cvn-ulyanovsk

A Rússia vai construir nos próximos anos pelo menos três porta-aviões de propulsão nuclear, anunciou nesta sexta-feira um dirigente da Corporação Unida de Estaleiros, que reúne os maiores estaleiros e escritórios de projeto de navios russos.

“Os cientistas e projetistas já trabalham no modelo dos futuros porta-aviões. Por enquanto, decidiram que será de propulsão nuclear e terá um deslocamento de entre 50.000 t e 60.000 t”, assinalou o vice-almirante Anatoli Shlemov.

Shlemov explicou que seu país pretende construir pelo menos três porta-aviões, sendo um deles para a Frota do Norte e outro para a do Pacífico, e mais tarde esse número pode subir para seis, em função das necessidades da Defesa e das possibilidades da economia do país.

O vice-almirante lembrou que o presidente russo, Dmitri Medvedev, ordenou em outubro do ano passado a criação de um programa nacional de construção de porta-aviões para iniciar sua fabricação “nos próximos anos”, e expressou sua esperança de que isto ocorra até 2015.

Shlemov assinalou que os futuros porta-aviões russos estarão dotados de aviões de coberta de quinta geração, de decolagem horizontal clássica, que substituirão o modelo atual Su-33, e de aparelhos de espionagem não tripulados que estão sendo criados pela indústria militar russa.

FONTE: EFE

NOTA do BLOG: Na ilustração, o Ulyanovsk, CVN russo do final da década de 1980. Os futuros NAe russos poderão ser parecidos com ele.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RJ

Catapultas na pista em ângulo, e ski-jump. Para todos os tipos de aeronave.

caixeiro

Vai construir com que dinheiro??…

Lecen

Dinheiro sempre há.

Seria interessante se os russos estivessem atrás de parceiros para diminuir o custo do desenvolvimento e produção dos porta-aviões.

RL

Lecen.

Seria mais interessante ainda caso o Brasil fosse um desses parceiros, com o objetivo de construir uma unidade para nossa MB.

Henrique Sousa

Entra ano, sai ano, e para o país que quiser projetar poder longe de seu “quintal” esta continua sendo a arma mais eficaz.

Guerra assimétrica e Marinha de água marrom são conceitos atualmente em voga, mas a “atividade fim” de uma marinha continuará sendo o confronto simétrico e as águas azuis.

camberiu

Considerando que o PIB Russo encolheu quase 9% entre Janeiro de 2008 e Janeiro de 2009, a taxa de desemprego ja bate a casa de 25%, a arracadacao do Kremilin ja caiu 30% esse ano e o pais perdeu mais da metade das suas reservas internacionais tentando proteger o Rublo, eu acho essa noticia bastante improvavel.
Cada porta-avioes desse, segundo estimativas da propria Russia, custaria na faixa de US$4 bilhoes. Isso sem contar os avioes, as novas escoltas, equipamento do suporte, etc…
Isso me parece mais um anuncio de propaganda interna do que algo realmente realista.

Jlito

Isso aí Rússia. A hora de construir PA é com o petróleo a $40.

Seria o mesmo que o Chavez anunciar a compra de 36 Su35.

Dalton

Também acho este plano ambicioso demais, sem falar que a outra prioridade russa, que sao novos submarinos estrategicos e os novos misseis ” bulava” consomem muitos recursos. A Russia pelo que sei, nao tem estaleiros grandes o suficiente para construi-los, e terá que construi-los na Ucrania, provavelmente oferecendo um contrato vantajoso e irrecusavel para eles. Pode ser que de em nada, mas, só o fato da vontade da Russia em querer te-los, é prova mais do que suficiente de que porta-avioes sao importantes e a marinha americana provavelmente continuará a construi-los. Talvez, estejamos testemunhando uma nova corrida naval, principalmente entre… Read more »

Lecen

Vocês devem entender que a Defesa de um país é indifirente a ocasionais dificuldades econômicas. É algo que deve ser constante e não esporádico.

A Rússia pode não estar com tantas reservas como até pouco tempo atrás, mas mesmo assim continua investindo em suas Forças Armadas.

O problema é que alguns aqui se acostumaram com a Defesa do Brasil onde qualquer solavanco econômico é razão para acabar com qualquer investimento por anos e anos (vide o FX).

