O exercício RIMPAC 2010 começa no dia 23 de junho com a participação de 14 nações e com 32 navios, 05 submarinos , mais de 170 aeronaves e 20 mil militares, que se concentrarão no Havaí.

Participam da edição 2010 as marinhas da Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, França, Indonésia, Japão, Malásia, Holanda, Peru, República da Coreia, Singapura, Tailândia e Estados Unidos .

O maior exercício marítimo multi-nacional do mundo, acontece em águas havaianas e consiste de três fases principais.

Fase I:  Fase de porto, de 28 de junho a 5 de julho, será composto por reuniões de planejamento operacional, briefings  e eventos esportivos. Esta fase destina-se a fazer os preparativos finais para as fases de mar dos exercícios , bem como desenvolver relacionamentos profissionais e pessoais entre os países participantes.

Fase II:  Operacional, começa no dia 06 de julho e vai até 24 de julho. Esta fase inclui  os exercícios de tiro, lançamentos de mísseis, interdição de área marítima, abordagem de navios suspeitos, guerra antissuperfície e antissubmarina, manobras navais, exercícios de defesa aérea, eliminação de dispositivos explosivos, operações de mergulho e de resgate, operações de contramedidas de minagem e desembarque anfíbio .

A Fase II exercita cada nação a conduzir operações de comando e controle em ações multi-nacionais e aumenta a capacidade operacional de cada unidade.

Fase III: Parte tática do exercício e acontecerá de 25 a 30 de julho com umtreinamento intenso, permitindo que as nações participantes aumentem as suas e capacidades de transporte marítimo, de comunicação e de operação em cenários hostis simulados.

Esta fase termina com o regresso dos navios a Pearl Harbor, onde as nações participantes vão se reunir novamente para discutir os resultados gerais obtidos com o exercício.

RIMPAC 2010 tem como tema, ” Agilidade combinada, sinergia e suporte “, que marca o 22° exercício da série, que se originou em 1971.

FONTE e FOTOS: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

Interessante, ao menos para mim, que no convés do USS Bon Homme Richards estão duas aeronaves estranhas, uma pintada com camuflagem russa a outra em amarelo e preto como pode ser visto na foto onde o BHR reabastece o Freedom. São antigas aeronaves de treinamento tchecas L-29 modificadas com motores americanos a serem usadas para simulações de ataques de misseis ar-superficie. Zé… Quanto ao fato do Brasil não ter ido, veja que um RIMPAC reúne países que margeiam o Oceano Pacifico, (RIM = margem), embora alguns países possam participar como observadores, como a França que coincidentemente também tem território no… Read more »