Novo SSBN chinês é mais ruidoso que seus similares russos da década de 70

3

type 094 Jin

vinheta-destaqueA nova classe “Jin” (Type 094) de submarinos nucleares de mísseis balísticos (SSBN) é mais ruidosa que os submarinos russos das classes Delta III e Victor III da década de 1970, ou seja, um nível de ruído de submarinos de 30 anos atrás. A informação é do Office of Naval Intelligence (ONI), Serviço de Inteligência da Marinha dos EUA.

O gráfico abaixo mostra onde se encaixaria a classe “Jin” no espectro de nível de ruído das principais classes de submarinos chineses e russos. A parte verde da seta indica os mais fáceis de detectar e a vermelha indica os mais silenciosos e difíceis de ouvir.

chinasubsound

É interessante observar como a Inteligência Naval americana obteve esses dados sobre a classe “Jin”. Provavelmente com o emprego dos navios SURTASS (um deles, envolvido num incidente próximo às águas territoriais chinesas) ou submarinos nucleares de ataque que seguiram de perto o primeiro Type 094 em suas provas de mar.

O elevado nível de ruído da classe “Jin” de SSBN coloca em xeque a capacidade nuclear de retaliação da China, pois esses submarinos poderão ser detectados e afundados antes que possam lançar seus mísseis balísticos.

Por outro lado a China tem avançado bastante na discrição dos seus submarinos nucleares de ataque (ver no gráfico a nova classe Type 095 próxima da “Akula” russa) e especialmente, nos seus submarinos convencionais (SSK). Ver gráfico abaixo:

SSK noise levels

SAIBA MAIS:

NOTA DO EDITOR: O excessivo nível de ruído da nova classe “Jin” de submarinos nucleares chineses mostra como é difícil para um país desenvolver sua própria tecnologia nessa área sensível, mesmo contando com ajuda externa (no caso da China, o Bureau russo Rubin).

A Marinha do Brasil, que pretende desenvolver seu próprio submarino nuclear com ajuda francesa, correrá o mesmo risco quando colocar seu SSN na água, já que a primeira unidade de uma classe é sempre um protótipo.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo

Issu que da só copiar em vez de tentarem melhorar os submarinos, devem ser os subs pirateados … (brincadeira) rsrsrsr

Marcelo Martins

Esse SSBN chinês é uma cópia descarada do SSBN americano Gerorge Washington, pelo menos na aparência!

Tiago Gimenes

Bom dia,

Alguém pode indicar um link/pagina sobre o “ruído” dos submarinos em serviço pela marinha do Brasil?
Se possível um comparativo entre o submarinos na América do Sul.