Marinha Francesa, força menos afetada por cortes, receberá três FREMM a menos

62

Fragata FREMM Aquitaine em exercício com navio da USN - foto Marine Nationale

Segundo jornal La Tribune, os industriais de defesa franceses conseguiram evitar danos maiores na nova edição do Livro Branco de Defesa da França, que seriam cortes de programas

Apesar do Livro Branco de Defesa 2013 da França prever menos encomendas de equipamentos, industriais do setor de defesa francês disseram na segunda-feira (29 de abril) que escaparam do pior, que seria o cancelamento de importantes programas de armamento. As informações sao do jornal francês La Tribune.

A mobilização de líderes dos maiores grupos de defesa franceses durante o planejamento do Livro Branco teria evitado cortes excessivos? Segundo o jornal, levando em conta as ameaças à soberania nacional, além das capacidades de exportação e de manter os empregos na França, aparentemente esses grupos conseguiram limitar o dano. Certamente, serão afetados pela redução de encomendas do Governo nos próximos anos, ou com pedidos espaçados por mais tempo do que o previsto. Mas, por outro lado, o Livro Branco de 2013 não prevê o abandono de nenhum programa de equipamento militar.

Segundo Jean-Pierre Maulny, diretor-adjunto do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas, “eles evitaram o pior. Este é um Livro Branco que preserva o essencial. Ele não quebra a principal ferramenta industrial, que é a conservação da capacidade de pesquisa e desenvolvimento.” Cristian Mons, presidente do Conselho das Indústrias de Defesa Francesas (Cidef), acrescentou: “Se o orçamento anual para os principais programas de armamentos continuar como o planejado, em 5,9 bilhões de euros, o impaco na indústria será relativamente limitado.”

caça Rafale no porta-aviões Charles de Gaulle - foto Marine Nationale

Menos caças Rafale e fragatas

Ainda assim, a redução de efetivos e de meios das Forças Armadas vai impactar as indúestrias. A Defesa Francesa não contará com mais de 225 aviões de caça (somando os da Força Aérea com os da Marinha) por volta de 2025, quando a meta anterior era ter 300 caças. Como resultado, haverá menos encomendas do Rafale da Dassault Aviation do que o previsto. A Marinha, que foi a força menos afetada, terá que se contentar com 15 fragatas de primeira linha, ao invés de 18. Assim, a DCNS também terá menos encomendas. Já a Nexter, que fabrica os carros de combate Leclerc, terá que se adaptar a um número que foi reduzido de 250 para 200 unidades.

Fragata FREMM Aquitaine em Nova Yorque - foto Marine Nationale

Por outro lado, o programa Scorpion de modernização dos blindados do Exército foi mantido, assim como os programas de mísseis da multinacional europeia MBDA, incluindo o míssil antinavio (ANL) que simboliza a cooperação industrial franco-britânica (havia temores da Inglaterra de que a França sairia do programa).

Porém, ainda há um obstáculo no caminho: a lei de programação militar (LPM) 2014-2019, que será votada no segundo semestre. Christian Mons fez questão de lembrar que “a última LPM não foi respeitada” e disse que só vai descansar quando ela sair.

Infográfico-Forças-Armadas-Francesas-em-2020-fonte-Le-Monde

FONTE: La Tribune (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em francês)

INFOGRÁFICO: Le Monde  FOTOS: Marinha Francesa

NOTA DO EDITOR: o número anunciado até recentemente de encomendas de fragatas FREMM pela França era de onze unidades. Somando-se essas onze previstas com as duas modernas fragatas antiaéreas da classe “Horizon” (Forbin e Chevalier Paul) já em serviço e com as ainda recentes cinco fragatas classe “Lafayette” (a própria e as Surcouf, Coubert, Aconit e Guépratte), o resultado seriam as dezoito fragatas da edição anterior do Livro Branco. Com a redução para quinze fragatas de primeira linha no total, as encomendas de FREMM pela França deverão cair de onze para oito unidades (que substituirão dez fragatas mais velhas).

