O Irã vai retomar a realização de manobras navais no Golfo Pérsico e anunciou planos para outro exercício no estratégico Estreito de Ormuz para o fim desta semana, segundo relata a imprensa regional.

Unidades navais da Guarda Revolucionária começarão um exercício de quatro dias em águas iranianas em South Pars, um campo de gás conjunto do Irã e Catar, segundo um porta-voz da Guarda Revolucionária citado pela agência de notícias Fars.

O exercício, chamado de “Fajr 91”, visa aprimorar a “capacidades na execução de manobras defensivas e de segurança”, segundo informou o almirante Alireza Nasseri, sem dar mais detalhes. A manobras começarão nesta sexta-feira.

Separadamente, as unidades da Marinha começam, também na sexta-feira, um exercício chamado “Velayat 91”, cobrindo uma área que inclui o Estreito de Ormuz, o Mar de Omã e partes do Oceano Índico, segundo informou o almirante chefe Habibollah Sayari, em comentários reproduzidos pela agência de notícias ISNA.

Navios, submarinos e sistema de defesa de mísseis serão testados durante o exercício. “Nós vamos definitivamente respeitar as fronteiras marítimas dos nossos vizinhos, e conduzir nossas manobras com base nas regras internacionais. O Irã visa demonstrar suas capacidades de defesa naval ao realizar esse exercício, e enviar uma mensagem de paz e amizade para os nossos vizinhos”, disse o almirante.

O Irã frequentemente realiza testes com mísseis e manobras navais para destacar sua força militar. Além disso, o país rotineiramente ameaça fechar o Estreito de Ormuz, um pequena passagem na entrada do Golfo Pérsico por onde passa quase um terço da produção mundial de petróleo.

Os EUA já alertaram ao Irã que qualquer tentativa de fechar o Estreito de Ormuz será vista como uma “linha vermelha”, ou seja, uma ação que abre caminho para intervenção militar. As informações são da Dow Jones.

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

É com essa jeringonça que eles querem dominar o mundo????

maxi47

…”O Irã visa demonstrar suas capacidades de defesa naval ao realizar esse exercício, e enviar uma mensagem de paz e amizade para os nossos vizinhos”, disse o almirante.

blz, entendi perfeitamente, a passagem que o Irã que passar uma mensagem de paz para os vizinhos da regiçao.Será que Israel tb entendeu?

jackson

Engana-se quem duvida das capacidades iranianas, pelo menos no mar e em defesa antiaérea sao muito superiores ao Brasil, aqui tem gente que acha que missil antiareo lançado de costas de soldado ganham guerra, lá eles já tem misseis com alcance de centenas de quilometros para derrubar aviao, é muito mais facil e comodo nos invadir do que se aventurar nas terras persas.