Chegou a Portugal no dia 2 de agosto, o NRP Tridente, primeiro submarino U209PN adquirido pela Marinha Portuguesa.

O moderno submarino de projeto alemão vai substituir quatro submarinos franceses da classe “Albacora” (Daphnè), adquiridos nos anos 1960.

O U209PN na verdade é um Type 214, que reúne as características da classe Type 212 e Type 209. É dotada de propulsão independente da atmosfera (AIP), que aumenta sobremaneira a autonomia e a discrição do submarino, sem a necessidade de usar esnorquel.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

se é um 214, porque foi designado 209PN?

LUCIANO

e o ideal para o brasil uma frota de 214 ao invés de gastar rios de dinheiro num sub nucl caríssimo que com certeza nao teremos condição de manter e comprar subs franceses também caros.

Gonçalo Albquerque

Bicho tão lindo.Agora temos submarinos para afundar os F-100 dos castelhanos!

robert

aquele navio da direita da ultima foto serve pra que funçao?

navio esquisito

Sabre

LUCIANO, um subnuclear vale por vários convencionais,pois esses tem muitas limitação( Velocidade,tempo submergido entre outros) , o convencional fica praticamente parado(baixa velocidade) esperando o inimigo, o núclear vai atras caça o inimigo!

Wilson Figueiredo

Robert…Pela popa é bem possível que seja o NRP BÉRRIO, navio de apoio logístico. Ele foi adquirido da Inglaterra em 1993.
Abraços.

Lusitanium

Foi designado U209PN devido a uma alteração ao projecto inicialmente apresentado a concurso. Nem percebi bem…

O navio da direita é mesmo o Bérrio que entrou ao serviço da Royal Navy em 1970… E que já se fala na sua substituição e na parceria que poderia ser criada com o Brasil para um projeto comum.

Dalton

A ponte vista nas fontes atualmente chama-se 25 de abril, nome relacionado a revolução dos cravos, mas antes chamava-se Ponte Salazar.

Interessante a semelhança com a Golden Gate de San Francisco que o “otário” aqui atravessou a pé e quase morreu congelado!

Wilson Figueiredo

De longe tem um “jeitão” do G25 NDCC Alt. Sabóia que, também foi adquirido da Inglaterra. O NRP BÉRRIO teve participação na Guerra das Malvinas em 1982, apoiando a Royal Navy. Na Marinha Portuguesa, esteve presente na campanha da Guiné Bissau, transportando parte da Força dos Fuzileiros Navais de Portugal. Só não tenho certeza se, ele é NDCC, como o sabóia. Na foto, parece que aquela estrutura a meia nau é uma Estação de Transferência de Combustível,parece, não sei. Alguem pode confirmar?
Abraços.

MO

Berrio = NT

Wilson Figueiredo

NT! . …então ele é um Navio Reabastecedor Ligeiro. Tem alguma capacidade para cargas secas e mantimentos. NT sem casco duplo.
Obrigado MO.
Abraços.

GUPPY

Olá MO, como vai?

robert,

Somente para colaborar, aqui vai um dos muitos posts deste Blog que faz referência aos navios da classe a que o N.R.P. Bérrio pertence:

http://www.naval.com.br/blog/2009/06/18/rfa-gold-rover-a-271-em-santos/

Abraços

Biel

Gonçalo Albquerque

Não é pessimismo não, mas falta muito pra vcs terem um poder dissuasivo
capaz de fazer frente a Espanha .

Mas com uns 4 submarinos iguais a este + um navio multi-missão estilo Mistral+ uns 12 navios patrulha oceânica bem armados ( fora as moderna fragatas que vcs compraram), faria com que os espanhóis pensassem 2x antes de tentar atacar Portugal.

Biel

Eu pessoalmente acho que uns 12 navios patrulha sul coreanos classe PKX ( grande velocidade + armamento pesado) seriam show para Portugal . “O PKX é armado com um canhão de 76mm, um canhão de 40mm e mísseis antinavio SSM-700K Haesung, com 150km de alcance. A suíte eletrônica é sofisticada, com um radar 3D que pode detectar e rastrear mais de 100 alvos simultâneamente. O comprimento do navio é de 63m, a boca de 9m e a tripulação de 40 homens. O sistema propulsor é CODOG com waterjets, desenvolvendo a velocidade máxima de 41,5 nós, com turbina a gás LM2500,… Read more »

SABRE

Biel, não precisa da marinha,eles fazem fronteira seca!A espanha não precisa mandar um navio, pasta as tropas, aviões e tanques

Mirkud

Boas. Sim aqule é o NRP Berrio, o outro navio que se vé na foto é o NRP Jacinto Candido, uma croveta da classe João Coutinho já com 35 anos, estado já em construção em Vina do Costelo navios que vão substituir esta classe. esta classe de navios serve para patrulhar as aguas Portuguesas, Segundo a designação do submarino, ser U209PN, segundo sei foi o requesito feito pela marinha Portuguesa, e é um fusão do melhor do U209, com o melhor do U210. E já agora, a nossa principal ameaça não é a Espanha,alias é impensavel haver guerra entre nos,… Read more »

Tito

Já tentaram varias vezes e não conseguiram. 🙂

Sabre

Ops! Basta

Sabre

Mas a espanha querer invadir Portugal é como se o Brasil quisesse invadir o Uruguai, sem pretensões plausiveis!

Macedo pimentel

Artigos do blog barco a vista sobre o Tridente e Bérrio:
http://barcoavista.blogspot.com/2010/01/submarinos-da-classe-tridente.html

Biel

Portugal não tem como reagir contra ninguém, que dirá contra a Espanha ,
se bobear até o Marrocos tem mais meios que eles.

Wagner

Portugal apostou na id´weia errada, eles afugentaram os investidores e os proprios empresarios, nao tem mais industria lá. Quem manda soa os sindicatos.
Faliram o proprio país…

Sabre

Seja como for, acho que portugal te até forças armadas bem condizentes com o país, talvez em números pequenos, mas não chega a ser um país defasado já que faz parte da OTAN sempre recebe uma ajudinha. Tenho dupla nacionalidade, Brasileiro- Poutuguês 🙂

Sabre

Português

Lusitanium

Wagner
Não tem mais industria em Portugal?! Como é possível dizer isso?
Tem menos industria pesada que tinha à 20 anos. Agora falar sem saber…
Então como explica que venha tanto brasileiro para cá trabalhar?

Wilson Figueiredo

Estávamos falando de submarinos…navios…

PauloC

Ultima foto NRP Berio a dta, nrp tridente ao meio e esq nrp jacinto candido