Deve-se destacar que uma das possibilidades mais polêmicas do planejamento do Livro Branco de 2013 falava em desativação do porta-aviões Charles de Gaulle, que foi preservado assim como os três navios de projeção e controle (BCP), sem falar na força de submarinos nucleares. Pode-se dizer, assim, que a Marinha Francesa foi relativamente menos afetada por cortes da nova edição do Livro Branco, preservando capacidades e programas essenciais.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

Nunão… o Charles de Gaulle foi de fato preservado e assim garantiu-se o novo reabastecimento nuclear e outros trabalhos de modernização que terão inicio por volta de 2015 e o deixarão inativo por mais de 2 anos. Só depois então, o CDG finalmente receberá um segundo esquadrão de Rafales, com a retirada dos SEM, teoricamente, 2 esquadrões de 12 aeronaves cada, mas não será surpresa se os esquadrões forem reduzidos para 10 aeronaves, aliás como ocorrerá também com os esquadrões de Super Hornets na US Navy. O estrago maior talvez ,seja por conta de que ao menos por enquanto destarcou-se… Read more »

Fábio Mayer

O interessante é que mesmo sofrendo restrições e protegendo um país de dimensões modestas como a França, ainda assim, a Marinha de lá será disparado mais poderosa que a nossa, que não consegue definir nem projeto para navio de patrulha oceânica, mesmo tendo comprado 3 em negócio de ocasião. É certo que a França tem interesss geo-políticos e por isso, suas FFAA são super-dimensionadas em relação ao território, até porque eles levam a sério o assunto defesa, não é como aqui, onde se espera uma agressão para depois ver o que se faz. O Brasil é roubado todos os dias… Read more »

maurico matos

Uma coisa que eu acho estranho a noticias que navios pesqueiros brasileiros sao pegos na guiana francesa nas aguas pertencentes ao uruguai e nao ouço falar que nossa MB apriendeu algum navio pesqueiro em nossas aguas. Parece que nossos navios so ficam ancorados .

Carlos Peçanha

Como é bela a FREMM, muito elegante se comparada ao cruzador aegis ali atrás, com mastros cheios de antenas e fios, a FREMM é lisa, esguia, sem pendurucalhos, porém, como deve estar tudo embutido, não é menos letal. Fabio, o que o Brasil gasta com deputados e senadores por ano, se fosse investido em defesa teríamos a maior força da américa latina e de muitos países da europa, no entanto, gastamos com jatinhos, carros e motoristas particulares, mordomias sem fim, privilégios e aposentadorias com pessoas que nem contribuem, cartões corporativos sem limite e sem fiscalização, lembro ao colega que com… Read more »

eric wolff

bem vindos ao fantástico mundo da miséria, mandem os seus Oficiais fazerem intercâmbio aqui, vcs vão ficar craques em contigência de recursos! não vão nem sentir esses cortes, após esse aprendizado!!!!

Dalton

Nunão… até onde sei não mais que 12 Rafales M já estiveram embarcados e depois daquela infeliz colisão de 2 “M”s em 2009 os relatos davam que apenas 10 permaneciam embarcados, assim, talvez algumas aeronaves do esquadrão permaneçam em terra, como substituições eventuais, caso o nr de aeronaves por esquadrão seja maior que 12. Tempos atrás li que 4 Rafales M seriam destinados exclusivamente para treinamento e como não há nada na MN comparavel aos 2 esquadrões de treinamento e reposição da US Navy, os eventuais substitutos terão que vir de algum lugar, talvez mantidos em terra enquanto a maior… Read more »

L.D.K.

