Hainan

De acordo com o jornal chinês Global Times, imagens de satélite feitas pelo Google Maps podem ter acidentalmente revelado o local da construção de um possível segundo navio-aeródromo da Marinha do Exército de Libertação Popular da China. O satélite teria mostrado um quebra-mar e andaimes de suporte na região de Yulin, na província de Hainan, no sul da China.

Segundo especialistas militares citados pelo jornal, a configuração dessas estruturas nas imagens indica que Hinan pode sim se tornar a segunda base naval a receber um porta-aviões depois de Quingdao, onde está alocado o Liaoning. Autoridades do ELP não confirmaram nem negaram os projetos de uma nova base.

Em setembro deste ano, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês Geng Yangsheng afirmou ao jornal Southern Metropolis Daily que a China tem o direito de manter e alterar as instalações navais em Hainan. Outro porta-voz do ministério Yang Yujun confirmou que o desenvolvimento de porta-aviões no país continuaria dependendo das demandas das Forças chinesas e dos recursos proporcionados pelas condições econômicas e pela sociedade.

Localizada no extremo sul da China, a província de Hainan é a porta de entrada da Marinha para o Mar do Sul da China. Yulin poderia ser empregada como base avançada para defender interesses do país contra outras nações com reivindicações territoriais na região.

FONTE: Want China Times (tradução e adaptação de Poder Naval a partir de original em inglês)

Tags: , , ,

Jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná. Ganhou o Prêmio Sangue Novo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná com uma monografia sobre o PROSUB. Feliz proprietária de um SSN classe Virginia.

Um comentário para “Imagens do Google Maps podem ter revelado nova base de porta-aviões na China”

  1. João Filho 19 de novembro de 2013 at 15:48 #

    Off topic: Um acidente com um drone da US Navy aqui perto de casa.

    http://www.malibutimes.com/news/article_de1b9f14-50ae-11e3-83c2-0019bb2963f4.html

Deixe um comentário

É necessário estar logado para postar um comentário. Para ter acesso aos comentários, você precisa adquirir nossa revista Forças de Defesa e solicitar aos editores um login e senha de cortesia.

Suécia assina com Saab a encomenda de dois novos submarinos tipo A26

Kockums A26 - imagem 2 Saab

Empresa também modernizará dois exemplares da classe ‘Gotland’ em serviço na Marinha Sueca – Na última terça-feira, 30 de junho, […]

Fabricação do primeiro submarino S-BR avança na ICN

Reforços Externos #2

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2015 – A Itaguaí Construções Navais (ICN) avança na construção do primeiro submarino […]

Prosuper receberá propostas da China e dos EUA

Type 052B Guangzhou class Wuhan (170) guided missile destroyer

  O PROSUPER, programa da Marinha do Brasil (MB) que visa obter 5 navios escoltas, cinco navios-patrulha oceânicos (NPaOc) e […]

Duas boas notícias da MB: assinados novos contratos do MANSUP e revogada a suspensão do contrato do NHoFlu

NHoFlu Rio Branco - foto INACE

Contrato relacionado ao NHoFlu Rio Branco, já entregue, é com o estaleiro Inace. Para o MANSUP,  foram assinados contratos com Avibras e Mectron, marcando […]

Marinha dos EUA gasta US$ 9,1 milhões para manter Windows XP em PCs

usnavy_625

Ainda em processo de transição, marinha americana possui cerca de 100 mil computadores com o sistema operacional já obsoleto da […]