowa, encouraçados norte-americanos citados por Rui Barbosa

5

No texto disponibilizado ontem pelo Blog do Poder Naval, Rui Barbosa cita como exemplos de belonaves o USS Oregon (BB 3)  e o USS Iowa (BB 4), então os mais novos encouraçados dos Estados Unidos e que participaram da Guerra Hispano-Americana no mesmo ano do texto: 1898.

uss-oregon.jpg

O USS Oregon, que estava no Oceano Pacífico, saiu de San Francisco (CA) em 19 de março de 1898  e contornou a América do Sul percorrendo 14.700 milhas náuticas em 66 dias, para se juntar à frota no Atlântico, onde já estava o USS Iowa. Ambos lutaram na Batalha de Santiago, em 3 de julho de 1898, fundamental para a vitória norte-americana.

uss-iowa.jpg

Na época, os mais poderosos encouraçados da Marinha do Brasil eram o Riachuelo (incorporado à então Marinha Imperial em 1884) e o Aquidabã (1885), ambos construídos na Inglaterra, e que influenciaram o design dos primeiros “pré-dreadnough” norte-americanos, o USS Texas e o USS Maine, de 1895. Na época, o Congresso dos EUA estava preocupado com a expansão das marinhas da Argentina, do Brasil e do Chile.

Como curiosidade final, a explosão do USS Maine ao largo de Havana, em janeiro de 1898, foi o estopim da Guerra Hispano-Americana, para a qual os EUA já contavam com quatro autênticos encouraçados “pré-dreadnough” (o Maine e o Texas já eram considerados de segunda classe, comparados aos irmãos mais novos). A expansão da marinha norte-americana havia sido rápida, e o ritmo só cresceria a partir de então.

Fotos: navsource

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra

Alguem saberia o porque da pintura branca ?

MO

Nunão

Boa pergunta, Ostra! Achei esse artigo nos arquivos do NY Times. É uma matéria gigante de 1898 dizendo tudo sobre pinturas de belonaves, à luz dos ensinamentos da guerra do mesmo ano. Explicações as mais variadas e muitas elocubrações interessantes. Vale a leitura, com tempo disponível, é claro… http://query.nytimes.com/mem/archive-free/pdf?_r=1&res=9500E4DC1030E333A25752C1A9619C94699ED7CF&oref=slogin Fora isso, achei esse site sobre a circunavegação da “Great White Fleet, dez anos depois (1908). Dá uma olhada nos facts pra ver dois futuros figurões que estavam na viagem. http://www.greatwhitefleet.info/ Interessante é que o Minas Geraes e o São Paulo também chegaram aqui em 1910 pintados de branco. Tradição, moda,… Read more »

Leonardo

Eram brancos porque faziam parte da Great White Fleet, criada pelo presidente Theodore Roosevelt para dar uma volta ao mundo e mostrar o poderio da marinha americana. Na verdade eram brancos no casco, com uns detalhes azul e vermelho na proa. Achei no wikipedia americano.

Nunão

Leonardo, pelo que sei esses da foto e outros contemporâneos já eram brancos pelo menos 10 anos antes da circunavegação que tornou famosa a Great White Fleet, que em 1898 ainda teria que ser chamada de “Small White Fleet”, dado que ainda só tinha 4 encouraçados, e não 16.

Aliás, muitos encouraçacos eram pintados de branco (com partes em preto) à época. Inclusive os nossos, que naquele tempo poderia ser chamada de “Very Small White Fleet”.

[…] título da matéria é uma brincadeira com a “Great White Fleet”, uma esquadra também composta por belonaves “pré-dreadnought” da Marinha dos Estados U…, e que circunavegou o planeta em 1907. Praticamente a mesma época da foto acima (com duas versões […]