Olá aos senhores! Observando o que está ocorrendo na França e que já se está visível no que tange a vários países ao redor do mundo e sabendo que os investimentos militares no Brasil que já são inapropriados a qualquer força de defesa que deles dependa, não seria hora por exemplo da MB estruturar navios que possam operar patrulhas prolongadas e ou até mesmo no que tange a defesa do pré-sal construir com o governo plataformas de defesa em alto mar agilizando assim a defesa das águas territoriais assim como foram vistas nas regiões ao longo do Alasca,às quais além… Read more »

Dalton

“…plataformas de defesa em alto mar agilizando assim a defesa das águas territoriais assim como foram vistas nas regiões ao longo do Alasca.às quais além de terem radares e sensores utilizam misseis de interceptação para aeronaves e misseis balísticos no caso dos EUA…”

Desconheço tais plataformas, a menos que vc esteja referindo-se ao
SBX-1 que normalmente é baseado no Alasca e recentemente atravessou o Pacifico devido à crise com a Coréia do Norte, mas é uma estação de radar movel não possui nenhum tipo de armamento e apenas uma foi construida.

abs

Dalton

Nunão…

o meu “achometro” diz que haverão duas FREMM otimizadas para defesa aérea, assim como ocorreu com as duas Cassards que vc mencionou e que como vc sabe nada mais são do que Geoges Leygues equipadas com diferente propulsão e o SM-1, além do mais o plano original previa 4 Horizon e apenas duas foram adquiridas.

Acho que o Aster 15 tá de bom tamanho para proteger grupos anfibios,
mas aí entra o problema de menos plataformas o que poderia ser remediado se as Lafayettes recebessem um VLS também.

abraços

joseboscojr

Na verdade a função de mísseis de defesa de área é mais psicológica do que real. Com certeza esses mísseis servem para negar parte do espaço aéreo às aeronaves inimigas ao redor de navios de defesa aérea, mas são incapazes de evitar o ataque dessas aeronaves. A única forma de realmente proteger uma grupo tarefa é por meio de aviões radar e caças, ou mais modernamente, a combinação de aviões radar e mísseis cooperativos que atuam fora da linha de visão e portanto, abaixo do horizonte radar, como por exemplo o SM-6. Usando táticas adequadas qualquer navio é passível de… Read more »

aldoghisolfi

Se sobrar e o preço for bom, ‘tamo na parada!

Até p’ro CdG!

Tô pagano…

L.D.K.

Dalton, muito obrigado por ter comentado sobre as questões que coloquei, eu sei do sistema SBX-1 ele é complemento do sistema anti misseis norte americano, mas eu gostaria de saber se na sua opinião, se a MB implanta-se um sistema baseado em plataformas de defesa não seria uma forma de agilizar inclusive na necessidade de missões de resgate como no acidente da airfrance com a vantagem de não ter que sustentar a ideia de dobrar o contingente da frota como é o objetivo futuro da MB, pois na minha ótica isto eliminaria a necessidade de ter que utilizar mais do… Read more »

L.D.K.

Uma ultima pergunta a todos, estas questões que coloquei a apreciação dos membros do blog. Elas não dão a ideia de que é possível modernizar a doutrina reduzindo custos operacionais à médio e longo prazo, sem que torne a frota um elefante branco sem capacidade de movimento?
Novamente um muito obrigado pela oportunidade que me foi dada e uma boa noite a todos concordando ou não comigo.

Marcos F. Siqueira

Como é comum na aviação, talvez seja conveniente adotar o high – low também na marinha. No caso françês; FREEM – Formidable (mini-FREEM rsrsrsrs).

Marine

Nunao e Dalton,

Ja que estamos falando da composicao de esquadroes de caca. Voces saberiam dizer qual a composicao atual e a planejada para os 7 da FAB? Os possiveis 120 FX-2 equipariam os 7 ou seriam criados outros? Assumindo claro que os 4 de A-29 seriam mantidos.

Sds!

Carlos Peçanha

Sempre me pergunto, proteger o pré-sal de quê? Alguém pode roubar um óleo há mais de 10kM de profundidade? Esse roubo pode ser feito por uma quadrilha dimenores numa tardinha ou na madrugada sem ninguém dar conta? Será que os piratas somalianos ou da baía de Guanabara serão ousados a este ponto? Ou será que pode ser a Argentina, quando a crise apertar, mandará os seus navios abastecerem de óleo cru direto nas plataforma do pré-sal? Quando alguém fala em proteger o pré-sal, na minha cabeça vem em mente algo como proteger uma cabeça-de-ponte na Lua, ou em Marte…

