Japão deve aumentar gastos com defesa por disputa de ilhas, diz mídia

2

Senkaku-Diaoyu-Tiaoyu-Islan

vinheta-clipping-navalO Japão deve aumentar os gastos com defesa pela primeira vez em 11 anos, segundo relatos da imprensa neste sábado, à medida que o recém-eleito primeiro-ministro Shinzo Abe promete uma resposta mais dura à uma disputa territorial com a China por ilhas desabitadas.

O governo japonês está considerando aumentar seus gastos com segurança em cerca de dois por cento, para mais de 4,7 trilhões de ienes (53,4 bilhões de dólares) no ano fiscal que começa em abril, informou o jornal Mainichi, que não citou a fonte da informação.

Os gastos extras seriam usados para aumentar o pessoal das forças de defesa e para atualizar os equipamentos das forças terrestres, aéreas e marítimas, também informou o jornal Asahi, no sábado. Esse jornal também não citou suas fontes.

O ministério da Defesa do Japão enviou jatos de combate F-15 diversas vezes nas últimas semanas para interceptar aviões de vigilância da Marinha chinesa, que se aproximaram das ilhas em disputa perto de Taiwan. As ilhas são conhecidas como Sekaku em japonês e Diaoyu, em chinês.

O governo japonês administra as ilhas e comprou três delas de um proprietário particular em setembro do ano passado, provocando violentos protestos antijaponeses na China.

Pequim também afirma que as ilhas fazem parte do território chinês.

Há um foco de atenção renovado sobre se as relações entre China e Japão vão melhorar depois que os eleitores levaram o conservador Partido Liberal Democrático, de Abe, de volta ao poder, no mês passado, depois de três anos na oposição.

Abe tem dito repetidamente que não há espaço para negociação em relação às ilhas e disse que aumentará os gastos de defesa para combater o crescente poder militar da China.

FONTE: Reuters via O Estado de S. Paulo

VEJA TAMBÉM:

 

 

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

As Forças de Autodefesa do Japão em um orçamento de 3% do PIB deles, sendo gastos 50%com pessoal.

Aumentar 2% permitirá a aquisição de equipamentos importantes.

Se isto se confirmar, creio que o Japão voltará a ter porta-aviões no médio prazo.

Omega

Depois de muito, muito tempo eu volto a escrever uma notícia por aqui, mas não tanto tempo assim sem contribuir. Então, grande abraço à todos da trilogia. []s @Observador Tomara que o Japão venha a adquirir(construir) e operar porta-aviões. Imagino que os F-35 ficariam bem nele! Além do ‘Shinshin’. Os militares aqui são bastante ativos e sempre se ouve caças ou podemos ver comboios militares por algumas regiões. Todos os dias algumas unidades dos C-130 e caças são vistos saindo do antigo aeroporto de Nagoya. Essa disputa dos territórios são jogos políticos e assim como outros assuntos, ajudam aqui e… Read more »