Hainan

De acordo com o jornal chinês Global Times, imagens de satélite feitas pelo Google Maps podem ter acidentalmente revelado o local da construção de um possível segundo navio-aeródromo da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. O satélite teria mostrado um quebra-mar e andaimes de suporte na região de Yulin, na província de Hainan, no sul da China.

Segundo especialistas militares citados pelo jornal, a configuração dessas estruturas nas imagens indica que Hinan pode sim se tornar a segunda base naval a receber um porta-aviões depois de Quingdao, onde está alocado o Liaoning. Autoridades do ELP não confirmaram nem negaram os projetos de uma nova base.

Em setembro deste ano, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês Geng Yangsheng afirmou ao jornal Southern Metropolis Daily que a China tem o direito de manter e alterar as instalações navais em Hainan. Outro porta-voz do ministério Yang Yujun confirmou que o desenvolvimento de porta-aviões no país continuaria dependendo das demandas das Forças chinesas e dos recursos proporcionados pelas condições econômicas e pela sociedade.

Localizada no extremo sul da China, a província de Hainan é a porta de entrada da Marinha para o Mar do Sul da China. Yulin poderia ser empregada como base avançada para defender interesses do país contra outras nações com reivindicações territoriais na região.

FONTE: Want China Times (tradução e adaptação de Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

Um comentário para “Imagens do Google Maps podem ter revelado nova base de porta-aviões na China”

  1. João Filho 19 de novembro de 2013 at 15:48 #

    Off topic: Um acidente com um drone da US Navy aqui perto de casa.

    http://www.malibutimes.com/news/article_de1b9f14-50ae-11e3-83c2-0019bb2963f4.html

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Marinha dos EUA compra helicópteros usados do Japão

Mh-53E Sea Dragon Port-au-Prince

A Marinha dos Estados Unidos (USN) adquiriu dois helicópteros usados MH-53 Sea Dragon, além de outros sobressalentes, que pertenciam às […]

Crise derruba verbas e cronograma do projeto AF-1B; 2ª aeronave só em 2016…

AF-1M

  Roberto Lopes Editor de Opinião da Revista Forças de Defesa As restrições orçamentárias que se abateram sobre a Marinha […]

Reforma do AMRJ: no futuro, Oficina de Submarinos servirá à construção de navios de superfície

NAPAOC Amazonas no AMRJ - foto V Cardoso

A Marinha já traça planos para as áreas do seu Arsenal, no Rio de Janeiro (AMRJ), que ficarão liberadas de […]

Marinha suspende até setembro execução do contrato que rege construção da classe Macaé

Navio-Patrulha Macaé

  A Marinha do Brasil suspendeu, até a terceira semana do mês de setembro, a execução do contrato nº 45000/2008-004/00, […]

Guerra entre China e EUA pode ser inevitável, segundo jornal chinês

bandeira da china

Uma semana depois de a Marinha chinesa ameaçar um avião americano que operava voos de reconhecimento em águas internacionais, o […]