Nos últimos dez anos a MB incorporou diversos navios, mas menos de uma dezena deles são de construção nova.

A lista a seguir apresenta os navios mais novos da MB, conforme data de incorporação, adquiridos nos últimos dez anos.

Cv Barroso 19/08/2008
S Tikuna 16/12/2005
NPa Gravataí 17/2/2000
NVe Cisne Branco 9/3/2000
S Tapajó 21/12/1999
NPa Guaratuba 1/12/1999
NPa Guarujá 30/11/1999
NPa Guanabara 9/7/1999

Na lista acima existem dois submarinos. É motivo de muito orgulho contar com unidades de combate de grande valor militar e de construção recente. Outro fato que chama a atenção é o predomínio de navios construídos no país (somente o Cisne Branco foi construído no exterior). Por ouro lado observa-se apenas uma unidade de superfície de grande porte.

Completando a lista existem quatro navios de patrulha costeira e um navio-veleiro. Os primeiros são navios simples, de baixo custo e construção rápida. O Cisne Branco, um navio de representação, não tem valor militar.

Notícias recentes informam que novos navios de patrulha estão a caminho, assim como a construção de novos submarinos de projeto francês. Estaria a MB caminhando para uma força baseada no binômio navios de patrulha/submarinos e colocando em segundo plano as demais unidades? Seria este o melhor caminho para a MB?

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Noel

Kurita, vc disse que o contrato não foi assinado, no site da MB diz que foi, e ai foi ou não foi??? se não foi, quando será assinado o contrato definitivo??? ou pelo menos uma previsão. Quem sabe???
Tá me parecendo que mais um ano será perdido, nessa novela que se arrasta desde antes da opção, anterior, pelos alemães.
Sds.

AJS

Desculpe-me Guilherme Poggio, me referia às jazidas recem descobertas.

Flávio

Gabriel, concordo com você. Se o Brasil quer ocupar uma cadeira de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, precisa ter uma esquadra com meios de superfície mais poderosos que navios patrulha. Os navios patrulha são importantes sim para cenários menos complexos como prevenção a pesca ilícita, ao contrabando e a poluição. Mas para fazer parte de forças de coalizão e manutenção de paz em lugares distantes sob comando da ONU, ou desencorajar aventuras militares estrangeiras contra nosso litoral acredito que seja importante manter unidades de maior porte. Bem como navios de apoio de transporte de carga geral e… Read more »

Gabriel

Antes de mais nada fico feliz que o meu comentário foi respondido porem é importante se falar que estas aquisições estão de acordo com a nova Estrategia nacional de Defesa e que passos importantes ainda virão portanto acredito que e cedo para dizer ou prever o que esta por vir. E que miseros navios patrulha com projetos que remontam a algumas decadas atras e cinco submarinos não tem capacidade de fazer frente as poderosas fragatas corvetas destroiers americanos ou a submarinos poderosos como o USS viginia, e se demorarmos décadas para substituir nossa frota nossos navios de segunda mão adquiridos… Read more »

Dunga

Para uma costa maritima do tamanho da costa brasileira isto é uma piada!!! O Governo Federal deveria ter se preocupado com os meios de defesa costeiros, fluviais e oceânicos da Marinha do Brasil desde a decada de 70 quando ocorreram os lampejos de inteligencia com os programas de construção naval no Brasil, o que nunca deveria ter sido abandonado e jogado fora, agora foi perdido este tempo de 30 anos de EVOLUÇAO com a possibilidade de construir tudo o que precisamos (sem comando estrangeiro), e ainda vemos que não precisamos de sub nuclear e nem de porta avioes gigantes!. Precisamos… Read more »

João-Curitiba

O controle do nosso mar territorial passa, obrigatoriamente, pelo uso de satélites. Quando nós tivermos satélites de fabricação nacional monitorando a Amazônia Azul, daí sim os demais meios aero-navais poderão ser utilizados na sua plenitude, sejam eles quais forem.

