Home Noticiário Nacional Corveta francesa para os Emirados Árabes Unidos pode vir a ser o...

Corveta francesa para os Emirados Árabes Unidos pode vir a ser o NaPaOc brasileiro

853
8

Corveta francesa - baynunah.jpg

O navio da ilustração 3D é a BAYNUNAH, corveta de 72m que está sendo construída pela CMN francesa para os Emirados Árabes Unidos. O contrato foi assinado em 2003 e previa 4 navios, com opção de mais 2.

A construção do primeiro navio ocorre na França e os demais da classe serão construídos nos Emirados, no Abu Dhabi Ship Building (ADSB), com supervisão técnica da CMN.

O projeto inclui uma convôo para operar um helicóptero da classe do Panther, com um moderno sistema de auxílio a pousos com mar agitado, bem como um hangar.
As BAYNUNAH serão equipadas com um sistema de propulsão com três waterjets, acionados por 4 motores diesel, possibilitando uma velocidade máxima de 30 nós.

Há quem diga que o projeto do NaPaOc de 1.000t que a MB pretende construir será baseado nessa classe, já que os dois navios-patrulha de 500t que a Marinha está construindo também são projeto da CMN francesa. Será?

8
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
7 Comment authors
MO‘Baynunah’, primeira corveta para os EAUpmottamarcelo cunhaNunão Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Nimitz
Visitante
Nimitz

Essas eram as características do NaPaOc da MB:

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Comprimento: 78m
Comprimento entre perpendiculares: 71m
Boca: 11m
Calado: 5,5m
Projeto de Calado: 3,2m
Deslocamento Carga Máxima: 1150t
Deslocamento Padrão: 950t
Velocidade Máxima: > 20 nós
Alcance: 4500 mn a 13 nós
Autonomia: 20 dias
Guarnição: 40 pessoas
Propulsão: CODAD
Motores: 4 motores a diesel (1715 kW cada) e 2 hélices
Armamento: 1 Bofors 40mm/70 Mk3 ou 57mm/70 Mk2
2 Oerlikon 20 mm B01-2
Lanchas: 1 Operacional e 1 Auxiliar
Stealth Design
Radar: Radar de Navegação
Hangar para Helicópteros: Convôo e Hangar com Suprimento Elétrico e de Combustível

Clausewitz
Visitante
Clausewitz

Não podemos fazer no Brasil, melhor projeto e barco, sem pedir nada pra gringos?

Para min, é possível!

Antonio M
Visitante
Antonio M

Um navio com motores diesel e hidrojatos que alcança 30 nós?! Seria muito bom, além parecer ser bem armado; seu armamento poderia estar mais bem detalhado.

Nunão
Visitante
Nunão

É o mesmo projeto que estava no stand da Emgeprom numa das últimas LAAD, certo? Projeto bem interessante, podendo ser muito bem armados em relação ao deslocamento, mesmo que, quando lançados, provavelmente o sejam sub-armados (vide especificações do NaPaOc original postadas pelo Nimitz). Tenho curiosidade de saber, porém, em que estágio estava o projeto do NaPaOc cujas imagens apareceram de vez em quando desde 2001, pelo menos. Provavelmente o projeto da CMN, mais avançado e baseado em projetos já construídos, ofereça menos risco. Por outro lado, já li que manter capacidade de projeto nacional, mesmo sem lançar navios, é por… Read more »

marcelo cunha
Visitante
marcelo cunha

como assim? corveta ou NPOc? na própria definição do PODER NAVAL corveta é um navio de COMBATE, ainda que costeiro. NPOc é um navio de patrulha,não é? Não seria um projeto impróprio para a missão?

MO
Membro

Mas ai varia de pais para pais lap ode ser uma Cv, aqui um NpaOc, em nações com marinhas limitadas uma CV é ao mesmo tempo capitania, NE, NHi, Escolta, Nau Principal, NtrT .. .e por ai vai …

pmotta
Visitante
pmotta

alguns projetos estão disponíveis também no site http://www.naval-technology.com, que também possui links para assuntos correlatos(ship-technology, airforce-technology, etc).

trackback

[…] belo navio das fotos é a Baynunah, corveta de 1.500 toneladas, lançada ao mar pelo estaleiro CMN francês no dia 27.06, em […]