Fonte: Último segundo

Madri, 17 abr (EFE).- Cinco navios provenientes da Espanha, França e Reino Unido iniciaram seu desdobramento para desenvolver o exercício naval multinacional “Espabras-08” junto à marinha brasileira em águas do Atlântico Sul, informou hoje a Marinha espanhola.

A força multinacional européia partirá este fim de semana em direção ao Brasil e, após uma escala no Rio de Janeiro, iniciará um exercício naval com a Marinha brasileira na região de Itaoca, previsto para ocorrer entre os dias 7 e 12 de maio.

O agrupamento naval internacional, composto também por forças de desembarque espanholas e portuguesas, é comandado pela Armada espanhola, concretamente pelo contra-almirante Santiago Bolíbar Piñeiro, e durará até 4 de junho.

Por parte espanhola participam a embarcação de assalto anfíbio “Galícia”, a embarcação de abastecimento de combate “Patiño” e a fragata “Navarra”.

Além disso, fazem parte da operação aviões Harrier e helicópteros, assim como um batalhão de desembarque, a bordo dos navios anfíbios, composto por 250 infantes da Brigada de Infantaria da Marinha do Tercio da Armada e uma centena de “fuzileiros navais” da Marinha portuguesa.

Por parte da França participa a fragata “Aconit” e por parte britânica a embarcação anfíbia “Mounts Bay”.

Na primeira fase da travessia, também está prevista a participação da fragata “Álvaro de Bazán” e do porta-aviões “Príncipe de Astúrias”, ambos espanhóis.

O “Espabras 08” finalizará no dia 4 de junho com a chegada dos navios na base naval de Rota (sul da península Ibérica).

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Esperamos anciosamente a cobertura do Poder Naval nestes exercícios navais, aliás, como já é de praxe.
Sds.

Guilherme Poggio

Estaremos associados à ALIDE neste evento e a matéria e as fotos serão publicadas lá.

Fernando_Canoas

Srs.
O R11 (Príncipe de Astúrias) já foi nosso freguês com torpedos, agora, vamos ver se “afundamos” ele novamente com torpedos, AM39 ou MK82 !!!
OBS.: Os 2 Falcões operacionais podem deixar borracha no convés do R11 ?? Ou por causa do Sky Jump a operação é arriscada ???

Harriers vs A4 este filme eu já vi!!!

Fernando

BVR

Bem lembrado sr. Fernando,
Será que caberia uma oportunidade pros falcões entubarem os harriers?
Seria muito bom pros nossos pilotos.

Marcelo Ostra

Segundo consta sera um exercicio anfibio

nao teremos denovo um “afundamento”

MO

Taer

Gostaria de saber quais navios da MB participariam do referido exercício naval?
Sds.

[…] deste tipo, Portugual recorre aos demais parceiros da OTAN. Em Maio deste ano, durante a Operação Espabras, os fuzileiros portugueses que participaram dos exercícios vieram a bordo do navio espanhol […]