Fábio Max

A Rússia tem um PIB parecido com o do Brasil. E certamente, a arrecadação tributária do Estado é MENOR que a brasileira. E mesmo assim, ele tem políticas sérias de defesa e não negligenciam o assunto. E vai construir sim, 3 PA(s), sabem porque? 1) Porque o petróleo voltará a subir cedo ou tarde; 2) Porque eles sabem a necessidade de sua defesa; 3) Porque eles sabem que a pesquisa e a indústria envolvidas em peojetos assim revertem para a sociedade em empregos, novos produtos, novas tecnologias e exportações; 4) Porque a Rússia sabe o seu lugar no mundo, e… Read more »

Abrivio

O artigo do poder naval indicado na notícia é de 2006. A operacionalidade do Kuznetsov aumentou, mas o resto permanece na mesma.

De tempos em tempos, os russos anunciam que vão construir um número qualquer de naes, mas o projeto não sai da mesa.

Enquanto isso, o nae nacional indiano vai “andando”, se ficar pronto antes da reforma do Goshkov, que deveria ter sido incorporado ano passado, vai ser uma vergonha.

O modelo e a parceria com os indianos parece mais indicada.

Abrivio

Fábio Max, Essa história de nae é só propaganda que eu já ouvi várias vezes. Os russos são muito mais fortes do que a imprensa ocidental prega, mas muito mais fracos que a imprensa russa alardeia. Os russos sabem mesmo seu papel na ordem mundial, são uma potência regional e por isso não querem a Otan na sua fronteira. De resto, sua arma é a intimidação (bombardeiros, submarinos e mísseis nucleares). As operações na Geórgia mostraram a fragilidade das forças russas. Apesar de empregarem forças muito maiores e com equipamento melhor, e, claramente a operação ter sido planejada, não conseguiram… Read more »

Coralsea

E onde serão construídos?
Os outros foram todos construídos em Nikolayev, Ucrânia….hoje esse estaleiro está em péssimas condições, assim como as relações entre a Rússia e a Ucrânia.
Os únicos estaleiros na Rússia que poderiam construir um PA seria o de Severodvinsk e o de St.Petersburgo mas não antes de serem ampliados e modernizados.
A falta de grana é séria, muito dinheiro já está sendo investido nos novos SSBN e manutenção e reativação de várias unidades que estão a muitos anos paradas.
Eu pessoalmente não acredito na construção de um PA nos próximos anos; independente do preço do petróleo.

Marine

Concordo com os que dizem que isso nao passa de propaganda e o projeto nao vai sair da mesa.

Sds!

Ricardo

Taxa de desemprego na Rússia 25%? arrecadação caiu 30%? perdeu mais da metade das reservas? nossa gostaria de saber de onde esse povo tira essas noticias, desemprego na Rússia é de 8,8%, praticamente a mesma taxa do Brasil, reservas russas estão na casa de 386 bi de dólares e essa da arrecadação ter caido 30% eu nem comento…
Segundo estimativas da Cia o PIB russo ja passou o brasileiro em mais de 100 bi e olha que em 1999 o pib russo era MENOS DA METADE do pib brasileiro.
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/rs.html#Econ

https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/br.html

Tiago Jeronimo

Pura propaganda para os tolos acreditarem, a Russia que tem no petroleo sua principal commodity não tem dinheiro para isso. A Rússia já cortou 15% do orçamento para defesa em 2009: “Embora vários planos tenham sido apresentados com o objectivo de aumentar os gastos militares, a crise parece que os terá congelado pelo menos durante o próximo ano, pois a imprensa russa anunciou uma redução de 15% no orçamento de defesa, tendo em consideração as actuais dificuldades financeiras. A redução orçamental não é definitiva e poderão ser efectuados mais cortes.” Fonte: Area Militar. Agora vamos aos ingênuos: 1) Porque o… Read more »

MOSilva

Eu acredito que a Rússia realmente vá construir tais NAes. Primeiro, porque o líder político do país (Vladimir Putin) não é de blefar e já prometeu ao povo russo resgatar a grandeza da nação. Internamente, ele tem muito apoio popular, o que facilita na tomada de decisões, mesmo aquelas que envolvam sacrifícios por parte da população. A Rússia tem tecnologia própria para projetar e construir todos os elementos de um NAe, desde a propulsão até os radares. Equipes de engenheiros e projetistas russos estão apoiando a China e a Índia na reforma e construção de seus NAes, fazendo com que… Read more »

MOSilva

Ah, não se pode esquecer que crises econõmicas vão e vêm de tempos em tempos. Isso pode atrasar um projeto estratégico, mas não é um fator definitivo para o seu cancelamento.

