O Ocean é do Brasil! MB conclui a compra do porta-helicópteros por 84 milhões de libras e dá à Força um novo capitânia

326

HMS Ocean

Porta-helicópteros de assalto anfíbio HMS Ocean

Por Roberto Lopes
Especial para o Poder Naval

A Marinha do Brasil (MB) concluiu a operação de compra do porta-helicópteros de assalto anfíbio HMS Ocean (L12), de 21.500 toneladas, que lhe havia sido oferecido, em março passado, pelo Ministério da Defesa do Reino Unido.

O navio chegará ao país ao custo de 84 milhões de libras esterlinas, quantia equivalente, hoje, a 359,5 milhões de Reais, e que, segundo o Poder Naval pôde apurar, será integralmente quitada com recursos da Força Naval.

A finalização do negócio já foi comunicada pelo Comando da Marinha ao Ministério da Defesa, que a aprovou.

O Ocean voltou à base, no sul da Inglaterra, na noite desta terça-feira (19.12), após cumprir uma jornada de aproximadamente quatro meses pelo Mar do Caribe – para socorrer as vítimas do furacão Irma – e pelo Mediterrâneo Oriental, como líder da Força-Tarefa Nº 2 mantida pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de prontidão no Mar Mediterrâneo.

Nas próximas semanas a maior parte da tripulação do Ocean será dispensada para ser redistribuída por unidades da Frota de Sua Majestade – em especial para os porta-aviões Queen Elizabeth e Prince of Walles.

Na manhã de 31 de março de 2018, um sábado, acontecerá a solenidade de baixa do Ocean.

Nesse momento a MB negocia com as autoridades britânicas a realização, na Inglaterra, de um Período de Manutenção Geral no navio – etapa que poderá se estender até outubro ou novembro do ano que vem.

A Marinha do Brasil enviará cerca de 200 militares à Inglaterra, para receber o navio e trazê-lo ao Brasil. Nesse grupo haverá especialistas em manutenção.

Primeiro AH-11B Super Lynx modernizado na Inglaterra

Lynx – É possível que, havendo uma coincidência de datas, o Ocean possa embarcar, para a sua travessia até o Rio de Janeiro, alguns dos helicópteros Lynx da Força Aeronaval que se encontram em modernização na Inglaterra.

A obtenção do Ocean é a mais importante aquisição de um meio naval feita pela Marinha desde que, na metade final da década de 2000, ela fechou negócio para construir quatro submarinos de ataque classe Scorpène no complexo industrial naval de Itaguaí (RJ).

Na Esquadra brasileira o Ocean será o navio capitânia.

O porta-helicópteros opera na Royal Navy com uma tripulação de 285 militares. Ele é capaz de transportar até 18 aeronaves de diferentes portes e funções, além de 830 fuzileiros navais e 180 aviadores e mecânicos de Aviação.

Subscribe
Notify of
guest

326 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Bozzo

Mas não iriam, primeiro, fazer uma inspeção mais detalhada para saber as reais condições do navio ? E neste valor de £80 milhões, todos os sistemas estão inclusos (phalanx, artisan, etc) ?

Zorann

Caramba! Que presente de Natal! Ótima noticia. O navio é muito mais capaz do que qualquer coisa que a MB possua. Parabens! Marinha Brasileira mais anfíbia do que nunca!

JOEL EDUARDO SOARES

FEITO! É MELHOR TER DO QUE NÃO TER PRINCIPALMENTE NA HORA EM QUE A SITUAÇÃO NÃO É AMISTOSA!

Gonçalo Jr.

A tripulação do A-12 agradece e apesar dos pesares é um bom meio combatente para a MB. Se não fosse não estaria operando com a OTAN como cita a reportagem.

A MB já tem um nome para o navio?

Danilo José

Menos um item da END, devagar a marinha vai mostrando que está concisa em adquirir o que precisa de fato e não o que alguns lá dentro querem, veremos os proximos capitulos !

Ótima noticia de fim de ano pra marinha e pra nossa defesa.

BZ

Mário Heredia

Parabéns a Marinha pela excelente aquisição de oportunidade. Um navio que impõe respeito, que tem capacidades para vários tipos de operações e que, recebendo a manutenção adequada, pode navegar por mais de vinte anos.

Mário Heredia

Nossos fuzileiros devem estar vibrando.

Erichwolff

E que comecem os chutes para a formação da primeira tripulação!

Bardini

“Mas não iriam, primeiro, fazer uma inspeção mais detalhada para saber as reais condições do navio ?”
.
Compra viciada… Veio de qualquer jeito. Pq tinha que vir.

Vagner Oliveira

A inspeção pela equipe da MB aconteceu como prevista.

Mercenário

O navio acabou de cumprir duas importantes missões. Além disso, como informado, vai passar por um período de manutenção antes de vir ao Brasil.

Paulo

Muito bom, aquisição de valor à MB
Eu vou comemorar.

Rennany Gomes

A pergunta do Roberto Bozzo é valida, mas lá na terra da rainha a choradeira tá grande.

diego

Bela compra de oportunidade, más um porta helis não substitue um porta aviões… a não ser que a MB estale uma rampa com 14 graus na proa bombordo. Será que daria para alocar de 8 a 10 F35B com ou sem skyjump???

