clem1

Depois de toda a controvérsia que causou, o casco do ex-PA Clemenceau, irmão do NAe São Paulo (ex-PA Foch), finalmente chegou rebocado a River Tees, na Inglaterra, no dia 8 de fevereiro, para o seu desmantelamento no TERRC (Teesside Environmental Reclamation and Recycling Centre), da empresa Able UK Ltd. O Clemenceau foi docado no mesmo dia.
Agora denominado casco Q790, o navio será “reciclado”, juntamente com outros três navios ingleses e quatro americanos.
Lançado ao mar em 1957, o Clemenceau foi por muito tempo o capitânia da Marinha da França e navegou mais de um milhão de milhas náuticas.

clem2

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marujo

Que outros navios ingleses e norte-americanos que serão “reciclados”?

Guilherme Wiltgen

Um triste, e nada digno fim para um navio de guerra que foi capitânia da Marine Nationale.
Assim como no caso do nosso saudoso “Minas”, mais um capítulo da história naval que se perde.
Abraços,

André

Quem embarcar neste casco terá que estar com a anti-tetânica em dia.
Sds a todos.

JACUBÃO

Será que a MB vai ao shoping center comprar peças para o OPALÃO? rsrsrs.

Coruja

Não dava para simplesmente afundar o navio e criar corais?
Q eu saiba o amianto é tóxico apenas se inalado, e ñ causaria danos ao ecossistema marinho.
Seria um exelente ponto de mergulho.

Vassili Zaitsev

Jacubão,

Segundo o Marcelo Ostra, a Marinha do Brasil já visitou esse shoping, fato esse realizado quando o A-12 Opalão foi adquirido.

*obs: pena que nessa “ida ao brechó naval”, não tenha comprado um eixo sobressalente,rs,rs,rs.

abraços.

Baschera

Guardem a cova ao lado em River Tees, England.
Sds.

paulo

pela foto, parecem que depenaram bem ele antes de mandar pro ferro-velho. Espero que a MB tenha aproveitado a oportunidade de conseguir alguns sobressalentes para o Sao Paulo ….

[…] parte de sua vida na Marine Nationale como porta-helicópteros de ASW, enquanto seu “irmão”, o Clemenceau, operava com aeronaves de asa fixa, o que sem dúvida, provocou um desgaste muito menor no Foch. […]