“A Marinha de Guerra do Brasil, diante das constantes restrições financeiras, teve reduzido seu orçamento em quase 50%, o que leva seu comando a aproveitar ao máximo as oportunidades. Seus desafios: manter o nível de adestramento de suas forças e vigiar nossas costas com gastos reduzidos. Os planos de modernização e reaparelhamento foram dilatados nos prazos em execução.”

O lead parece recente, mas é de uma matéria publicada na revista Defesa Latina, que foi às bancas em maio/junho de 1983, portanto há 25 anos.
A Marinha sempre sofreu com a falta de recursos, mesmo durante os governos militares. Mas nos últimos anos, a situação piorou ainda mais, com a retenção dos royalties do petróleo.
Clicando nas imagens abaixo, você pode ler a matéria de um quarto de século atrás, com gostinho de atualidade.

osnovosdesafios.jpg

osnovosdesafios2.jpg  osnovosdesafios3.jpg osnovosdesafios4.jpg

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giovani Modjewski

O tempo passa, o tempo voa, o Bamerindus já era, e infelizmente a Marinha do Brasil nunca está numa boa.

Joao

Marinha Do Brasil??? Aonde??? O que temos e Guarda Costeira,e olhe la.

Vassily Zaitsev

E olha que naquela época tínhamos uma disputa com a Argentina. Disputa essa que valia a hegemonia naval na América do Sul. Hoje, nem um nem outro, quem está melhor equipado é o Chile.

Mas nada justifica esse “descaso” com a MB, especialmente com ela.

Baschera

Lendo a matéria, chego à triste conclusão de que…… somos incompetentes mesmo !!!
Bahhh !! vou jogar botão de mesa com meu filho, é menos estressante.
Sds.

Marcelo R

engraçado não é!!!: Nunca faltaram recursos para o Congresso Nacional e para o Poder Judiciario, quando os seus digníssimos membros aumentavam os seus proprios salarios nos valores que desejavam por que achavam que estavam ganhado pouco!!!

camberiu

Vale a pena lembrar que em 1983, o Brasil estava sob o governo MILITAR do General Figueiredo.
Ou seja, nao sao so’ os politicos civis que nao tem “visao”, como se muito critica aqui no forum.

RL

Do fundo do coração, sem fazer média?

Da vontade de chorar.

Nunão

Uma boa, quer dizer, uma má resposta para quando se questiona: por que compramos só 6 Niterói? Por que só 4 Inhaúma, com todo aquele atraso? Por que não colocamos Exocet nos Sumner? Por que compramos aquelas velharias dos Garcia? Por que não fizemos isso ou aquilo quando os governos militares encheram de dinheiro as três forças? Pois é, em 83 minha idade era só… ops, ia deixar escapar, deixa pra lá.

Nunão

Chegando a 2008: só essa merreca de Sea Hawk? Por que comprou essa velharia desse Sir Bedivere, em vez de um Mistral? Modernizar só 12 A4? Por que não compram logo dois esquadrões de F-35 e um novo Nae…

É, hoje estou de mau humor. Mas amanhã passa.

Flávio

E o Brasil ainda quer ser membro permanente do conselho de segurança da ONU, parece piada…de mau gosto.
Bom dia a todos.

Corsario-DF

Prefiro nem comentar essa história triste e recorrente…

[…] um ano após a Guerra das Malvinas. Estávamos em plena Guerra Fria e a Marinha do Brasil tinha como missão prioritária a guerra anti-submarino (ASW) no Atlântico Sul, caso houvesse uma confrontação Leste-Oeste. A maior parte da Esquadra nacional […]