MC

Interessantes os comentários. Os cortes devem significar o não recebimento de nada além dos navios já autorizados, e uma “vida vegetativa” para a indústria naval local, substituindo classes mais antigas lentamente – isso em um país que está acostumado a usar seus meios pelo tempo mais longo possível, e, claro, buscando apoio governamental para sobrviver de exportações. Sobre as Fremm, porém, também me parece que as Cassard acabarão substituídas por duas Fremm-ER (ex-Fredas), mas não nos próximos anos. Boa a ideia sobre aumento da capacidade das LaFayette. A indagação sobre as classes menores também me ocorreu, ao saber da notícia,… Read more »

Paulo

Olá, desculpem o post fora do contexto, pois nao consigo contato via email com os editores:

Quem compra a revista Forças de Defesa diretamente na banca nao se torna membro do blog ?
No texto de anuncio no blog vem escrito ” Ao comprar a revista, o leitor torna-se assinante da trilogia de blogs Forças de Defesa, podendo postar comentários após o seu cadastramento.” Minha pergunta é: só se torna assinante quem compra online com envio pelos correios ?
pergunto isso pois meses atras comprei a numero 6 na banca e nao encontro nenhuma instruçao a respeito.

Alexandre Galante

Prezado Paulo;

Os blogs da trilogia Forças de Defesa normalmente ficam fechados para reduzir os comentários e aumentar a qualidade destes, para facilitar a vida dos editores que têm outras tarefas além de ficar moderando as discussões.

Quem compra a revista e quer comentar, só precisa enviar um e-mail para revista@fordefesa.com.br solicitando login e senha.

Abs!

aldoghisolfi

SALVE JECA TATU!

NINGUÉM VAI TE REFUTAR… MENOS AINDA QUALQUER MILICO QUE HONRE A FARDA! DESPICIENDO O DESAFIO.

NUM ÚNICO TEXTO DISSESTES O QUE VENHO COMENTANDO AOS POUCOS NO MEU DIA-A-DIA, NOS ENCONTROS, NA RÁDIO, NOS CONSELHOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE, EM PARECERES, EM OPINIÕES. GERANDO UMA ANTIPATIA TAL QUE, QUE SÓ QUEM RECEBE O LAÇAÇO DA REPRESÁLIA PODE AVALIAR.

FIQUEI CONTENTE DE LER E APOIO TUDO O QUE JOGASTES PARA FORA.

PARABÉNS PELO DESABAFO PATRIOTA.

FRL

De fato, e infelizmente, o nosso povo é muito indisciplinado. E o pior é que sempre procura justificar a sua conduta equivocada na conduta de outrem, no famoso “mas todo mundo faz isso também”; aliás, essa é desculpa mais voltada ao próprio infrator, para lhe dar conforto psicológico, do que para os demais, visto que a sociedade em volta não aceita e não concorda com argumento tão infantil e raso (não obstante realizar os mesmos malfeitos…). Está mais do que na hora de o nosso povo passar a agir com consciência, com disciplina, com honestidade e coerência em todos os… Read more »

Dalton

“…todos os adoradores de Custer!”

Já mencionei anteriormente aqui no blog até no sentido de encontrar
pessoas que possam ter o mesmo gosto que eu, entre outras coisas,
a Batalha do Little Bighorn e o General George Custer.

Sou o alvo desse seu comentário ?

Por causa de pessoas como vc é que o Blog não pode ser mantido
aberto o que é uma pena.

