Wolverine e Sable: os porta-aviões do lago Michigan

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Já no primeiro semestre de 1942, a indústria naval norte-americana reagia a todo vapor às exigências de acelerar a construção de novos porta-aviões. Mais e mais NAes classe Essex eram encomendados e tinham suas quilhas batidas: para se ter idéia, antes mesmo dos Estados Unidos entrarem em guerra (e conforme o conflito na Europa se complicava) um total de 11 unidades já haviam sido encomendadas. Após o ataque japonês em Pearl Harbor mais navios foram autorizados, dos quais 24 seriam completados. Cruzadores leves classe Cleveland, em construção, eram convertidos em porta-aviões leves classe Independence. Cascos de cargueiros e de navios-tanque eram convertidos em porta-aviões de escolta e, ao mesmo tempo, intensificava-se o treinamento de pilotos para tripular as aeronaves destinadas aos novos vasos de guerra.

ss-see-and-bee-foto-navsourcePorém, uma carência nas necessidades de treinamento já era percebida: os poucos porta-aviões em serviço não poderiam ser retirados das operações de guerra para treinar novos pilotos em pousos e decolagens em navios-aeródromo. O mesmo se pode dizer dos futuros porta-aviões classe Essex ou Independence, que de qualquer forma só teriam as primeiras unidades comissionadas entre o final de 1942 e o  início de 1943 (mesmo assim, praticamente um ano antes do previsto no caso dos Essex).  Além disso, todos os cascos de dimensões compatíveis para conversão em porta-aviões de escolta já estavam comprometidos nos estaleiros e aguardava-se oss-greater-buffalo-foto-navsource comissionamento das primeiras unidades apenas no final do ano (um prazo admirável, de qualquer forma). A necessidade de convoos disponíveis para treinamento dos novos pilotos em pousos e decolagens era urgente, e a solução veio de forma inusitada: a conversão de dois navios de transporte de passageiros que operavam no lago Michigan, o SS See and Bee e o SS Greater Buffalo, em porta-aviões de treinamento.

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O See and Bee foi adquirido pela US Navy em março de 1942, teve sua superestrutura removida e, sobre o casco, foi construído um convoo de 500 pés (aprox 152 metros) de comprimento, o que era similar à extensão dos encontrados nos porta-aviões de escolta. O sistema de propulsão, por roda de pás, foi mantido (há até publicações que classificam o tipo como “porta-aviões de roda”), e as chaminés foram agrupadas em uma ilha a boreste, como nos seus similares “oceânicos”. Renomeado USS Wolverine (IX-64), foi comissionado em Buffalo-NY em 12 de agosto de 1942, seguindo para o seu lar, o lago Michigan, de onde passou a treinar pilotos oriundos principalmente da Estação Aeronaval Glenview, do Illinois. Seguiu-se a conversão do Greater Buffalo, adquirido em agosto de 1942 e comissionado como USS Sable (IX-81), em 8 de maio de 1943.

fm-2-barrier-crash-uss-sable-foto-navsourceOs navios, devido à altura original do casco, projetado para as condições do lago Michigan, não tinham espaço para hangar (o convoo ficava a apenas vinte e cinco pés – aproximadamente 7,6 metros – acima da linha d’água), assim os aviões pousavam e decolavam em espaços curtos de tempo, o que de qualquer forma era mais do que adequado à função de treinamento. Assim como suas contrapartes “guerreiras”, os dois porta-aviões do lago Michigan tinham dispositivos de segurança como as barreiras para segurar aviões não enganchados, como a foto acima demonstra – o que era muito útil no treinamento dos novatos.  Com o fim da guerra, os dois navios foram descomissionados (em 7 de novembro de 1945) e sucateados entre 1947 e 1948. Para ler artigo anterior sobre um outro curioso “porta-aviões de lago”, clique aqui.

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Fotos: navsource

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Corsario-DF

Mais uma excelente matéria, de novo trazendo um assunto interessante, parabéns ao fórum.

Sds.

Carlos

Reafirmo o que disse o Corsário-DF. Ótima reportagem histórica e um fato muito curioso.

Fábio Max

A necessidade é a mãe da invenção.

Vassili Zaitsev

Fabio Max,

Realmente, quem precisa corre atrás do prejuízo.

Gostei dessa matéria.

André C.

Muito interessante essa materia ,como ja dizia minha vó “quem não tem cão cassa com gato”

callia

Putz!

Daria um kit bem legal!