veja_radar1_porta-avioes.jpg

Está vendo este navio aí em cima? É o porta-aviões São Paulo, comprado da Marinha francesa em 2000. Na falta de uso em manobras de guerra, será palco de uma megaoperação do governo Lula – a inauguração do campo petrolífero de Tupi, no litoral do Rio de Janeiro. O que um porta-aviões tem a ver com petróleo? Lula encomendou ao ministro Edison Lobão uma comemoração ufanista para celebrar os primeiros 20 000 barris diários, que começam a jorrar em meados de 2009. A idéia é embarcar no São Paulo artistas, políticos, empresários, atletas e celebridades para que assistam juntos à extração dos primeiros barris.

Fonte: Revista Veja 5/5/08

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra

Tavendo, é por ai que a coisa vai

Eta paisinho _______…

ahhh, pinta ele de cor de rosa !

E nos perdendo tempo com poder naval, blog naval, forum naval, lista naval e afins ….


MO

claudio

Aproveita e transforma ele em um parque de diversões. Com a grana dos ingressos terminamos o nosso sub nuclear

Ozawa

É a indicação cristalina da postura deste governo quanto aos meios militares. Não os têm como vetores de defesa, mas veículos de promoção política. Deveriam solicitar à Força Aérea, também, um sobrevôo de elementos Mirage 2000 expelindo as cores da bandeira nacional, e a apresentação de um balé aquático pelos GRUMEC em frente à citada plataforma.

A 12, DEPOIS DESSA, PEDE PRA SAIR !

tomas

Seria cômico se não fosse trágico!!!
O glorioso Nael São Paulo A-12 vai virar palanque flutuante para festas eleitoreiras da nova república sindicalista. Quem diria!

Melhor pinta-lo de verde e amarelo com uma bruta estrela vermelha no
convés…ops! sem esquecer das bandeirinhas tá!
Tudo bem ao gosto da patota que vai comandar e organizar a “quermesse”,
ra, ra, ra, ra, ra….ri, ri, ri ,ri, ri….

Nunão

Mas é óbvio que tinha que ser o São Paulo. É o único navio da MB com espaço suficiente pra jogar uma pelada com todo o ministério.

Mas tem que ser no hangar. No convôo vai cair muita bola no oceano.

Wagner_ASW

Mas esse MuLLa é muito Bur.. mesmo heim… Ta ai a visão que ele tem da MARINHA DO BRASIL … Pra quem não sabia o que o Presidente achava do Marinha, agora já tem a resposta… Ele quer é festa e muita caipirinha no Hangar do São Paulo… Que vergonha…

Nimitz

Se a Marinha souber capitalizar em cima do evento, pode sair ganhando nessa. O Presidente deverá ser informado que o NAe São Paulo não está em condições de receber ninguém do Governo, porque encontra-se em estado lamentável. Daí pode sair alguma verba para transformar nosso porta-nada em porta-alguma coisa.

Joaquim

Nimtz, prefiro ve-lo parado do que servindo de buffet para esta besta…..

Paulo Taubaté

Eleição em 2010, cê acha que esse poço num vai fica pronto…

Nem que seja pra liga uma mangueira de Campos até Santos, ou onde quer que seja, só pro poço dá aquela “mijadinha de petróleo”…

Me desculpe o plágio Marcelo Ostra, mas êita “povinho ______”….

Bonifácio

Tantos “cumpanheiro” juntos enlatados num velho navio…
Começo a sonhar com um grande fogo de artifício.

marcio macedo

Pode parecer estranho, à primeira vista, que o presidente Lula use o PA São Paulo para fazer a inaguração do campo petrolífero de Tupi.Mas acredito que esse uso tenha também um componente simbólico,talvez um recado a quem quer que seja:a inaguração do campo petrolífero em uma belonave pode ser uma reafirmação de soberania,de mostrar disposição de defendê-lo com os meios que dispomos. A matéria de Veja é coerente com sua linha editorial, de se opor a tudo que contradiga os interesses econômicos trananacionais que representa.A presença do PA na inauguração é um fato menor.A revista sempre se opôs a investimentos… Read more »

Wagner_ASW

Acho que para completar a festa seria bem vinda uma apresentação do Tikuna. Ele poderia disparar um de seus torpedos no São Paulo quando todos estiverem a bordo. Seria uma bela queima de fogos pra comemorar o Campo de Petróleo… Porque o interessante mesmo é o Petróleo e a política do bom e velho palanqueiro Sr. “Mulla”, não o restante, pelo que estou vendo!!!

