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A opinião de um oficial português sobre a opção da MB pelo Scorpène

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nrp-tridente-23_04_09

Já naveguei muito em navios franceses, julgo que os marinheiros brasileiros, que navegam agora no Foch/ S. Paulo podem começar a fazer uma ideia. Toda a tecnologia tende para a complicação, sem razão aparente.

Dir-se-ia que sejam americanos, sejam alemães, dão sempre um jeito de fazer mais simples que o francês. Mais simples, mais barato e, não raramente mais sofisticado e eficiente.

Por razões que se desconhece, o Brasil parece estar a ser governado num rumo de enorme despesa para um destino que, longe no tempo, se avista através duma bruma ainda muito densa. Estranhamente, andou navegando muitos anos em singradura segura, tentando alcançar o mesmo porto, para quando já ia a meio caminho, meter leme todo a Boreste e recomeçar tudo de novo.

Segundo os submarinistas portugueses, neste momento a conduzir as provas do “Arpão” e do “Tridente”, estamos perante duas máquinas duma sofisticação e duma simplicidade imensa. A satisfação com o produto U-209PN é grande e anseia-se o inicio da sua operação em pleno na Marinha Portuguesa.

Para onde vai a esquadra do Brasil?

Cumprimentos,
João Gonçalves

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GUPPY
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GUPPY

Se a satisfação é tão grande assim, não seria negócio ter aceito(ou aceitado?) o terceiro que foi oferecido?
Abraços.

Nunão
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Nunão

Guppy,

Imagino que a questão de aceitar ou não o “presente” possa passar por outros detalhes.

Supondo apenas: se eu fosse o responsável na Marinha Portuguesa para aceitar a oferta, mas não tivesse orçamento para manter mais de dois submarinos da classe, ou para formar os tripulantes necessários para uma terceira unidade e, além de tudo isso, tivesse outras prioridades urgentes, eu também não aceitaria.

Mas enfim, isso é uma suposição minha, e trata-se de uma decisão complexa.

Don D
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Don D

Meio superficial a opinião, me parece.

MARKO
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MARKO

A FRANCESADA VAI FICAR IRADA!!!

André Castro
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André Castro

Só sei de uma coisa não importa se o Brasil escolhesse Françes,Russo ou Alemão , mas uma coisa é certa tem sempre alguém querendo jogar areia .
É mesmo se o sub alemão é tão bom porque Portugal não quis mas um ” de grátis ” ???

Guilherme Poggio
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Lembremos que a África do Sul encomendou três IKL-209 e não consegue operar todos ao mesmo tempo.

JP
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JP

“Já naveguei muito em navios franceses”… já esteve a bordo de um Scorpene? se nunca esteve em um, então fica dificil de opiniar sobre algo que não conhece.

[]´s

Alexandre G.R.S.
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Alexandre G.R.S.

Acho que além de uma analise técnica baseada em experiências apenas amealhadas em exercícios, não pode ser levada tão a sério assim. As necessidades da armada portuguesa e da armada brasileira diferem completamente entre si. Permaneci por muito tempo quieto com relação à compra dos submarinos Escorpenè pela a marinha do Brasil. Não me julgo a altura de comentários de pessoas espertas no assunto tal qual aqui leio. Porém a que se observar alguns pontos. A marinha portuguesa não deseja, pelo menos por ora, a obtenção de know-How efetivo para a produção de naves. A capacidade tecnológica e o capital… Read more »

Julio
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Julio

Não entendo porque esse debate na atual conjectura. Diviam ter ocorrido antes da opção. Se a opção pelo scorpene for ruim, que os responsáveis paguem pelo dano que causarem (que bom se fosse verdade). Mas, vejo que o objetivo hoje é evitar que o Brasil compre os submarinos, quer seja franceses (que eu acredito serem inferiores aos alemães) ou submarinos alemães. Bola pra frente.

Primo
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Primo

Já andei muito de Citoen e Peugeot tb. Tb acho tudo muito difícil de operar, o Ar Condicionado tem 5 botões e a suspensão do Citroen e Hidropneumatica, se fosse americano tava lá um AC de dois botões e um feixe de molas na supensão e dava tudo no mesmo.