Coralsea

Oi MOSilva Te dou razão em alguns pontos; se eles quiserem eles podem construir um PA “as custas de sangue suor e lágrimas da sua população”, tem tecnologia e corpo técnico mas existem alguns entraves… A prioridade (da Marinha) no momento é sem dúvida os novos SSBN. Eles estão com sérios problemas de infra-estrutura: Quartéis caindo aos pedaços onde nem aquecimento, telefones funcionam direito… os péssimos salários tem levado muitos oficiais, engenheiros, projetistas e outros especialistas a procurarem empregos no setor privado ou até mesmo no exterior.. O treinamento é bem ruim, por falta de dinheiro, equipamento etc… vide acidentes… Read more »

João das Botas

O mais divertido é analizar a RUSSIA sob, infelizmente, a mesma perspectiva Brasileira.

Shinigami

Fonte do site Area Militar não e confiável este site como muitos outros é anti-russo, inclusive sofreu um ataque de rackers que deixou o site algumas semanas fora do ar. A Rússia reduziu 15% no orçamento de defesa na area de custeio, a folha de pagamento do ministério da defesa da Rússia somente em salários tem quase 2 milhões de pessoas, (civis e militares inclusos). Foi lançado no começo de 2008 um plano para reduzir a folha de pagamento em 3 anos para no máximo 1 milhão de pessoas, atualmente a folha de pagamento do ministério de defesa da Rússia… Read more »

Coralsea

Não sou “anti-russo” ou “anti-americano” ou algo assim…:-) Vejo também muitas coisas positivas nas forças armadas deles…como existem em todo lugar. Mas infelizmente lá a propaganda é séria, pelo fato de ser uma democracia de fachada…. Falo isso porque a minha esposa foi nascida e criada na antiga URSS, conheço a Rússia e vários países da antiga URSS…vamos lá com frequência…já tive a oportunidade de passar um dia a bordo da fragata “Neustrachinyy”…ou seja, entendo um pouco do que falo. Um primo dela é oficial da força aérea; e o marido da melhor amiga dela é oficial do exército… Não… Read more »

MOSilva

Bem colocado, João das Botas: por vezes é feita uma análise da Rússia sob a ótica ocidental/capitalista. E, creio, que ela (Rússia) não “funcione” exatamente como um país tradicionalmente capitalista. Falta de recursos financeiros pode impedir um projeto estratégico no ocidente capitalista, mas fará o mesmo no Rússia? Coralsea, acredito que a sua visão das condições gerais da Rússia estão baseadas em informações da época do governo do Borís Yeltsin, quando a população estava com moral abatido, e as agruras das forças armadas locais foram expostas como feridas. De lá para cá, houve consideráveis mudanças. O acidente com o submarino… Read more »

MOSilva

Coralsea, sua experiência e conhecimento das atuais condições das forças armadas russas é inegável, pois vem de fontes diretas, sem interveção da mídia. Se o estado geral da marinha e também das demais FAs do país está em semelhante penúria, a construção de NAes nucleáres é impossível. Realmente, pode ser somente “propaganda política”, embora confesse que, estratégicamente falando na atual conjuntura global, não comprendo o motivo para tal procedimento.
Bem, de qualquer forma o tempo (sempre ele…) trará a resposta verdadeira.
SDS.

Valtinho

Pelo menos eles(russos) tem a intenção e até a planta do projeto. E nós???

Raphael

huahauhuahuhauha

Vou escrever a mesma coisa que eu escrevi na ultima vez que os Russos anunciaram a construcao de 100 Naes, Deja-vu!

Nem a modernizacao do Indiano os caras conseguem acabar.

Coralsea

MOSilva

Muitos progressos foram feitos; de um modo geral a situação das forças armadas russsas hoje é bem melhor do que a uns 10 ou 15 anos atrás…mas os problemas são imensos….
No futuro, pelo menos no exército, a intenção deles é de ter mais “qualidade” em vêz de “quantidade”….ou seja, mais brigadas em vêz de divisões….investir mais em equipamento, mobilidade, treinamento, comunicações…uma tendência mundial….
Mas vamos ver o que acontece…o mundo dá muitas voltas!