RODRIGO

Bem que ao navegar longe da costa,o São Paulo,carregando a cumpanheirada,explodisse numa cena cinematográfica.Seria a vingança do Navio e um fim glorioso para o mesmo !!!

C.Queiroz

Espero mesmo meus amigos de blog que seja aproveitada a oportunidade para capitanear esta “prezepada” para adquirir meios capazes, haja visto que estarão todos os “puliticos” embarcados. Eu ia sujerir um teste e uma demonstração de ataques torpédicos no opalão/obelix(prefiro o apelido francês, pois remete ao tempo em que ele exercia o seu papel real) mas infelizmente corremos o risco de perde-lo e os “puliticos” sobreviverem. rsrsrsrsrsrs Mas o ideal é que seja usado o momento para demonstrar a real necessidade de reaparelhamento onde fosse demonstrado a atual frota assim como o potencial real de uma modernização dos meios atuais… Read more »

RODRIGO

O pior não é o molusco solicitar o Navio para isso,e sim a MB se prestar a esse papel……!!!

CAON

Já que os aviões estão em falta, o “excelentíssimo” sr. presidente vai usá-lo, ao invés de como porta-aviões, como porta “cumpanheros” e “puliticos” do nosso “paisinho _____”(fazendo uma compilação das expressões utilizadas pelos colegas)

Paulo Costa

Em algumas marinhas mundo afora,os porta-aviões são usados,
para festas de fim de ano,ou para angariar fundos para os veteranos
de guerra,ou promocionais,são festas grandes,do tipo conveses cheios.Pelo nome e tamanho,eles atraem muita gente…

Wilson Johann

Nosso “paisinho” não é bumda, tampouco nosso povo. O que temos é uma classe política desqualificada, totalmente anti-patriota, e um governo corrupto e perdulário que não preza pelo legítimos interesses deste pais. Tudo o que este pais precisa para ser grande é de um governo decente. O resto nós temos. Aliás, temos tudo o que falta para os outros ou faltará em breve. Somos o pais mais rico do mundo, mas, por outro lado, o mais mal administrado.
Nossos políticos e esse governo que aí está, estes sim merecem ser chadados de “BUNDÕES”.

Um abraço a todos!

Marcelo Ostra

é paulo mas estas algumas marinhas os utilizam de verdade Alias surge uma ideia vindo de uma destas marinhas Que tal programar um Sinkex Jah pensou o mulo, um bando de ______da globo, atlateas (? que que tem a ver … 0, mas vai tambem e uma corja puitica tudo num tiro soh e ainda nos libvramos do São Paulo, dispararemos noso 6º exocet. nosso 4º sea sku e nosso 12º torpedo (afinal é uma vez a cada 10.000 anos que fazemos isso) seria tipo tudo em uma caçapada soh Ja pensaram “NUNCA NA HISTORIA DESTE PAIS, HOUVERAM TANTO DISPAROS… Read more »

BVR

Concordo com os srs. Marcio Macedo, Nimitz e C.Queiroz; mas as colocações dos srs. Wagner_ASW e Rodrigo são hilárias (Kkkkk…). Enfim, temos que tentar enxergar alguma coisa mais significativa nessa idéia, que não a simples reunião festiva. Como vai haver comemoração, certamente vai haver discurso. Assim sendo, que os chefes navais orientem ou façam “lobby” na assessoria do MinDef para que fique evidente nos discursos a importância de uma marinha pronta a defender uma das riquezas da “amazônia azul”. Todos nós sabemos (e como !) dessa importância; mas políticos, artistas e empresários (sem generalizar é claro) parecem desconhecer ou não… Read more »

Farragut

Deixa o homem comemorar!
Agora vai!