Grande abraço
Primo

Fabio Silva
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Fabio Silva

Concordo com o JP, e digo mais, já está ficando “manjada” a parcialidade deste blog a cada 2 ou 3 publicações 1 é contra o scorpène.
pelo visto o lobby alemão já alcançou estas bandas…
abraços

papagaio
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papagaio

Parabéns ao Blog.
Como sempre, cumprido seu papel totalmente parcial de “meter o pau” nos Scorpene.
Gostaria de saber se é verdade ou não que o Galante e outros companheiros estiveram na Alemanha com tudo pago pela HDW.
Já perguntei antes e não tive rsposta.
Abraços,

Repsol
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Repsol

A mb quis o scórpene, esse portuga que va julgar outro vai.
lol

Caipira
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Caipira

Virou piada….

Aguardarei pelos comentários insandecidos com adjetivos do tipo: “lixo francês”, “meleca francesa”, “queijo podre”….

Decepcionante a postura do blog…

Em tempo, o oficial português não mandou nenhuma reclamação sobre as camas dos navios franceses não? Criticou apenas a “tecnologia” francesa?

Clausewitz
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Clausewitz

Agora, irritei-me com a falta de foco do blog. O foco é ter o Sub Nuclear, não o melhor submarino convencional. Foco é uma abordagem essencialmente germânica, o que parece que os autores do blog não tem! Não discuto que o U-214 é melhor que o Scorpene. Até acho que é.
Mas, O Objetivo, reitero, é ter SUBMARINO NUCLEAR, o que os alemães, meus antepassados, não tem!

Caipira
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Caipira

Clausewitz

Resumiu bem…Parabéns!

Caipira
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Caipira

Clausewitz em 02 Set, 2009 às 11:51

Resumiu bem….Parabéns!

Porém, segundo o Galante, para “construir” um SubNuc basta fazer “pequenas alterações”, “detalhes” em um sub convencional e adicionar ao mesmo um reator nuclear…inclusive os alemães poderiam sim “ajudar” a MB afinal já construíram um navio com propulsão nuclear…

Alte. doenitz
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Alte. doenitz

Pessoal,

Não estou entendendo a raiva de alguns aqui. Um cidadão que não é brasileiro, mas entende de navios, faz um comentário (que eu já tinha lido até) e o pessoal fala que o blog é isso é aquilo. Pera lá né.

Alte. doenitz
Visitante
Alte. doenitz

Por que quando esse comentário foi primeiramente publicado ninguém falou nada? Escutem as opiniões e façam suas avaliações. Parece que estão comentando num blog de futebol.

Lucas
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Lucas

Isso aew HDW, quando teve a oportunidade de fazer uma grande parceria estratégica com o Brasil jogou um balde de água fria em todos nós, não aprendemos praticamente nada com a alemanha, os 4 submarinos que foram construídos aqui tinha a proa feita na alemanha e enviada pra cá, o Tikuna que todos dizem que foi um projeto brasileiro, quem derá, nas provas de mar apresentou vários problemas que tivemos que contratar técnicos alemães pagando fortunas a estes para resolver os problemas do Tikuna, fora uma nota expedida pela HDW que disse ter sim tecnologia para fazer um submarino nuclear,… Read more »

Carlos
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Carlos

“Parece que estão comentando num blog de futebol.”

Essa foi boa doenitz. Poderíamos chamar esse pessoal que defende o Scorpene com olhos vendados de A “TURMA DO AMENDOIM”!

Abre a cabeça pessoal

Lucas
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Lucas

Ahh e me esquecendo, mande este oficial português mandar seus submarinos alemães aqui na costa do Brasil em 2017, quando apenas 2 Scorpéne estiverem operacionais e aí vejamos quem volta pra casa.

Marcelo Ostra
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Marcelo Ostra

Eu diria o seguinte

muitas pessoas reclamam e metem o pau (no caso dos beliches entao …)

A pergunta que gostaria de fazer, quantos ao menos entraram uma vez pelo menos em um sub ?????????

Sei la, mas acho que esclareceria muitos questionamentos o fato .. ou não né …. afinal as vezes nem desenhando …

Mod MO

Thomas D. Weiss
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Repentinamente, a Marinha do Brasil nao sabe o que compra … interessante que ate’ a pouco sabia, mais parece lobby dos Alemaes para ver se na ultima hora nao da para reverter a compra.