J. Neto

Compra realizada na gora certa e da maneira correta. Esperamos uma rápida adaptação a esquadra.

Top Gun Sea

Muito bom! O mingão é nosso!
Poderia vir com pelo menos os Chinooks.

Adler Medrado

Mal comprou o porta helicópteros e já tem gente falando em F-35.
Pelas barbas do profeta….

Top Gun Sea

Será comissionado em 2020. Boa estratégia da MB pois, até lá poderá surgir algumas fragatas de meia vida, o andamento da execução das Tamandarés ou fragatas consagradas, o comissionamento de um Skorpene que vai para teste de mar em 2018 e quem sabe a compra de pelo menos uns 6 helis de ataque Super Cobras para o Minas Gerais. Não temos pressa. Parabéns MB!

Top Gun Sea

Precisamos saber detalhes da compra. Os armamentos virão todos completos? Alguns helis?

Observador
Carlos Eduardo Maciel

” Bardini 21 de dezembro de 2017 at 19:22
“Mas não iriam, primeiro, fazer uma inspeção mais detalhada para saber as reais condições do navio ?”
.
Compra viciada… Veio de qualquer jeito. Pq tinha que vir.”

Falei isso lá atrás e fui severamente criticado.
Maaaassss !!! Imagino que como o Ocean atracou ontem a noite e a notícia saiu agora após as 18 h, os técnicos e engenheiros da MB puderam fazer uma ampla inspeção e atestar a viabilidade do negócio !

Guizmo

Caramba, quanta notícia bombástica hoje. Até entrei no Forte pra ver se o EB tinha comprado o Pantsir ?

Satyricon

Excelente notícia Bom que bateram o martelo logo, encerrando especulações. Menos um item na agenda. Curioso é que o anúncio veio um dia após o rfp das CCT. Alguns inocentes podem achar que trata-se de coincidência. Não é. Assim todos os incontáveis críticos dos 2 processos podem calar o bico (ou rasgar a calcinha, tanto faz) Bom também a informação de que pasará por PMG no UK, cuja expectativa de chegada será Outubro ou Novembro do proximo ano. É tempo suficiente para a revisão dos motores. A adm do Almt Leal continua fazendo história, e apagando as megalomanias do brincalhão… Read more »

Lucas Henrique

Vamos manter a coerência não é mesmo?… Obviamente nenhum helicóptero está incluído nesta compra.

Bardini

” Imagino que como o Ocean atracou ontem a noite e a notícia saiu agora após as 18 h, os técnicos e engenheiros da MB puderam fazer uma ampla inspeção e atestar a viabilidade do negócio !”
.
Isso foi falado na cerimonia da CCT…
.
Ampla inspeção demora, não se faz com duas conversas.

Bavaria Lion

Um belo meio. Só faltam escoltas para apoiá-lo.

MarcoFig

Minas Gerais?

MO

MarcoFig, Peloamor NAUMMMMMMMMM vamos ter criatividade, MG Não, assim como todos os nomes que já foram trocentas vezes repetidos

Martins_PA_18

Agora é aguardar mais informações, sobre os meios de defesa que virão de lá embarcados, como já questionaram, se virão junto, e qual a configuração de aeronaves adequada e possível no nosso orçamento, certo q Super Linx é um bom meio embarcado, assim como Sea Hawk, até a Kombi Pistolera com seus dois Exocet enjambrados tem boa serventia nesse vaso de guerra, não sou especialista em valores de mercado, mas acho q é unânime que as duas últimas aquisições (NDM Bahia) foram muito acertadas para nossas necessidades e orçamento. Eu só não seria sonhador de ver F35B embarcado (custo alto… Read more »

Wilson Braga

O Ocean vem com o armamento de bordo?

Wilson Braga

O Ocean vem com o armamento de bordo? Caso não venha, quais são as alternativas viáveis que a MB tem?

Rui chapéu

Será uma compra casada com fragatas/corvetas made in UK?

Pois em um dia falam de comprar de outro país e no outro fecham compra do Ocean com uma inspeção super rápida…

Top Gun Sea

Lucas Henrique 21 de dezembro de 2017 at 20:26 Vamos manter a coerência não é mesmo?… Obviamente nenhum helicóptero está incluído nesta compra. Lucas Henrique Com o descomissionamento já em curso e baixa em março de 2018 acredito que os helicópteros serão recolhidos, alguns irão integrar em algumas esquadras e até mesmo Q.E. ou outras forças. Mas não sabemos o rumo que avançou as negociações. Por exemplo os helis Chinooks podem ser de interesse da MB e até mesmo já relacionado para uma compra futura lembrando que o Minas só entrará na ativa em 2020. Em sendo assim alguns helis… Read more »

Isac

Agora é só o Brasil estudar esse navio e criar um superior com base nesse ?? parabéns a MB

Glasquis7

Pra aqueles que tanto falam e defendem as compras com TOT, vejam. Um belíssimo navio, com capacidades múltiplas que pode ser usado, em tempos de paz, como navio de ajuda humanitária, que vem pra MB, dando a ela capacidades que jamais teve alguma força Naval na América, Latina a um preço muito abaixo de um Submarino, comparativamente, muito mais barato que as Corvetas e o principal, desde o oferecimento, Março deste ano, até a entrada em serviço, um prazo curtíssimo.
Pra uma Marinha que carece de médios e da que se espera ser, a melhor da região, uma aquisição coerente.

