V33

Por Lauro Jardim

A falta de verbas da Marinha leva a situações curiosas. O tempo médio para a construção de uma corveta, embarcação dotada de lançadores de mísseis e armas anti-submarino e destinada a proteger a costa brasileira, é de 3,5 anos. Mas a Marinha demora até cinco anos para reformar duas corvetas de sua frota de cinco.

Dessas cinco, quatro estão fora de combate: a “Inhaúma” e a “Júlio de Noronha” estão em manutenção desde 2009. Já a “Jaceguai” iniciou o processo em 2011 e a “Frontin” em 2012.

Três delas têm previsão de volta ao mar: 2014 para “Inhaúma” e “Jaceguai”, e 2015 para a “Júlio de Noronha”.

FONTEveja.abril.com.br / Radar on-line

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Não é à toa que a MB parece estar priorizando os submarinos já que eles conseguem operar (e sobreviver) sem o apoio de unidades de superfície. O que não dá pra entender é o que uma marinha com poucos navios e com uma imensa dificuldades em mantê-los no mar (apesar de poucos) insiste em ter porta-aviões sendo que este é altamente dependente daqueles. Podemos até inovar e ter uma marinha de esquadra eminentemente formada por submarinos e por uma marinha distrital atuante. Seria inusitado para um país com as dimensões e pretensões brasileiras, não seria o ideal, seria altamente estranho,… Read more »

Moriah

Kriegsmarine? Só que não. Difícil…

Como dizem os israelenses: uma força aérea sem aviões é um aeroclube.

então, uma marinha sem navios é o que? um iate clube?

o Opalão é um objeto político e nada mais… não dá pra ter uma marinha distrital se vire e mexe o BR tem que atender compromissos da ONU. 5 escoltas é muito pouco pra 8.000 km de costa e quase metade do território nacional em mar pra proteger e ainda mostrar ao mundo que temos navios de defesa em número condizente com a proposta.

joseboscojr

Sem dúvida Moriah. Mas eu não defendo a “kriegsmarinização” da MB não. Parece que ela é que está tomando este rumo, já que está ficando sem unidades de superfície, mas de modo completamente tresloucada insiste em ter um porta-aviões. Ora! Como uma marinha, ou melhor, um país, que leva 5 anos pra fazer manutenção de uma simples corveta pode ambicionar ter porta-aviões?! Meu Deus! Pra manter a doutrina? Ora! Não é função de uma força armada manter doutrina que não utiliza na prática e nem tem perspectivas reais de utilizá-la num prazo previsível. O EB tem centros de excelência onde… Read more »

MO

é bosco … falar o que … vcs que sao corajosos e continuam a debater o quase indebatível (indebatível eh phoda, mas vc entendeu .. eh, vamos aguardar a nova leva de novatos e começar tudo de novo ….

Em tempo = ao menos navega e navega muito …. =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/02/ms-cma-cgm-don-carlos-a8ie6-porta.html

juarezmartinez

Nada de que já não souberssemos. nada via mudar enquanto os lunáticos da Marinha do “nunca” continuarem comandando a outrora engenadinha MB.

Grande abraço

Carlos Alberto Soares

MO BOMBA, BOMBA, BOMBA. BOMBA, BOMBA …… Manchete no Acre News: “NAe 12 transferido para as águas da Amazônia Verde no Acre e em Rondônia após a cheia do Rio Branco, Madeira e outros dessa grande bacia fluvial.” Bolívia Herald: “Caso o Brazil traga seu PA para nossa ex-província reagiremos incondicionalmente e invocaremos o espírito bolivariano do Tio Hugo.” Paraguay Times: ‘Estamos com os Bolivarianos e tomaremos Itaipu a qualquer custo.” Venezuela Post: “Nossos SU’s cumprirão missão kamikaze(não tem mísseis) contra o PA brasileño, serão pilotados por nuestro pajarito Huguito y los Hermanos Castro. Alm Júlio reage afirma o jornal… Read more »

MO

ah eu nem me preucuparia seria algo inexistente em aguas de um local que nao existe = ie = 0 x 0

juarezmartinez

Corrigindo:

via não, vai
engenadinha não, engrenadinha.

Grande abraço

juarezmartinez

Blasfêmia Carlos Alberto, blasfêmia…..o alto comando da marinha do nunca, através seu porta voz , comandante “Marola” irá protestar e dizer que; NA miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinha marinha nãaaaoooooooo, isto é coisa do PIG, duzamericanu, dos realcados…….

Grande abraço

Carlos Alberto Soares

Estimado Juarez Martinez

rskk

Eu ?

Amigo vá ao título do PA USA e veja o que postei.

Serei preso, torturado e expulso para as Ilhas Cagarras.

Antes vou cortar meus pulsos com barbeador elétrico.