Alte Doenitz

Submarinos são armas fantásticas, eu que o diga. Mas por melhor que sejam, nunca ganharam querra nenhuma. Somente uma marinha equilibrada e adestrada é certeza de vitória.

Alte Doenitz

O submarino é a arma dos derrotados. Ele não ganha guerra e só atrasa a derrota. Quem quer ser gente grande precisa investir em submarinos e muito mais. A história está aí para comprovar.

Vassily Zaitsev

Alte. Doenitz,

essa eu não entendi:

Se o submarino é arma dos derrotados, pq continuar à investir nos mesmos??????

Submarinos são armas fantásticas, isso nem se discute.

abraços.

Guilherme Poggio

AJS

Óleo do “pré-sal” já está em produção. As pesquisas dessas jazidas começaram faz muitos anos.

AJS

Acredito, que o planejamento quanto aos navios patrulha, faça coincidir seu aprestamento com o início de produção do pré-sal,
o colega Ulisses, lembrou bem a composição da marinha alemã na IIGM, porém, era uma força dimensionada para obter a destruição econômica das potências aliadas, muito além das águas alemãs, a doutrina da MB, acredito ser para obstaculizar as ações em nossa costa, porém, dotada de capacidade para atingir um eventual inimigo em suas águas territoriais, muito além de nossa costa, com o advento dos SNs,
quanto aos meios de superfície o PND os inclui.

LM

Amigo Mauro, Andas Sumido! Seus comentários fazem falta aqui no blog. Esclarecendo ao Sr. Gabriel, os comentários supra transcritos, foram escritos por mim no ano passado e mostravam não o meu entendimento sobre o tema, mas aquilo que o Alte. Moura Neto havia nos passado sobre a nova estratégia de defesa a ser desempenhada pela MB. A doutrina da MB prevê, em caso de conflito, o emprego do Poder Naval nas seguintes tarefas básicas: . Controle de área marítima; . Negar o uso do mar; . Projetar poder sobre terra; . Contribuir para dissuasão. Ao longo dos anos, a MB… Read more »

Farragut

Errata: Marques de Leão

Farragut

O que não se ouve dizer é o que está sendo feito para, quantitativa e qualitativamente, guarnecer os meios que se pretende construir. Se a Esquadra de hoje já tem déficits alarmantes, como serão preenchidas as centenas de novas vagas? Um antecedente histórico em forma de perguntas e respostas: Qual o problema para o Marquês de Leão quando do recebimento da Esquadra de 1910? R: O recebimento, quase que a uma, de uma esquadra completa, moderna para os padrões nacionais, representando um avanço de muitos anos em relação aos navios existentes, sem pessoal qualificado para guarnecê-la. Além do grave problema… Read more »

Ulisses

Eu acho que devemos continuar com os meios de superfície,não gostaria que a MB fosse igual a marinha alemã da segunda guerra mundial,tinham centenas de submarinos e poucos navios de superfície.Porém caso aconteça,o lado bom é que economizariamos mais dinheiro.

Um abraço a todos.

joao terba

Se objetivo são sub e navio patrulha porque perde tempo com o porta -avião são paulo.

Gabriel

LM

Concordo em principio com vc pois em um conflito com uma poderosa nação como os EUA os navios patrulha dariam a nossa marinha uma
mobilidade maior. porem de longas datas é nosso interesse conseguir
uma vaga permanente no C.S da ONU como foi dito muitas vezes pelo presidente Lula e para isso a MB precisaria de meios para
possibilitar uma atuação global, portanto este caminho não seria
condisente com determinadas pretenssões futuras, sendo assim
pouco adequado formar uma força baseada em navios patrulha e submarinos.

SAUDAÇÕES

Gabriel.