Shinigami

Tendência Mundial…..
O Brasil do futuro que nunca chega vai na contra mão?

Baschera

Pelo menos eles não pagaram R$ 163 Bilhões no ano de 2008 em juros para rolar a dívida interna como os “patos” brasileiros.
Eles tem 1.200 generais e nós 1.200 famílias ou empresas que comem todos os anos 1/4 do orçamento federal em juros.
Sds.

Robson Br

Shinigami, O Exército brasileiro também passa por um momento de mudança estruturais onde deverá consolidar o “Módulo Brigada”. Não vejo o motivo de tantas críticas, pois como eu já disse em outro poste, o nosso TO é outro, pois nossas ameaças são outras. Lá China, Paquistão, Rússia, Coréia, etc… estão todos em um calderão milenar. A Rússia com a China e a China com as Coréias e a Índia. A índia com o Paquistão e assim por adiante. Se a gente olhar para dentro de nossas fronteiras, o melhor investimento são os Helis, Supertucanos, e os novos blindados sobre rodas.… Read more »

Marine

Aos colegas,

Todos os comentarios foram muito bons, com analises bem formuladas mas estamos todos dizendo vao construir ou nao…Bem se um dia eles vao, claro que vao mas sera daqui 10, 20, 50, 200 anos?

Entao vamos procurar colocar um prazo nisso. Eu sou da opiniao que por pelo menos 10-15 anos nenhum deles estara navegando incorporado a marinha russa.

E voces?

Sds!

Ulisses

Eu adoro quando vejo gente como o Baschera,Valtinho,Lecen e etc que fica na base do “Pelo menos eles…”

Então tá!Vamos no nosso pelo menos.

Pelo menos nós não temos leis que obrigam casais a terem 1 só filho e se tiver mais terão de ser largados na rua até morrerem.

Pelo menos nós temos DEUS.

Pelo menos não estamos em regime comunistas.

Pelo menos não sou vocês

Pelo menos tenho TVA e Rússia e China ficam mais vendo o canal estatal e os chineses tem de ir naquele festival chato.

Pelo menos…Ah querem saber vão para o inferno!(China):(

Daniel Camilo

É isso aí Ulisses!!!

MOSilva

A Rússia deve ter um novo NAe em 5 anos depois do batimento da quilha. Ele estará totalmente operacional em 7 anos após o inicio da montagem. Creio que isso se dará em cerca de 2017 – 2020, preservadas as condições atuais (crise mundial com perspectiva de encerramento em 2 anos). Óbviamente, é um palpite.

Ulisses

Valeu Daniel

joao terba

Pelo menos mão obra especializada eles tem, atuamente estamos dependendo da China,Russia e Ucrânia para nosso desenvolvimento tecnologico concordam?

Vassili Zaitsev

Ulisses,

Soltou os cachorros para cima das comparações sem sentido.

RESISTANCE!!!!!!!!

SABOTAGE!!!!!!!!!!

Ulisses

Valeu Vassili e parece que só eu e você ainda se lembra da Resistência.Boa Noite amigo.

Ulisses

Ahhh Ucrânia,Rússia,China,nossa que comparação. Se eles tem tanta mão de obra por que a China fez aquele teste de foguete no meio de uma aldeia que acabou explodindo e matando 500 pessoas,não tinha outro lugar não?É claro que tinha! Na China acontece tantos acidentes em minas de carvão,sabem por que?PORQUE ELES NÃO INVESTEM EM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA OS TRABALHADORES!!! A URSS tinha tanta mão de obra que colocaram quatro reatores em Chernobyl,o quarto explodiu,os sistemas do reator foram mal feitos e colocaram trabalhadores sem experiência no assunto,tanto que o engenheiro-chefe da usina só tinha experiência com reatores pequenos!E a… Read more »

Vassili Zaitsev

Ulisses,

Não. O Hornet tb está na parada. Ele é menbro vitalício da RESISTANCE. Eu e ele queriamos saber se foi vc que explodiu o paiol do CTA no Blog Aéreo.

abraços.

