submarino italiano Scire atual - foto 2 Marinha Italiana

Na última quinta-feira, 11 de julho, o submarino Scirè da Marinha Italiana prestou homenagem a seu predecessor de mesmo nome afundado na Segunda Guerra Mundial, há quase 71 anos.

A homenagem deu-se em Haifa (Israel), onde o predecessor foi afundado em combate com forças navais britânicas, em 10 de agosto de 1942. O comandante do atual Scirè, capitão de corveta Alessandro Nalesso, mandou parar as máquinas quando navegava na superfície sobre o submarino afundado, cujos destroços estão a 30 metros de profundidade.

submarino italiano RSMG Scire da Segunda Guerra Mundial - foto 2 Marinha Italiana

Foi depositada uma coroa no mar sobre o “Velho Scirè“, que um ano antes de ser afundado havia recebido a condecoração da Medalha de Ouro do Valor Militar ( Medaglia d’Oro al Valor Militare) pelo forçamento realizado em 1941 no porto de Alexandria.

submarino italiano RSMG Scire da Segunda Guerra Mundial - destroços - foto 2 Marinha ItalianaO atual Scire (S 527)permaneceu no porto de Haifa entre os dias 5 a 10 de julho, quando a tripulação realizou troca de experiências com suas contrapartes israelenses, especialmente relacionadas ao sistema AIP (Air Independent Propulsion – propulsão independente da atmosfera).

O S 527 é um dos dois exemplares da classe “Todaro” em serviço na Marinha Italiana, dentro do programa “U-212A” realizado junto com a Alemanha. Há mais duas unidades planejadas, sendo que a quilha da primeira foi batida em 2009. O Todaro entrou em serviço em 2006, seguido pelo Scirè em 2007. O deslocamento é de 1522t (superfície) e 1727t (submerso), contando com uma tripulação de 27 pessoas.

Com 55,9m de comprimento, 7m de boca e 6m de calado, a classe tem propulsão diesel-elétrica, permitindo atingir 12 nós na superfície e 20 nós em imersão, contando também com AIP do tipo células de combustível para aumento da autonomia a baixas velocidades. O armamento é composto de 6 tubos de torpedo de 533mm, disparando torpedos Whitehead A184 mod. 3.

Além das duas unidades da classe “Todaro”, a Marinha Italiana possui oito submarinos da classe “Sauro”, incorporados entre 1979 e 1995. São submarinos de características semelhantes aos mais modernos “Todaro”, porém com menor automação, sistemas mais antigos, tripulação mais numerosa e sem AIP.

FONTE / FOTOS: Marinha Italiana (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em italiano)

VEJA TAMBÉM:

 

Tags: , , , , ,

About Fernando "Nunão" De Martini

View all posts by Fernando "Nunão" De Martini

3 Responses to “Submarino italiano ‘Scirè’ faz homenagem a seu predecessor, afundado há 70 anos” Subscribe

  1. daltonl 14 de julho de 2013 at 18:49 #

    O Scirè levou a cabo a histórica missão de transportar 3 torpedos
    tripulados que acabaram afundando em água rasa os encouraçados Queen Elizabeth e Valiant em Alexandria em 1941 que ficaram indisponíveis por muitos meses.

    Conforme um modelo que tenho do Scirè, da época que colecionava, na escala 1/1250 equivalente a quase 5 cms de comprimento os torpedos tripulados foram transportados em três containers sendo um à frente da vela e os outros 2 atrás.

  2. Soldat 14 de julho de 2013 at 22:31 #

    Descansem em paz Bravos Guerreiros Italianos.

  3. Wagner 15 de julho de 2013 at 11:24 #

    Parabéns a Itália pela homenagem. Está mesmo na hora de parar com essa estupidez de querer proibir os países de prestar homenagens a todos aqueles que lutaram contra os USA ou Londres. Eram guerreiros italianos e merecem as devidas honras.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Submarino alemão é encontrado afundado na costa dos EUA

  Pesquisadores informaram nesta terça-feira (21) a descoberta de um submarino alemão e de um cargueiro nicaraguense que afundaram na […]

Fotos do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico ‘Vital de Oliveira’ em construção na China

Confira as fotos do lançamento ao mar do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” em Xinhui, na China. O […]

Baixe 7 edições da revista Forças de Defesa e doe quanto quiser

Agora você poderá baixar para o seu computador, tablet ou smartphone as melhores reportagens da nossa revista impressa Forças de […]

Em fórum na Fiesp, Estado-Maior da Armada destaca a importância da indústria em projetos da Marinha

Por Dulce Moraes e Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp Representantes do órgão apresentam projetos em desenvolvimento e formas de financiamento. […]

Navios-patrulha do Brasil e da França em operação contra pesca ilegal

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França nesta segunda-feira, 20 de outubro, o navio-patrulha La Capricieuse da Marinha Francesa […]

Rússia diz que submarino ‘misterioso’ na Suécia é da Holanda, mas holandeses negam

A Rússia foi acusada de ter enviado o submarino ao local, mas negou. Porém, segundo jornal sueco, a Holanda também […]