KURITA

Amigos os submarinos nao estão garantidos nao, nem o contrato foi assinado ainda ,apena intenção ok

Pinchas Landisbergis

o Chile tem lanchas rápidas de patrulha as “Missileras” dotadas de misseis AN e AAe , são efetivas, baratas de baixo custo operacional e letais. Porque não partir para isto em vez de navios patrulha obsoletos?Ou então armá-los também com misseis.

LM

Prezado Poggio, Lembro que a 6 meses atrás, o Nunão, o Mauro e eu debatíamos a respeito do novo plano estratégico e, àquela época postei comentários a respeito de como seria a MB no futuro próximo. Esses comentários são pertinentes a esses post, em razão disso, peço licença para transcrevê-los abaixo: No post “Como estão os Type 42 argentinos?” “LM em 29 Jul, 2008 às 18:59 Mauro, (…) Com relação ao futuro, a MB irá mesmo priorizar os navios de patrulha e os subs. Isso deve-se a estudos recentes da EGN onde concluiu-se que em um conflito contra uma nação… Read more »

Fábio Max

O fato é que a preocupação da Marinha brasileira hoje, em termos de defesa, é a patrulha das áreas petrolíferas dos oceanos, a fiscalização de portos (contrabando, descaminho, etc…) e coibir pesca ilegal. Não há nenhuma ameaça que fuja desses padrões, não há inimigos externos nem reais nem potenciais de quem se possa esperar algum tipo de ataque com grandes navios de superfície. (Será a Venezuela que vai mudar esse quadro? Acho que não…) Logo, uma força de grandes navios de superfície é preventiva e, portanto, menos abrangente, devendo haver mais investimento em navios menores e mais rápidos, submarinos e… Read more »

Mauricio R.

Tem que haver presença p/ haver dissuação, então a enfase em submarino e navio patrulha é exagerada.
alguns temos de ter mas em um nível balanceado c/ o resto da esquadra.
E tb não há tantos recursos assim p/ segmentar tanto o perfil da frota.

Mauro Lima

Ainda acho que precisaríamos investir em vasos mais relevantes, justamente por ter pouco capital… Vou transcrever um comentário de um parceiro do blog… # Castor em 18 Dez, 2008 às 15:42 Camilo. Permita-me mostrar algo. Navios rápidos consomem muito. Se forem pequenos a autonomia será pequena. Vamos quantificar isso. Não é dado o alcance para esse PKX, mas se você pesquisar outros FAC dessa faixa de deslocamento, descobrirá que o alcance é entre 500 e 700 milhas o que, para um navio com a velocidade desse corresponde a 17 horas de operação. Se você quiser patrulhar a 200 milhas da… Read more »

Tikuna

Não esqueçam das escolta de 6.000 ton que em breve serão anunciadas…

[…] ouro lado observa-se apenas uma unidade de superfície de grande porte. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Castor

Mauro Lima. Já que tocou no meu nome, permita-me um comentário.
1600 milhas a 15 nós são quatro dias de patrulha. Isso não é nada. Além do mais, temos 200 milhas de ZEE mas a zona de patrulha é normalmente mais distante que 200 milhas.

JACUBÃO

Grande M…, tirando os submarinos é claro.

Mauro Lima

Castor… eu entendo o seu ponto de vista, mas mantenho o meu… para os nossos meios, mandar um navio para patrulhas de 4 dias estaria muito bom… era uma patrulha de 7,4 horas… agora é de 4 dias, teoricamente, mas que ainda poderia ser ampliada, teoricamente… Com reabastecimento em mar, esta autonomia poderia ser ainda mais ampliada, sem maiores prejuísos, navios de suplementação existem para isto mesmo! De qualquer forma, como a missão é de patrulha, acho que no máximo 6 ou 7 dias consecutivos já estariam de muito bom tamanho! Mas permanece o fato de que, se fôssemos encomendar… Read more »

[…] a lista dos mais novos navios da MB, estamos listanto agora os mais ‘novos’ navios da MB, unidades de segunda (ou até mesmo […]