Outra coisa, se o produto Alemao e’ tao maravilhoso, por que a Marinha do Brasil vai substituir o sistema de Combate original pelo da Lockheed Martin ???

URUTAU
Visitante
URUTAU

Bom Dia Senhores

que realmente os subs germanicos parecem vejam bem eu disse parecem ser bem superiores aos francos isto é um fato
mas tambem creio que a intenção maior da MB foi o SBN e que talvez ate muito a contragosto teve que engolir goela abaixo os convencionais
creio plenamente que esta seja até mesmo uma hipotese verdadeira

SDS Senhores

Capitão
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Capitão

Papagaio, Sim. O blog esteve sim na Alemanha à convite da HDW. Não sei se os custos foram pagos por esta fabricante. Fica para o responsável responder. Os Scorpenes brazucas serão modificados por brasileiros e franceses. Isso o blog NUNCA noticiou. Prega prega e prega que o alemão é melhor e bla bla bla. Esta parcialidade custou caro para este meio de notícias e discussão. Hoje vejo os de outra forma. Quero ver quando “descobrirem” o plano real de reaparelhamento da MB contemplando alguns Porta-aviões, Apois logísticos…umas 30 escoltas…e pasmem! Uns 15 SSK tipo ESCORPENES…vão ter um treco e falar… Read more »

Flavio
Visitante
Flavio

Não questionando nosso amigo português, mas, kd os pontos positivos do sub alemão em relação ao francês?

ele esta parecendo é brasileiro de brasília(aqueles ali do congresso)…fala muito e não diz nada.

Chora alemão, chora

sarto sampaio
Visitante
sarto sampaio

É o lobby comendo de esmola…

edilson
Visitante
edilson

Salve André Castro eu também compartilho do seu pensamento, na altura em que o chile escolheu o Scorpène e o Brasil o U-214 houveram inúmeras críticas a decisão Brasileira alegandoq ue o chile teria um sub mais poderoso que o nosso, capaz de lançar o sub excocet e tudo mais. o Brasil optou pelo scorpène e não vai faltar gente para criticar. o mesmo ocorrerá nas decisões sobre as fragatas, os do time A e B não estarão satisfeitos com a escolha do adversário. Quanto a opinião do Oficial, ela é importante mas como disse se trata da opinião dele,… Read more »

Capitão
Visitante
Capitão

Senhores,

Há e haverá por muito tempo pressão externa e INTERNA para que não tenhamos tal poder dissuasório. Para que não passemos a participar do grupo dos GRANDES.

Pensem e tenham uma visão macro de tudo o que está acontecendo. Onde estamos e onde estaremos daqui alguns anos…a pressão será forte mas temos que vencê la. E venceremos!!!

Este blog pensa pequenininho.

Abs,

URUTAU
Visitante
URUTAU

caro senhor Capitão para o senhor em especifico no que tange a sua assertiva real aparelhamento da MB porta aviões apoios logisticos umas 30 escoltas e pasmem uns 15 Scorpenes so tenho uma resposta esta aqui não é comentario politico mas sim uma visão da caserna portanto muito relevante que ao mesmo tempo que nos faz refletir nos desanima sobremaneira infelizmente repito A o anunciar a nova estrutura das Forças Armadas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou guerra à caserna. Além de subordinar ainda mais os militares ao poder civil, o projeto prevê a redução de postos de comando,… Read more »

Virtualxi
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Virtualxi

Acredito que a Marinha do Brasil deveria ignorar tal opinião, muito mais por ser feita por um oficial português, país este que por anos a fio em épocas de imperio saqueou as riquezas deste país.

Portanto, parabéns a MB pela escolha do casco Francês, e opiniões são bem aceitas, mas as construtivas.

Diga-se de passagem que prefiro ficar com as piadas de pontugueses, única coisa útil advinda deste tipo de gente.

marujo
Visitante
marujo

Por este post e por outros idênticos, o blog vai perdendo credibilidade e deixando de ser referência para todos os que amamos o Brasil, e queremos vê-lo forte também no campo naval. Muitos posts sobre a falsa disputa IKL – 214 X Scorpene (quase sempre tendentes a esse último)já estão dando margem a reações iradas (o que descontada a falta de educação,são naturais), e, pior que isso, à galhofa. Seja como for, a aquisição dos Scorpepnes é irreversível, num processo em que o foco é a capacitação tecnológica para a construção do Subnuc. A persistência nesse enfoque descredencia o blog… Read more »

alessandro
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alessandro

amigos do blog concordo da urgencia em termos meios navais mais modernos e em maior quantidade, mas o que realmente nos temos que nos perguntar é: pq estamos comprando um sub que nem os própios criadores ultilizam ou já ultilizaram? e a segunda duvida é: o que vai ser feito com tudo que já foi construido no arsenal de marinha e toda mão de obra especializada que lá foi formada? Tudo bem alguns vão dizer que estamos comprando tecnologia. Ok concordo mas se já temos um estaleiro pronto pra construir submarinos pq esperar tanto tempo para colocarmos em operação o… Read more »

marujo
Visitante
marujo

Querem saber! O IKL-214 nem tão novo é assim. O modelo é reengenharia do IKL – 209, com tecnologias desenvolvidas para o U-212, submarino costeiro da Marinha alemã. O IKL -209,por sua vez, é um derivado dos submarinos U-205 e U-206 (em fase de desativação, com deslocamento na faixa de 600 toneladas.

COMANDANTE MELK
Visitante
COMANDANTE MELK

Senhores, gostaria de dizer o seguinte, é interessante a postura do Blog em relação a sua linha editorial, diria que “muito´´ democratica, afinal o tal senhor João Gonçalves que pelo que diz é Oficial(e sabe-se lá de que, apesar de dar a entender que seria oficial naval), postou um comentário aqui (dizendo que: “Já naveguei muito em navios francesese…´´, mas afinal em que tipo de navio esse senhor navegou? Mercante, de turismo…?) mais que “democraticamente´´ o Blog resolveu postar a missiva do mesmo. Realmente não me lembro de ter visto até aqui “muitas´´(Na verdade não me lembro de nenhuma) participações… Read more »

Marcos Pesado
Visitante
Marcos Pesado

Primeiro sou proprietário de um veículo francês – aliás o segundo do mesmo modelo – e estou muito satisfeito. Se não é superior, não é inferior aos da mesma classe. Penso, inclusive, que possui uma relação custo-benefício superior aos do mercado. Mas, enfim, é uma opinião pessoal. Segundo, tomando-se como verdaderias as seguintes premissas – naturalmente não comprovadas: (a) que o gajo “João Gonçalves” é realmente português; (b) que é realmente um oficial da marinha portuguesa; (c) que teve realmente “experiência profissional” em navios de guerra de origem francesa, a análise que faz da tecnologia naval francesa – ao que… Read more »

Henrique
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Henrique

Bom… pensando bem a tecnologia portuguesa smpre foi tão boa que no caminho das Índias vieram parar no Brasil.. teriam sido as caravelas construidas na França?? Essa discussão já está ficando “batida”, concordo com um colega acima de que se o Scorpene for uma escolha errada que se puna quem os escolheu mas temos que convir que qualquer equipamento que seja comprado precisa ter sua manutenção e utilização bem feita, senão até bote inflavel se esvazia … e a Marinha portuguesa não é lá esse exemplo de meios para alguém de lá dar palpites (sem fundamentação técnica e documental) em… Read more »

Excel
Visitante
Excel

Gente, que doido … o pessoal do Scorpene está latindo que nem pitbull doido aqui …
Calma pessoal, o Scorpene já ganhou a licitação.

Clausewitz
Visitante
Clausewitz

Para encerrar, os Scorpenes vão ter a engenharia brasileira.

URUTAU
Visitante
URUTAU

Senhores

creio que caiba lembrar que a Mercedes Benz ao negar a venda dos chassis nada mais fez do que cumprir uma diretriz ou ate mesmo norma de conduta e posicionamento de vendas da referida empresa
não vejo nenhum senão neste fato

SDS Senhores

Nunão
Visitante
Nunão

“Capitão em 02 Set, 2009 às 12:22
Os Scorpenes brazucas serão modificados por brasileiros e franceses. Isso o blog NUNCA noticiou.”

Prezado Capitão, se procurar notícia com esse conteúdo, vai encontrar. E nem precisa procurar muito.

