Parlamentares criam frente para ajudar indústria marítima

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Fonte: Câmara dos Deputados

O deputado federal Edmilson Valentim convoca todos os parlamentares para a instalação da “Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Marítima Brasileira”, a ser realizada, no próximo dia 23 de abril, às 14h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A Frente tem o objetivo de estimular, defender e proteger os interesses sociais e econômicos da indústria marítima nacional, nos seus mais variados segmentos, entre eles: Indústria Naval, Marinha Mercante (longo curso, cabotagem e interior), Indústria de Defesa Naval, Indústria da Pesca, Indústria de Apoio Marítimo e Portuário e Indústria Náutica de Lazer.

O transporte marítimo é vital para o desenvolvimento e a soberania do País. A capacidade de produzir navios e ter frota própria é considerada, internacionalmente, uma necessidade estratégica, principalmente quando se leva em conta a posição geográfica brasileira. Além disso, o Brasil tem 42 mil quilômetros de rios navegáveis, oito mil quilômetros de costa e 65% de sua população vivendo numa faixa até 100 quilômetros do litoral.

A indústria brasileira de construção de grandes navios já foi a segunda maior do mundo, gerando mais de 40 mil empregos e exportando para a Inglaterra, França, Alemanha, Grécia e Estados Unidos. Nos últimos anos, o Setor Naval Brasileiro recebeu um aporte financeiro importante com a construção de embarcações para transporte de petróleo e derivados. Mesmo com a previsão para os próximos anos da construção de mais de 50 navios, o país ainda terá uma frota de cabotagem para navegação entre portos nacionais bem inferior à necessária.

Segundo dados da Transpetro, empresa de transporte e logística do sistema Petrobrás, o transporte marítimo tem um grande peso no comércio internacional, respondendo por cerca de 80% das transações entre os países. No Brasil, esse percentual é ainda maior, 95% de nosso comércio com outros países é feito por mar. O impacto no custos dos produtos com os gastos de frete também é grande, podendo impactar em até 10%, em média. Não por acaso os países responsáveis por 50% do comércio internacional detêm 72% da frota mundial.

O crescimento no volume de investimentos para este setor significará o reingresso do Brasil nesse mercado mundial, que movimenta a cada ano algo em torno de US$ 70 bilhões, gerando emprego e renda para o Brasil. Não podemos deixar de mencionar aqui o mercado de turismo náutico, aquele de barcos de cruzeiros marítimos curtos, como se faz na Europa e nos Estados Unidos.

O potencial náutico do Brasil é um dos maiores do mundo, devido à sua grande e diversificada costa, imensas bacias hidrográficas e clima quente. No entanto, somos ainda um mercado pequeno. A relação barco/habitante no país é de aproximadamente 1/1600.

A expansão e melhoria da indústria marítima são de importância fundamental para o crescimento econômico. O setor de infra-estrutura é essencial para o desenvolvimento, gerando impactos positivos sobre o restante da economia.

Ante a dimensão deste setor, é importante que o parlamento brasileiro atue na articulação e defesa da Indústria Marítima Brasileira.

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