FRL

E, antes que me esqueça, pois a discussão defletiu para os aspectos sociais, não acredito que se deve “internacionalizar” nada. Com o fortalecimento da sociedade e o aumento de sua coesão, com o robustecimento dos aspectos culturais, com a preservação dos verdadeiros valores do nosso povo, há que se restabelecer o saudável equilíbrio que propiciará convivência menos conflituosa que a atual, fonte essa de nossas mais prementes preocupações. E há, também que se resguardar a integridade do nosso território e a nossa capacidade de defesa, pois só assim estará assegurada a nossa autodeterminação, a nossa soberania. O país tem de… Read more »

FRL

E, por fim, sobre o blog ser mantido aberto ou não, respeitosamente discordo da negativa, pois creio que ele deve permanecer com o acesso franqueado. Aqueles que se exaltam, que extrapolam o razoável em seu direito à manifestação do pensamento, devem ser moderados. Porém não se deve calar a todos, com o fechamento do blog apenas aos assinantes, em razão do eventual desatino de alguns…

Particularmente, ao acompanhar vários “posts”, gostaria de ter deixado a minha contribuição, mas não o fiz na oportunidade em decorrência de o “blog estar fechado”.

Dalton

Não foi voce que uma vez em um ataque gratuito a minha pessoa copiou e colou aqui no blog um amontoado de coisas sobre o Custer inclusive com vários erros históricos ? Se aquilo era tudo o que vc sabia sobre ele
então nem valeria a pena debater, se não foi vc, então peço desculpas!

Quanto ao meu comentário sobre a sua pessoa está claro que voce
está infringindo as regras do blog, apenas isso.

Dalton

Cidadão Jeca ! Acho que vc está confundindo as coisas: o fato de eu gostar de Historia Militar, o que é uma fonte de conhecimentos para outros aspectos historicos e geograficos não faz de mim um “monstro” e um alienado. Já li muito sobre o nazismo a ponto de saber de cor as datas de nascimento dos pais de Hitler…MAS…jamais teria um retrato do mesmo na parede aqui de casa nem algum tipo de culto a ele ! No caso do Custer em particular é preciso separar o que Hollywood conta do que é verdadeiro. General de uma estrela aos… Read more »

aldoghisolfi

JÉCA: mantenho os parabéns pelo texto que li e aprovei. A partir daí, acho que perdestes a razão com esta diatribe toda praticamente contra todos num ataque insano onde misturas o General Custer, Skinheads, Estados Unidos… até fiquei sem saber se estavas em surto ou se o post era endereçado a alguém em especial. A verdade é que não gostei do que li nos novos posts… Não sou nordestino, não sou mestiço e não simpatizo com a causa gay! Nada contra os nordestinos. Nada contra os mestiços. Nada contra os homossexuais,que os tenho por discretos, inteligentes, comedidos e fundamentalmente honestos.… Read more »

MO

Ow Aldo

vc so esqueceu de um:

– tudo contra os aviaozinhums .. heheheeh

Dalton

A violação de regras a que me referi é o que os editores impuseram,
por exemplo, não usar palavras de baixo calão e não trazer conteudo
politico, ao menos não tanto, como um dos editores também solicitou uma vez, principalmente em uma matéria que é sobre a redução de gastos
ocorrendo nas Forças Armadas Francesas.

MO

Verdade Dalton, tem um monte de coments deste nivel pendenteS … uma pena

Emmanuel

Meninos, por favor, voltem ao tema, a questão aqui é marinha…navios…caças embarcados….discursos calorosos não vão mudar as verbas destinadas para as forças armadas brasileiras…mesmo não sendo um escritor assíduo, mais um leitor, gostaria de ver este maravilhoso blog falando sobre o que é pra se falar, MARINHA.

MO

uia, tem mais alem de mim, still hope … kkkk

Rafael

Um dia desses quase que eu me acabo de rir da cara dos engenheiros formados pela internet e especializados nos cursos de piloto da vida Quando a França fala em transferir tecnologia, os entendidos descem o sarrafo, e dizem, do alto da sua experiancia, que tencnologia não se tranfere Mas no dia que o OBAMA disse que os EUA iriam transferir a tecnologia da sucata do F18, os mesmos entendidos disseram que essa transferencia de tecnologia era importantissimo para o país Por ai a gente tira como esse pessoal é equilibrado e coerente O duro é ler aquele bla bla… Read more »

Dalton

Concordo Emmanuel, mas, o cidadão não citou Custer, que a proposito
é uma figura de pequena expressão historica, à toa. Foi sim um ataque
gratuito à minha pessoa.

No mais peço desculpas a todos !