Carlos
Visitante
Carlos

Marujo escreveu

“Por este post e por outros idênticos, o blog vai perdendo credibilidade”

é “vero” marujo. Olha lá o post sobre recorde acessos e queda do sistema do blog.

http://www.naval.com.br/blog/?p=17291.

Faz o seguinte, não passa mais nesse “blog desacreditado” e libera mais espaço para a gente que quer debater.

joel
Visitante
joel

Uma duvida se os U 209 PN portugueses são na realidade U 214 pq o portugueses usam a designação u 209, para confundir o inimigo?

Outra duvida se é tão maravilhoso pq não pegam mais um que ninguem quer e foi oferecido de graça?

Por ultimo um piloto de F16, vai achar um Mirage 3 uma porcaria francesa, para poder comparar é necessario comparar o 214 com o Scorpene o sumbmarino frances que Portugal operava era o Daphne, classe Albarcoa em portugal.

Abraços

Alexandre G.R.S.
Visitante
Alexandre G.R.S.

Acho engraçado. Imaginem quando e se sair o vencedor do FX-2? é claro que teremos sentimentos contrários á escolha. Quanto ao fato do blog ser parcial ou imparcial, acho interessante esse confrontamento de propostas. Se houve lobby ou não, fato é que essa prática é comum. Não deveriamos ficar absortos com o mesmo. Alais se queremos realmente nos inserir como uma potencia regional ou quem sabe global, devemos nos acostumar com esses movimentos. Nada mais natural. Vejam os Srs. que, se nós, meros amadores, ja nos degladiamos dessa maneira, pensem o que não aconteceu no seio do ministério da defesa.… Read more »

URUTAU
Visitante
URUTAU

Senhor Alexandre G R S

parabens pelo post coerente sensato suscinto e realista
belissimo comentario muitissimo racional

SDS Senhores

luciano
Visitante
luciano

Eu li ai em cima dizendo “por que comprar um submarino (o scorpene) se nem seus criadores usam”; mas, não faz sentido a frança usar, pois, ela tem uma frota composta totalmente de submarinos nucleares.

Além do mais, o U-214 não é utilizado pela marinha alemã que utiliza o U-212 😀

Capitão
Visitante
Capitão

URUTAU, Matéria da ISTOÉ é lobby. Front interno. A END foi discutida com militares e foi apoiado. O Nelson Jobim e os comandantes estão totalmente de acordo com esta unificação de compras. O senhor sabe os motivos de defenderem compras militares em separado? Uma para cada força? Para o Brasil perder poder de barganha e não utilizar tais compras como ESTÁ UTILIZANDO HOJE fazendo delas um instrumento de posicionamento estratégico do país no mundo. Quando cada um compra o que quer, o Itamaraty não chega nem perto de decisões…quando centralizarem…será feito como está sendo feito no FX2, a FAB escolhe… Read more »

Capitão
Visitante
Capitão

O acordo estratégico com a França, de bilhões, foi pensado neste ponto. Não é uma compra militar somente…é mais que isso.
ESTE ACORDO É ALGO INCOMPREENSÍVEL AOS MANTENEDORES DESTE FORUM. ELES SABEM QUE SE TOCAREM MUITO NESTE PONTO, O QUE A FRANÇA NOS OFERECE É TOTALMENTE SEM COMPARAÇÃO AO QUE OS ALEMAES OFERECEM. TOTALMENTE!!! NÃO HÁ O QUE SE COMPARAR!!!

PENSEM GRANDE! PENSEM ESTRATEGICAMENTE! PENSEM NAS CONSEQUENCIAS GEOPOLITICAS DESTAS DECISOES! PENSEM NOS GANHOS PARA O PAIS! PENSEM NOS TEUS FILHOS E NETOS!

Abs

Capitão
Visitante
Capitão

E daí que um U214 puder ser melhor que um Scorpene BR….e daí?? Aprenderemos a fazê los por nós mesmos e após 2020 os futuros SSK BR serão projetados e construídos aqui! Teremos capacidade de produção, projeto etc etc…futuros projetos franco-brasileiros.
Lembro vos: 20, 30 anos para um país é pouco tempo…pensem grande e longe….onde queremos estar…
Se a Alemanha propor algo como a França…avaliem…nada contra a Alemanha…mas que assim seja feito…