Carlos A Soares

01

Carlos A Soares

PN e o Galante são citados:

Gustavo

Por favor, mandem a Inglaterra pintar no navio, NÃO OPERA O F-35, em português mesmo que é pra galera parar de pedir.
Para isso, o navio deveria ter sua “pista” terminando no mar, ou ao menos um skyjump, e isso não ocorre e nem ocorrerá. Sem falar que um dos Phalanx CIWS está posicionado exatamente onde não deveria para esse tipo de operação. E se tudo isso não fosse problema, a marinha jamais teria grana para operar esse caça. Veja como é a operação do F-35 B no USS WASP

Gonçalo Jr.

Na matéria abaixo do PN, a MB emitiu uma nota que em agosto deste ano faria uma inspeção no HMS OCEAN. Tal inspeção foi levada a cabo?
http://www.naval.com.br/blog/2017/07/05/marinha-do-brasil-fara-inspecao-tecnica-no-hms-ocean/

Gustavo

Com relação aos nomes, gostaria que a marinha deixasse de nomear navios com nomes de estados e etc, gosto dos nomes Constituição, Liberal, independência, defensora, deveriam seguir nomes nesse estilo. Mas enfim, isso é o de menos.

Vancley

Será oferecido com garantia…. Acredito que o tio Sam busca um novo parceiro, grande e cheio de oportunidades…
Aguardem os próximos movimentos….

Carlos A Soares

MO 21 de dezembro de 2017 at 21:34
Acre.

Carlos A Soares

Type 23 em breve, basta ver a matéria do RL sobre as CCT.

Adriano M.

Bote o nome de algum militar de grande importância a Marinha do país ou alguma personalidade histórica do império ou da república ! Chega de Minas Gerais,que saudosismo,que falta de imaginação…

Prefiro Jerônimo de Albuquerque, Manuel Mascarenhas Homem,Maurício de Nassau,Filipe camarão,Almirante Thomas Cochrane(Marquês do Maranhão),
Almirante Joaquim José Inácio de Barros(Visconde de Inhaúma), Almirante Saldanha da Gama,almirante João Maria Wandenkolk entre outros…
Nomes não faltam na nossa longa história.

Flávio Cardia

ÓTIMA NOTÍCIA!!
espero que venha com o radar… acho mais importantes que os Phalanx CIWS!!

“Guizmo 21 de dezembro de 2017 at 20:19
Caramba, quanta notícia bombástica hoje. Até entrei no Forte pra ver se o EB tinha comprado o Pantsir ?”

hauhauhuauahuhuahauhuahuhauhauah

MarcoFig 21 de dezembro de 2017 at 20:38
Minas Gerais?

99% de certeza que será esse o nome

Nunes-Neto

Ótima notícia, já esta virando tradição passamos o ano todo sofrendo ,mas próximo ao natal surge uns presentes para a MB, vamos lá 84 milhões de libras com revisão geral e se possível com todos os armamentos e a maior parte dos sensores ( seria perfeito), onde alguns estão viajando na minha opinião, é achar que vamos comprar também chinooks, super cobra, F35…. primeiro, f-35 não pode ser utilizado (já explicaram 1000 vezes isso) o Ocean pode apenas transportar numa situação de necessidade, segundo nem todos os helicópteros utilizados nele são da Marinha britânica, então ela não pode oferecer para… Read more »

Rafa_positron

Eu tbm achei uma boa noticia

Mas a titulo de comparação, o Ocean não tem uma capacidade limitada demais em relação ao mistral?
Eu sempre me questiono se não teria sido melhor investir dinheiro em um projeto mais moderno como o projeto francês

E se o Egito consegue operar, pq o Brasil não conseguiria?

O que vcs acham ?

Flávio Cardia

Nunes-Neto
Por último , acho que realmente a nossa MB é péssima na escolha dos nomes de seus navios, MG já foi homenageado , escolha outro Estado, ou deixem o nome original que é lindo “Ocean”/ “Oceano”.

NAA DOM PEDRO II G-41 seria um ótimo nome!!!

Alexandre Galante

Atlântico Sul seria um bom nome.

Flávio Cardia

Rafa_positron 21 de dezembro de 2017 at 22:29
Eu tbm achei uma boa noticia

Mas a titulo de comparação, o Ocean não tem uma capacidade limitada demais em relação ao mistral?

PARIS, 23 de setembro – A França concordou em vender dois porta-helicópteros da classe “Mistral” para o Egito por 950 milhões de euros (US$ 1,06 bilhão)

Flávio Cardia

Alexandre Galante 21 de dezembro de 2017 at 22:36
Atlântico Sul seria um bom nome.

AMAZÔNIA AZUL!! AUHUHUAA