O Ministério da Defesa russo comunicou hoje que enviará uma flotilha até o Mediterrâneo. A medida foi tomada pelo ministério à medida em que se acirra o conflito civil na Síria. Segundo o comunicado, a fragata Yaroslavl Mudry, os navios de desembarque Kaliningrad e Alexander Shabalin e mais duas embarcações suspenderam do porto de Baltiysk, no Mar Báltico, rumo ao Mediterrâneo

Os navios, pertencentes à Frota do Báltico, devem substituir o contingente russo da Frota do Mar Negro que já se encontra na região, bem como realizar manobras e treinamentos.

A Síria não foi mencionada no comunicado do Ministério, mas fontes militares teriam declarado anteriomente á agência Interfax que as embarcações militares poderiam ser usadas para evacuar cidadãos russos no país.

Dois russos foram raptados no território sírio junto com um engenheiro italiano, e seus sequestradores pediram um resgate, anunciou nesta terça-feira o ministério russo das Relações Exteriores. Eles foram capturados enquanto viajavam de carro de Homs, no centro do país, a Tartus, onde a Rússia dispõe de uma base de aprovisionamento de apoio técnico.

Os três reféns trabalhavam em uma fundição síria privada situada perto de Homs. O comunicado especifica que “os sequestradores dos russos e do italiano contataram essa empresa por telefone para pedir um resgate”.

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, afirmou que “todas as medidas necessárias estão sendo tomadas na Síria, assim como em outros países que podem influenciar a situação”, para obter a libertação dos três homens.

FONTE: Defense News e RFI Internacional (tradução e adaptação do Poder Naval)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments