A mais nova fragata da Marinha de Singapura, a RSS Intrepid, acaba de realizar o primeiro lançamento de um míssil Aster 15 com sucesso, declarou o Ministro da Defesa daquele país. O  teste foi conduzido na costa da França no último dia 3 de abril.

A Intrepid é a segunda unidade da classe Formidable, composta por seis navios. Todos eles são equipados com sistema SAM VLS dotado de quatro células formadas por oito módulos Sylver, totalizando 32 mísseis. No entanto, existem rumores de que alguns módulos Sylver sejam da versão A50 (um pouco mais extensos que os A35), com capacidade para lançamento do Aster 30 de longo alcance (até 120 km teórico).

Caso realmente as Formidable de Singapura possuam esta versão do Aster, a marinha daquele país será a primeira no sudestes asiático com verdadeira capacidade de defesa de área.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jonas Rafael

Acho que era por aí que devíamos equipar nossos navios futuramente. Essas Formidable parecem navios bem interessantes.

marcio macedo

As Formidables são um motivo para reflexão a respeito de nossas futuras escoltas. Um casco de tamanho relativamente reduzido (3.200 toneladas)com capacidade para lançar mísseis de defesa de área longa e curta. Não consigo me convecer de que seis mil toneladas é o peso ideal para nossas futuras escoltas.

[…] Intrepid lança primeiro Aster 15 […]