Abraços

Mayuan

A Marinha ficou um cachação de anos sem poder operar asa fixa por canetada de presidente. Desde que FHC deu uma canetada em contrário, a MB defende com unhas e dentes as poucas e capengas aeronaves que conseguiu. Só quando renovar esse almirantado gagá que a coisa melhora, os pés voltam pro chão e voltam a usar os parcos recursos no que for útil de verdade. Se um doido afundasse o SP e eu fosse prefeito eu erguia uma estátua pra ele.

juarezmartinez

Direto dos corredores do poder naval(não dá Trilogia):

Parece que os R$ 200.000,000,00 que o CM ia por no SP foram capados no corte feito pelo Mindef.

Aguarda-se um novo roud ou vai pairar um silêncio na fonia, aguardemos então de qual cartola vai sair o coelho

Grande abraço.

João Filho

“Kriegsmarinização” da MB??? Rsrs.

Quem dera, fosse verdade. Na Segunda Guerra, como todos sabemos tinham uma força submarina de meter medo em todo o mundo e que causou serios estragos, ate mesmo nos Estados Unidos e Inglaterra. Hoje em dia tambem possuem uma força moderna de empor respeito.

Quem dera realmente tivessemos uma Kriegsmarine.
A triste realidade e que temos uma guarda costeira muito mal equipada com um Nae museu, e olhe la.

João Filho

“Nicarágua nos apoiará!”

“F¨¨d#u ….. Se a Nicarágua entrar no conflito vou me mudar para Israel e ponto.”

Nao se preocupe, nao.

Esqueceram do Monitor Parnaiba. Se mandarmos ele tambem, a vitoria e certa…rsrsrs.

João Filho

Uma guerra com todas essas “potencias” vai parecer Civil War Reenactment…rsrsrs.

aldoghisolfi

Dias atrás, quando da notícia de que a MB testa um UAV e que teria cinco UAVs até 2023, sem abater o mérito da necessidade e eficácia do VANT, eu perguntei “e se o UAV detectar uma agressão à nossa Amazônia Azul, o que é que a MB faz? O Nunão respondeu que ela iria até o TO e que faria o que tivesse de fazer. Perguntei, com que roupas? A resposta não me satisfez e minha pergunta continua colocada aqui: se houver algum problema, que não seja a apreensão de um pesqueirinho, se algum navio (NAVIO!) se achegar no… Read more »

MO

Em tempo Detalhes do Sir Garcia D´Ávila =
http://portaldoporto.wordpress.com/2014/02/24/ndcc-garca-dvila-g-29-atracado-em-santos/

Vídeo dos Rb´s se preparando para ir prestar assistencia ao panamax Fu Tong =
http://santosshiplovers.blogspot.com.br/2014/02/rbs-pictor-e-vela-em-preparacao-para.html

Fernando "Nunão" De Martini

Aldo, Sei que você não se satisfez com a resposta (e nem quero convencer ninguém aqui), mas deixo claro que minha resposta sobre “com que roupas” a MB iria para essa eventual missão contra uma eventual ameaça de um navio de guerra não significa que eu esteja satisfeito com a realidade. Com que roupa a MB, ou melhor, a Esquadra, irá no caso da ameaça ser um navio de guerra? Com a que tem. Com os poucos navios, entre fragatas, corvetas e submarinos, que estiverem disponíveis e capazes de cumprir a missão. Quantos estarão de serviço? Com que armas? Isso… Read more »

Jacubão

Só vou dar um BIZU, está informação está pela metade, mas para um bom entendedor um pingo é letra.
Vamos parar de escrever um monte de bobagens e prestar mais atenção no que realmente importa.
Agora leia com calma está matéria e veja algo nas entrelinha………..

juarezmartinez

Jacubão! eu respeito a tua opinião por demais, até porque vivencias a coisa na pele, mas confesso a minha ignorãncia ao tua charada.
Eu reli e duas coisa me vieram a mente:

1 Para esta matéria vir a público, provavelmente a coisa está muitoi pior do que pintada aqui.
2 A mate´ria não fla da volta da Frontin

Grande abraço

Jacubão

Juarez Martinez você matou a charada!!!
É o que você está pensando, não vou falar abertamente, mas tu estas no caminho certo Guri!
Saudações Coloradas!!!!

Carlos Alberto Soares

“Suriname Der Spiegel”

“Dilma convence Daniel Ortega e o jogo vira:”

“Agora temos roupas, quero ver …..”

Evo Morales:

“Fomos traídos !”

aldoghisolfi

Nunão, bom dia. Demorei a responder e peço desculpas. O que eu quis dizer é no sentido de que pouco ou quase nada adiante lançar um UAV e não ter condições materiais de responder a uma ameça séria. Isto, evidentemente no campo da discussão, que é onde nos encontramos. É um avanço a MB passar a usar UAVs, DRONES?… Evidente, e até acho que demorou muito. É uma boa novidade que, espero, seja aproveitada ao máximo, para que (OXALÁ!) quando reaparelhada, a MB esteja com seu olhar muito além do horizonte. Sou um otimista… espero que esse dia não esteja… Read more »

daltonl

Eu já entendi diferente sobre a Frontin…ela iniciou o periodo de manutenção depois das outras três e assim não há nenhuma previsão para volta ao mar tão cedo, enquanto as outras três já se pode prever com boa certeza quando retornarão…2014 e 2015.