MO

Dalton deixando os livros brancos de lado ve isso aqui, se lhe interessa: Olá meus caros Em anexo, fotos de navios na escala 1:1250 a venda. BB Gneisenau……………………………. R$ 150,00 (Neptun) Porta-aviões Invincilble ……….. R$ 150,00 (Triang) Veleiro G Foch (C Branco) ….. R$ 90,00 (Hansa) Qualquer dúvida sobre outros navios, perguntem ou telefonem. Também muitas instalaçoes portuárias, guindastes, portainers, etc etc Abços e bom feriado a todos //Antonio Bittencourt http://www.miminavios.com Tel 55 13 3284 5707 Cel 55 13 8111 4424 PS: (o cidadão ta vendendo boa parte da MB tbm … mas tem gato no meio tipo T 21… Read more »

Emmanuel

Fico imaginando a próxima eleição para presidente: dilma…sem comentários; Marina: as FAAs fecham de vez; Aécio: Jesus, nos socorra; Eduardo Campos: bem, ele não irá destruir só as FAAs, mas a saúde e educação tb….ah, sou pernambucano e sei a “trepeça” que ele é….resumindo…as FAAs estão f……..

MO

caraio jeca, o que isto tudo tem a ver com a marine nationale e o livro azul, cinza, preto, branco …

Emmanuel

relaxa Dalton, tá tranquilo….não sou militar, apenas um curioso entusiasmado que gostaria de ver o seu país armado o sufuciente para enfrentar qq desafio… mas quando vejo as possibilidades de escolha presidencial, cada vez mais percebo q não será um sonho louco ver q as forças armadas têm um futuro ainda mais negro… particularmente não acredito que esse submarino nuclear fique pronto sequer nos próximos 20 anos…e acredito cada vez mais numa futura compra de ocasião para tapar o buraco da incompetência….talvez,, e é um talvez mesmo, quando os países da revolução bolivariana decidirem juntar forças e “peitar” o gigante… Read more »

FRL

Prezados, concordo que devamos retornar ao assunto principal do “post”, finalidade precípua do blog. Acho até que uma abordagem mais sociológica, quiçá levemente política, seria, talvez, cabível no FORTE, não aqui. Apenas me manifestei neste sentido porque “… a discussão defletiu para os aspectos sociais…”, como anteriormente afirmei, e também porque percebi que estava havendo a perda das estribeiras em algumas manifestações, ainda que providas de alguma razão em vários aspectos, mas desprovidas em vários outros, principalmente no linguajar, na forma absoluta de colocação – sem margem a ponderações -, e no tom afrontoso aos que nutrem o blog de… Read more »

Dalton

MO !

tenho o Gneisenau da Neptune, versão de 1942 até pelas diferenças quanto ao Scharnhporst que também tenho e o Invincible da Albatroz
mas não estou mais colecionando faz anos…já tenho o suficiente e até me arrependo de ter comprado tantos…mas o preço está bom e o Gneisenau era uma beleza !!!

abs

MO

risos, não sei por que eu acho que sinto o mesmo que vc e pior minha esposa TEM CERTEZA disto … hehehehe

blz,, em tempo atualizações do Santos Shiplovers, ja que na falta de navio (começou o ja previsto bla bla bla nada a ver dos coments abertos) …, segue

  • http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2011/10/ghd-mersey-m-j8b4158-bordo-em-uma.html
  • http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2013/05/mv-caravos-harmony-v7hz2-novissimo.html
  • Felipe

    Deixem aberto o fórum, por várias vezes eu quis comentar algo e ele estava bloqueado, tentei mil vezes criar conta no wordpress e não consegui logar.

    No mais, sugiro que apaguem todos os comentários que fujam do tema do tópico.

    Marine

    Nossa….

    And all I wanted foi saber a quantidade de avioes nos esquadroes de caca da FAB. Acabou descambando pra website de extremista rsrsrs

    Alexandre Galante

    Caro Marine, melhor você perguntar lá no Poder Aéreo. Abs!