Valtinho

Ulisses como vc disse não vivemos em regime comunista, por isso respeito tudo que vc falou e concordo em tudo. Quando eu falei: “Pelo menos eles(russos) tem a intenção e até a planta do projeto. E nós???” eu estava me referindo que eles tem um objetivo a ser seguido um projeto a ser tocado, claro que aqui as coisas estão tomando rumo e não sou nenhum sabotador, ao contrário, torço que NOSSO PAíS (O BRASIL) desenvolva sua industria de defesa e se torne uma potência, ou vc não quer que isso aconteça???”PELO MENOS” eles sabem que querem 3 NAe movidos… Read more »

Valtinho

OBS: … pensar não é crime e opinar tb não.

Flamenguista

Se tudo isso aí sair do papel, os russos terão passado a perna nos EUA, uma vez que, o F-22 naval não saiu por causa dos custos proibitivos.

Dalton

Flamenguista…

O novo aviao da marinha será o F-35 “C”, que juntamente com os F18 E/F os F18G de guerra eletronica, os novos E2D, os novos helicopteros MH60S e provavelmente UCAVs comporao as alas aereas nos proximos anos.

Como vc mesmo escreveu ” Se tudo isso aí sair do papel ” mas mesmo assim, nao será o suficiente para passar a perna nos EUA, que continuam sustentando uma politica de 11 porta-avioes nucleares muito maiores e portanto mais capazes.

abraços

brazilwolfpack

Quanta dor de cotovelo,inveja,e odio aos russos no Brasil. Por que? Porque construirao Naes nucleares? Certos estao eles,assegurando sua posicao de potencia naval enquanto o Brasil fica na decada de 60,com uma duzia de escoltas obsoletas,completamente dependente dos EUA. Ao inves de ficar falando tanto,o que se deveria fazer e seguir o exemplo dos russos,assim como os venezuelanos e chilenos,e tomar providencias urgentes sobre a marinha brasileira, totalmente defasada e na miseria. E essas criticas da “pobreza” da Russia? Acaso no Brasil ja a conseguiram eliminar? Basta uma visita as favelas do Rio,ou centro de Sao Paulo,e a realidade e… Read more »

Flamenguista

Dalton.
Quando escrevi passar a perna era com relação à possibilidade da Rússia embarcar um caça pesado, birreator, etc. e de quinta geração. Esse feito a marinha americana até queria mas achou que sairia muito caro uma versão naval do F-22, ou simplesmente não achou necessário tal caça.

Estou levando em conta que a idéia dos russos é fazer um PAK-FA naval que, segundo boatos, estaria mais prá um F-22 que para um F-35.

Ulisses

Valtinho,tá certo,me desculpe se fui rude mas devemos entender que a Rússia só tem o projeto do NAE nuclear por que não é a primeira vez que eles tem tal projeto.A Inglaterra até pensou nos NAE nucleares mas desistiu pelo auto custo do navio e optou pelos convencionais.A Rússia vai se basear num projeto ainda do tempo da Guerra Fria.Enquanto nós,devemos nos lembrar que estamos no inicio ainda,como nós iriamos construir um NAE nuclear se nem temos experiência em um convencional?

SDS.

AL

Dalton,

pelo que você explanou acima, a US Navy terá 6 tipos de aeronaves em seus NAes! Pelo que me lembro, acho que desde a década de 80 a Navy luta para ter certa padronização em seus NAes, sem ter tantos tipos diferentes de aeronaves por causa do pesadelo que é a logística! Isso não é um contra-censo?

Abraços.

Dalton

AL… Vc tem razao quanto a logistica ser um pesadelo, esta é uma das razoes que operar um porta-avioes nao é fácil. lembra-se da epoca da guerra fria? F-14s, F-18s, A-10s ? Hoje há apenas o F18 voando e realizando, ou tentando realizar a funçao de tres avioes diferentes. Este é o motivo por exemplo, da nova aeronave de guerra eletronica o F-18G ser uma versao do F18F, justamente para facilitar a manutençao. Assim no futuro, 2020 para frente, a marinha contará apenas com 5″ frames” F-18 E/F/G F-35 C E2-D MH-60 UCAVs Após 2030 o F-35 tem grandes possibilidades… Read more »

Dalton

nao sei de onde tirei A-10, quis escrever A-6…

abraços