Talvez venhamos a saber algo oficial sobre a Defensora
esse ano.

juarezmartinez

Noticia da Defensora boa ou ruim? Apesar de que, assim como o MO, acho que a noticia boa seria a baixa dela.

Grande abraço

Luiz Monteiro

A Navantia assinou contrato com a MB em 2013 para fornecer o sistema de controle do motor de propulsão de uma Corveta da classe “Inhaúma”. O contrato pode ser extendido para as demais corvetas da classe.

Alem disso, a Navantia, juntamente com a empresa alemã MTU, propuseram a remotorização (motores diesel) das fragatas da Classe “Niterói”. Em um primeiro momento, esta proposta não foi aceita.

juarezmartinez

E pode se saber porque Comandante?

Grande abraço

Luiz Monteiro

Prezado amigo Juarez,

Existia a possibilidade de remotorizaçao das fragatas da classe “Niteroi”, para estender a vida útil dos navios até 2027/2030.

Por determinação do próprio CM, que acredita que o PROSUPER e o CV03 serão levados a diante, essa possibilidade está suspensa. Pelo menos por enquanto.

Abraços

juarezmartinez

Caro Comandante.LM, obrigado pela resposta, eu já imaginava que tinha a mão do” Admiral Moon” na história.
Aproveitando a oportunidade comandante, ouvi dizer pelos corredores da “vida” que o aporte de $$$ que se faria no SP foi para a banha e que até o Admiral Moon jogou a toalha após tomar conhecimento do tamanho da tesoura que passaram neles.

Grande abraço

Luiz Monteiro

Prezado amigo Juarez,

O contingenciamento dos recursos foi significativo. Todavia, ainda não foi definido qual ou quais setores serão afetados. O certo é que terão de ser feito ajustes.

Grande abraço

Luiz Monteiro

Prezado Juarez, Se o amigo me permite, gostaria de fazer uma consideração. Quando da primeira edição da END (basta ler a publicação) a MB informou que seria priorizado a construção de navios de propósitos multiplos (LHD/LHA) em detrimento dos navios-aeródromo de dedicação exclusiva (CV). No entanto, o então presidente da República solicitou que a MB incluísse o CV na END. Alguns dizem, não posso afirmar, pois não presenciei, que essa solicitação ocorreu após ter sido informado que somente poucos países operavam tais meios. Quanto a Segunda Esquadra, durante a elaboração do PAEMB, não havia qualquer previsão da MB para uma… Read more »

juarezmartinez

Muito elucidativo seu post comandante e em se tatando de quem se trata nada de novo “num presidente nunca vista antes na face da terra”, agora comandante com todo o respeito que a outrora engrenadinha MB merece, o Admiral Moon poderia, passado o período etílico tresloucado da história ter sentado novamente com os atuais mandatários e ter explicado que isto ficaria fora total de nossa realidade
financeira e estrutural, mas ao contrário, pelo que se houve nos corredores, ele segue as viagens ao mundo Hellmanns dos malucos.

Grande abraço

rafael oliveira

Pelo menos uma economia a MB nem precisou optar por fazer, pois o mercado se encarregou disso.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/02/licitacao-para-base-do-brasil-na-antartica-termina-sem-propostas.html

MO

ou seria = roubada = nihil interests …

rafael oliveira

Sim, em outras palavras é bem isso.

Mas não esquenta não. Daqui a pouco eles aumentam o valor da obra e a licitam novamente (só não sei se vai adiantar; vide trem-bala).

Carlos Alberto Soares
MO

Fico me perguntando, se o movimento Maritimo de Cuba eh Pifio, fazer modernização ou quiça construção, não seria algo tipo construir um super aeroporto com pistas de 8 km de largura em Xapuri/AC ??? (Ao menos seria mais maneiro pois fariamos algo na 4a dimensão … )

eu acho que a gente somos inutel mesmo, pois tenho o bolça qqr coisa mesmo ….

cristiano.gr

Na maioria das mensagens lê-se textos contra os governos PT, na minha opinião os mais corruptos, principalmente o de lula-lá =P (dono do Friboi e da Seara, segundo o povo fala), mas a cultura militar brasileira também tem um pouco de culpa no sucateamento das forças. Os militares brasileiros cometem um grande erro ao agir de modo a querer sempre agradar e fazer bonito para a autoridade superior, isso do tenente para o capitão, deste para o major, deste para o coronel,…, seguindo, assim, até o General de Exército (troca-se os postos para a FA e MB) e este, por… Read more »