Obama envia destroieres para região de disputa entre Marinhas de EUA e China

0

burke-destroyer

O presidente Barack Obama enviou destroieres fortemente armados para a região do Mar do Sul da China onde as Marinhas americana e chinesa tiveram uma disputa no último fim de semana, de acordo com informações publicadas nesta sexta-feira no site do “Times”.
Segundo o Pentágono, embarcações chinesas “incomodaram” um de seus navios de vigilância oceânica, que estava conduzindo operações de rotina em águas internacionais, 120 quilômetros ao sul da Ilha de Hainan. A Marinha americana informou que um navio de inteligência da Marinha, um barco-patrulha do Escritório de Pesca Marítima, um barco-patrulha da administração oceanográfica chinesa e duas traineiras pequenas com bandeira do país oriental se aproximaram a apenas 7,6 metros do USS Impeccable. A manobra chinesa forçou os marinheiros a adota posição de emergência.
A China acusou a Marinha dos Estados Unidos de realizar atividades ilegais de vistoria nas proximidades da ilha. Os chefes militares chineses chegaram a afirmar que a embarcação americana estava em missão de espionagem.
O episódio complicou ainda mais as frágeis relações militares entre os dois países. Obama pediu na quinta-feira que EUA e China tenham mais diálogo militar a fim de evitar a repetição do incidente. Uma linha direta entre o Pentágono e o Ministério de Defesa da China foi criada em abril do ano passado, mas ela não chegou a ser usada no incidente do fim de semana.

Da Agência O Globo

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AL

Dalton,

foi justamente a presença do heliponto que me deixou em dúvida, pois não sabia que tinham posto esse heliponto em novas unidades dessa classe. Obrigado pelo esclarecimento. Só uma observação: da mais poderosa classe de navios de superfície deles, eles “só” tem 56 e tem mais alguns no “forno”. Aqui pensamos em 3 ou 4 navios novos… Abraços.

Bosco

Interessante o local dos lançadores do Harpoon. Costumava ser a meia nau.
Também é visível os Phalanx da versão Block I B com capacidade antisuperfície e os canhões Mk-38 de 25 mm à meia nau

Dalton

Coral Sea,

Mereceu sem duvida a honraria de ter seu nome associado a um destroyer…

abraços

Coralsea

Oi Dalton!

De fato foi coincidência; como ele é baseado em Pearl Harbor/HI, aumenta as chances de ele estar na área.
Além disso, o Gordon Paiea Chung-Hoon, se aposentou como Rear Admiral (Upper Half).

AL

Pessoal, o destroyer aí acima é um Arleigh Burke?

Abraços.

Dalton

Sim AL,

a foto é do USS John Paul Jones, e os primeiros 28 da classe nao contam com hangares para helicopteros, coisa que foi corrigida em todos os subsequentes, atualmente o numero total é 56 unidades, e mais seis em construçao ou já encomendadas.

abraços

Dalton

Coral Sea,

percebeu a coincidencia e ironia de destacar um destroyer honrando um americano que comandou um destroyer na segunda guerra mundial de descendecia chinesa?

abraços

ramillies

Henrique, As 200 milhas englobam a Zona Económica Exclusiva de um país litorâneo e têm apenas a ver com questões de exploração dos recursos económicos nessa zona. O ZEE nada tem a ver com actividades navais militares. O problema é que a USN andava a conduzir operações de inteligência militar, perfeitamente legal fora das 12 milhas, mas disfarçava dizendo que eram pesquisas ciêntificas, o que é ilegal fazer dentro do ZEE de outro país sem a sua autorização. Ou seja, se o Brasil quisesse bisbilhotar as bases de submarinos da USN a partir da ZEE dos EUA, estaria no seu… Read more »

Coralsea

Na realidade, a USN só enviou um destróier para proteger o “Impeccable”; o USS Chung-Hoon DDG 93 que já estava na área….

Henrique

Nada como ter poderio militar e equipamentos prontos para ação… se fosse o Brasil… manda o São Paulo… ops… tá quebrado, manda as fragatas… ops … não tem combustível … então deixa pra lá!
Brincadeiras a parte, os EUA estão sempre provocando alguém e sempre se recusam a reconhecer as 200 milhas náuticas dos outros.. daí os Chineses que tb não são flor que se cheire… já viu.
Abraços.

Jacubão

A primeira foto parece muito com uma feita pela MB, na boca da barra no RIO, em uma comemoração por um dos aniversários da nossa FÔRÇA DE SUBMARINOS.