    Marine

    Galante,

    Geralmente eu o teria feito, so quis aproveitar a deixa da discussoa sobre o tem entre o Dalton e o Nunao.

    Semper Fi!

    Wagner

    KKKKKKKKKK ! Não entendi como vcs conseguiram sair do moderna Marinha Francesa para o Gal. Custer, !! KKKK ! Sério, essa foi demais.

    Lembra as antigas guerras ideológicas aqui do blog, das quais eu fui dos ilustres participantes. Saíamos dos detalhes dos modernos sukhois até ” A conspiração dos médicos” de 1953 do Stalin…

    Bom, ao menos dessa vez não sou eu o alvo de 50 americanofilos furiosos ( e mal educados) me taxando de chavista e pol potista.

    Então, por favor, continuem… KKKKKKKKKKKKKKKK !!!!

    Wagner

    A Ponte do Ticonderoga ali é realmente feia, eita navio desproporcional. Aquela ponte é muito grande, parece uma caixa da sapatos gigante.

    Podiam ter feito um pouco menor e mais piramidal.

    Dalton

    Wagner…

    vc não faz ideia de quanta coisa cabe naquela “ponte”…até pelo fato da superestrutura ser em aluminio que permite maior volume e menos peso,
    então os Ticos ainda são preferenciais aos Arleigh Burkes quando se fala em capitaneas mesmo a diferença em deslocamento não sendo tão grande quando comparado com AB FIIA.

    abs

    Wagner

    por mim eles podem ser perfeitos, nem ligo.

    mas que são feios pra ******* são mesmo…

    aldoghisolfi

    Salve MO!
    Tudo contra eles…
    Grande surtada, não ia poder acompanhar o Jeca com o General Custer, Gays, Marinha da França, neo-nazistas, milicos, USA, tudo junto e de uma vez só…

    MO

    risos Aldo eh realmente so o que faltava, ja pensou rss :MO virar bicha … kkkkkk

    aldoghisolfi

    Che, nem sei o que dizer mas, aqui pelo fórum, acho que ia passar fome… será que não?

    Me conta uma coisa: toda aquela imensa estrutura da classe Ticonderoga é considerada ‘ponte’? Não serve também de paiol?

    MO

    Aldo apenas para info o que vc e muitos se refere como ponte, no caso é a superestrutura (aonde se localiza o passadiço), um dos seus motivos nos ticos são o sistema aegis cujo ;dalton tera todo prazer and didatica em palavras pra te explicar en dtls pq … rssssss

    ahhh a ‘ponte’ dos cara do aviaozinhum é o passadiço dos cara dos naviu … hehehhe

    outra coisa vcs ficariam surpresos em ver os passadiços dos CT´s e Navios Americanos em geral .. dos Fletchers aos AB´s nao ha muita diferença (em termos) naum …

    aldoghisolfi

    Salve MO. é o que eu entendia… tanto que nunca chamei a superestrutura de ponte. Por leigo, pero no mucho, te fiz a consulta, pois estava confuso. Logo depois de ter postado fui ao Houaiss e lá, confirmando o que dissestes, está escrito que ‘passadiço é o convés na parte superior da superestrutura de um navio, logo abaixo do tijupá, disposto transversalmente, de onde o comandante dirige a manobra e onde permanece o oficial de serviço em viagem (oficial de quarto) [Erroneamente chamado de ‘ponte’ pelos leigos, por tradução literal do inglês bridge]’. A ponte não seria a antiga ‘casa… Read more »

    MO

    Acho que sim Aldo, mas sinceramente nao tenho certeza

    Dalton

    Antigamente a casa do leme era um dos compartimentos que formavam a ponte de comando, havia também a casa de navegação, mas hoje em dia
    é tudo ponte de comando então de certa forma sim, a ponte de comando de hoje é a antiga casa do leme !

    aldoghisolfi

    Muito bom Mo e Dalton… gracias! Então a conclusão: a grande estrutura de alumínio dos Ticonderoga não é ‘Ponte’, correto? Como se chama? Pois é grande e saliente demais para não ter nome…

    MO

    superestrutura, como havia falado