Marinha apóia buscas ao avião da Air France que desapareceu no Atlântico

0

A Marinha do Brasil determinou aos navios, fragata Constituição, corveta Caboclo e navio-patrulha Grajaú, subordinados, respectivamente, à Esquadra Brasileira, sediada no Rio de Janeiro, ao Comando do 2o Distrito Naval, sediado em Salvador, e ao Comando do 3o. Distrito Naval, sediado em Natal, que navegassem em direção a área marítima próxima do Arquipélago de Fernando de Noronha, com a finalidade de apoiar a Força Aérea Brasileira nas buscas ao avião da Air France, que fazia o trajeto Rio de Janeiro a Paris.

O navio-patrulha Grajaú já se encontra em deslocamento para o local das buscas, enquanto a fragata Constituição e a corveta Caboclo devem iniciar a viagem, partindo, respectivamente, de Salvador e Maceió, ainda nesta manhã, compondo ao todo três navios da Marinha engajados na operação.

A Força Aérea Brasileira coordena as operações e indicou à Marinha um ponto de onde deverá ser iniciada as buscas.

O ponto informado pela Força Aérea Brasileira fica a 597 milhas náuticas (cerca de 1.100 Km) de Natal e a 425 milhas náuticas (aproximadamente 770 Km) do Arquipélago de Fernando de Noronha.

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) tem a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de responsabilidade brasileira. É formado por uma complexa estrutura, que envolve diversas Organizações Militares da Marinha e Navios, mantendo-se pronta 24 horas por dia, para atender aos navegantes em dificuldades. Maiores informações sobre o importante serviço prestado pelo Salvamar podem ser encontrados no sítio: http://www.mar.mil.br/salvamarbrasil/.

No caso de incidentes envolvendo aeronaves sobre o mar, a coordenação das operações de busca ficará a cargo da Força Aérea Brasileira, com apoio da Marinha do Brasil.

FONTE: Assessoria de Imprensa do 3o. Distrito Naval / Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RodrigoBR

Parece ser interessante que a Marinha e a FAB mantivéssem constantemente uma pequena unidade em Fernando de Noronha de busca e salvamento para uma pronta resposta para futuros incidentes e acidentes envolvendo aeronaves e embarcações nesta área do Atlântico.

Poderia ser uma bases de um dos P-3BR no futuro, contribuindo para o controle de tráfego naval, combate ao tráfico de armas, drogas, imigração ilegal existente entre o Brasil e a costa da África, bem como para uma resposta mais eficaz em casos de salvamento!

RodrigoBR

A maioria dos passageiros é brasileira, sao pelo menos 228 passageiros!

marujo

Opinião sensata,Rodrigo.

JSilva

Rodrigo, parece simples mas o nosso “povo” quer isso. Conheço “bicho gente” que reclama de viatura do Corpo de Bombeiros transitando pelas ruas fora de ocorrencia, pode acreditar! P-3 em Fernando de Noronha, esquece. Argumentos tipicamente brasileiros = vai ser muito caro, vai desequilibrar o meio ambiente porque nao é uma ave tipica da região e não é da Globo. Quanto aos traficos de várias especies a entrada é por via terrestre e aérea atraves de nossas fronteiras terrestres. Pelo mar nós somos exportadores e isso pode ser resolvido ainda na beira do cais. Quanto a imigrantes ilegais ou mesmo… Read more »

JSilva

Rodrigo, parece simples mas o nosso “povo” quer isso ?

RodrigoBR

JSilva, Sei que a questão é o custo de manter uma pequena base aérea/naval em Noronha. Mas dinheiro há meus amigos, falta é vontade política para qua a Marinha possa ter recursos para fazer isso. E vontade política no Brasil nasce, infelizmente, da pressão popular nas canelas do governo! E a falta de um radar de longo alcance em Fernando de Noronha que não temos? Essa é mais uma das carências! Outro ponto é que grande parte das aeronaves que fazem o trajeto Brasil-Europa passa por aquela região. Outra questão é que o Brasil é o responsável pelo serviço de… Read more »

RodrigoBR

Acho que deveríamos ter uma estrutura semelhante na ilha de Trindade.

JSilva

Rodrigo sabia sim. Alias tudo que vc falou esta muito correto e vai de encontro ao que eu penso mas infelizmente nao é assim que a banda toca. Além da falta de meios a busca e salvamento nao é tao agil assim, falo isso por já ter acompanhado varios desenvolvimentos do tipo aqui no litoral de SP envolvendo embarcacoes de pesca, recreio e mercantes. Mesmo com todo o empenho e sacrificio homens envolvidos na faina, o tempo que se perde procurando saber quem é mãe de quem, é incrivel. Quando a vontade politica, sem a menor chance. O problema é… Read more »