Mais uma vez, o Poder Naval mostra novas e exclusivas imagens da aeronave AH-11A Super Lynx N-4011, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), já com a torreta do FLIR instalada.

Assim como noticiamos em agosto de 2010 o início dos trabalhos dos técnicos da AgustaWestland e do pessoal do HA-1, a “Cabeça de ET”, apelido carinho que o imageador térmico STAR SAFIRE III recebeu dos tripulantes do Esquadrão, já se encontra instalado no Lince 11 e em breve deverá ocorrer os primeiros voos de testes.

O Lince, mamífero carnívoro da família dos felídeos, é considerado um animal que possui visão aguçada e os antigos pensavam que fossem dotados de visão mais penetrante que qualquer outro predador noturno, qualidade esta que rendeu o termo “Olhos de Lince” e que bem se aplica aos “Olhos da Esquadra”, os Linces adquirem uma visão além do alcance.


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Joker

O salto proporcionado pelo Flir e a importancia para do mesmo para os pilotos, pode ser visto pelo gesto do mesmo já possuir um apelido.

João Paulo

Olha, do alto da minha ignorância, a torreta não deveria estar instalada voltado para baixo, para aumentar o angulo de visão?

Normalmente é assim que eu observo na fotos de aeronaves com FLIR instalado.

Presumo que deve ser por causa que o Super Lynx é “rebaixado”, com pouca altura em relação ao chão.
Em outras fotos, observei o domo do radar na extremidade inferior do nariz. Pode ser isso também?

Cinquini

Caramba, muito boa notícia!
Agora me resta uma dúvida, com a instalação do FLIR precisou-se retirar algum sistema já instalado na aeronave ou com a adptação feita os sistemas só foram agragados?

Abração

Wiltgen

João Paulo,

No caso do Super Lynx, precisa ser instalado na parte superior, pois na parte inferior tem o Seaspray o que inviabiliza. Se reparar todos os Lynx que possuem FLIR, estão instalados na mesma posição, vide Mk8 da RN, Mk88A da Marinha Alemã e o Mk64 Africa do Sul.

Ciquini,

Do que eu me lembro da explicação que nos foi dada no HA-1, não se retirou nada e o sistema foi totalmente integrado ao da aeronave.

Se observarem na segunda foto, é possível ver a antena do Seaspray 3.000, que está sem o seu domo.

Abraços,

Junior (SC)

Bichinho ficou um cruz, credo e Deus nos acuda de feio, só a aparencia em si ja asusta.
Ele não tem altura para comportar isso virado para baixo.
Tirando a feiura do treco, a MB esta de parabéns pela aquisição.
Alguém saber se os novos helicopteros recebidos terão sistema semelhante?

Abraço a todos

GHz

Cinquini disse:
7 de janeiro de 2011 às 15:23

Confirmando o que o Wiltigen disse, os Super Lynx já foram produzidos com previsão de instalação de FLIR na parte superior da proa da aeronave. O espaço originalmente era vazio, apenas com uma cobertura aerodinâmica. O radar não sofre alteração.
Na foto é possível ver ainda duas janelas para os recepetores MAGE MIR-2 (Orange Crop) frontais, logo abaixo da “cabeça de ET”.

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GHz

GHz

Junior (SC) disse: 7 de janeiro de 2011 às 19:42 Os EC 725 virão com previsão estrutural de recebimento de FLIR, tal qual o Super Lynx. Nas fotos disponíveis parece-me ser o suporte logo abaixo da antena do radar meteorológico. Mas certamente não serão todos que receberão FLIR. Na MB, creio que apenas os UH-15A (versão de multiemprego) receberão. Os MH-16 também deverão ser dotados de FLIR. Em ambos os casos é bem provável que o modelo seja o mesmo StarSafire III. Eis aí um requerimento (visão noturna) que daqui para frente deve se ter como básico na obtenção de… Read more »

[…] blog Poder Naval noticiou a instalação de um equipamento Star Safire III no Super Lynx Lince 11 do Esquadrão HA-1 […]

Cinquini

Wiltgen e GHz

Muito obrigado pelas explicações, eu sempre via o domo ali mas não sabia se tinha sistemas ali ou não.

Parabens pelo trabalho,

Cinquini

a.morales

Gostaria que esse tipo de equipamento também fosse mais utilizado pelas polícias e bombeiros, são de grande valor na perseguição de criminosos, resgates de pessoas acidentadas etc. Peço permissão para um off-topic: Acabo de ler uma matéria sobre a modernização dos Bandeirantes e especialmente sobre o P95 onde entre as melhorias estarão os MFDs inteligentes e sugerida, pela empresa Aeroeletrônica, a modernização completa do console do Controlador Tático (COTAT) onde utilizarão alguns componentes já empregados no A29 e F5M e entre os novos radares poderá ser o Selex Galileo Seasprey 5000 AESA (!!!) porém, ainda não foi decidido pela FAB.… Read more »

Joker

a.morales

Algumas forças parapublicas utilizam flir modelo 8500 e anteriores em missões aeropoliciais e de sar em represas e matas, PMSP é uma delas…