Comemorações aos 100 Anos da Força de Submarinos

3

Submarinos nucleares na BNRJ

Os submarinos USS “DALLAS”, dos Estados Unidos da América; SNA “AMÉTHYSTE”, da França; e HMS “AMBUSH”, do Reino Unido estiveram atracados, na Base Naval do Rio de Janeiro, no período compreendido entre os dias 21 e 29 de julho. Também no mesmo período, o submarino BAP “PISAGUA”, do Peru esteve atracado na Base Almirante Castro e Silva, em Niterói (RJ).

A presença dos submarinos das Marinhas Amigas decorreu da comemoração do centenário da Força de Submarinos. Ainda como parte dos eventos comemorativos, foi realizado o Salão de Artes no Museu Naval; uma Cerimônia Militar alusiva aos “100 anos da Força de Submarinos”; a Operação “SARSUB” (exercício de resgate de tripulação de submarino, na Enseada do Sítio Forte, em Angra dos Reis); uma Missa em Ação de Graças ao centenário e uma Parada Militar, após o Pôr-do-Sol, no Quartel-General do Corpo de Fuzileiros Navais.

Os eventos foram concluídos com a Parada Naval ao longo das orlas das praias do Recreio a Copacabana, que teve a participação das Fragatas “União”, “Greenhalgh” e “Rademaker”, do Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” e dos submarinos brasileiros “Timbira”, “Tapajó” e “Tikuna”, da Marinha do Brasil e o submarino BAP “PISAGUA”, do Peru.

O Comando da Força de Submarinos do Brasil, sediado na base na Ilha de Mocanguê Grande, em Niterói, tem a missão de exercer o controle operativo dos submarinos no mar e das atividades de mergulho na Marinha do Brasil, a fim de contribuir com eficácia na aplicação do Poder Naval. Seu futuro desponta com as obras de construção do novo Estaleiro e da Base Naval de Submarinos, localizados no município de Itaguaí (RJ), e ligados ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos, onde serão construídos quatro novos submarinos convencionais e o primeiro submarino com propulsão nuclear brasileiro.

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Monteiro

Prezados,

Por falar em submarinos, seguem dois vídeos interessantes da DCNS:

http://www.youtube.com/watch?v=Rs5VbAxTCsg#t=14

http://www.youtube.com/watch?v=TQxeGOOMXGM

Abraços,

Luiz Monteiro

Outro vídeo da DCNS, desta vez simulando um ataque do Scorpene a navios de superfície.

Da para ter uma idéia de como isso se realiza.

http://www.youtube.com/watch?v=4beK1jLHNZs

Abraços

Carlos Alberto Soares

Muito bom Comandante Luiz Monteiro

Mas sinceramente, estaríamos num caminho melhor, com recur$os mai$ equalizado$, mais unidades Sub e ………

http://www.youtube.com/watch?v=–bnsO0SLn0

Respeito a sua pessoa e saudações.