Paulo

Todos nós sabemos que a intenção do presidente é posar com sua jaqueta com o brasão da república estampado no lado esquerdo igual a do Bush e fará um discurso do porta-aviões que vai correr o mundo, igual ao Bush com aquelas pessoas atras dele. Com isso tenta mostrar a pujança da economia do Brasil com a descobeta de mais petroleo e que nós temos porta-aviões.

Alte. Doenitz

Eu acho que nós estamos escrevendo à toa. Não vai jorrar óleo nenhum em Tupi até 2009. Acho que essa revista quer só fazer piada da marinha brasileira, do operário-presidente e do nosso porta-aviões. E só.

Baschera

Mais uma presepada !!
Os colegas esqueceram de, ao sugerir o torpedeamento da “cumpanherada”, que toda a redação da VEJA esteja incluida à bordo. Assim, poderíamos comemorar triplamente: tiro de torpedo, afundamento do opalão 6cc e sumiço de toda a corja.
Do jeito que a coisa vai, vamos todos virar comediantes……
Sds.

marcelo

acho muito louvável que os presidentes do Brasil tenham esta simbiose com as FFAA.è bastante simbólico estar numa grande reserva marinha de petróleo a bordo da mais poderosa unidade da frota, como um porta aviões.No entanto, o sapo barbudo é dado a bravatas,pois nada fez para tornar o SP um verdadeiro vetor da política externa brasileira.

McNamara

Lembrem que ele já quis mandar o A-12, vulgo Opalao para ajudar as vítimas do Tsunami na Ásia. O navio iria rememorar os naufrágios do Cabo das Tormentas eventualmente, pois nitidamente nao teria condicoes de chegar ao destino. Eu já pensei em transformar o Opalao até em Shopping Center, vendendo souvenires do Museu Naval da Baía de Guanabara, a maior concentracao de sucata do mundo, depois de Mumbai , mas agora tive outra idéia ; lotar o Opalao com a catreva petista em peso, fazer us cumpanhero tomá uns aperitivo, e fazer um SINKEX, pois nunca antes na história deste… Read more »

McNamara

Poxa, agora vi que o Baschera já teve essa idéia… vou ser acusado de plágio. Desculpa cumpanhero Baschera !!!! Eh eh eh ! Acho que vou tomar uns aperitivo também.

rufini

OLHA, DESDE QUE ATE LA LULA TENH FEITO O PAC DA DEFESA, NAO VEJO PROBLEMA ALGUM, POIS A 2 ANOS O SAO PAULO TA PARADO, SE ELE FOR PRA FESTA, QUE TEJE A BORBO UM BOM NUMERO DE A-4 E QUEM SABE ALGUNS SUPER ETANDART QUE A MARINHA TANTO ALMEIJA

Negodrama

Quando eu acho que ja vi o pior, acontece coisa pior ainda!!
Oque será pior que isso?? Da qui a pouco o Lula vai querer fazer a festa Junina no Porta “Quentão”

JOSEF STALIN

AAAAAAHHHHHHH QUEM ME DERA QUE NESSE MOMENTO O SP FOSSE ATINGIDO POR UM OU DOIS MOSKITS UM NO CONVES PARA ACABAR COM CUMPANHEIRADA INCLUSIVE O MOLSCO E OUTRO NO ANGAR COMO GARANTIA

edilson

Tem que se justificar os 12 milhões investidos não é?
chitãozinho e xororó… bozo, sande e junior, ivete, MC créu e lacraia e nós? A ver navios… da USNAVY passearem no nosso litoral.

AJS

Sinceramente, um país que até ha pouco tempo, (espero que tenha mudado) mantinha a fórmula E>=M+B não quer forças adequadas ao século XXI. Para quem não sabe a fórmula diz o seguinte: Poderio do Exército Maior ou igual à somatória do poderio da Marinha e da Aeronáutica. Sempre veremos momentos de incorporação de novos meios, seguidos de estagnação e ou aquisição de meios de 2ª mão. Infelizmente isso nunca mudou. Jamais na História deste país, houveram planos sequenciais de construção/obtenção de meios para manter um parque de produção ativo e evolutivo, tudo sempre foi feito para o agora e deixado… Read more »

Jonas Rafael

Não dá pra programar um exercício de tiro real com os submarinos da MB nesse dia? Sério, quem iria saber se ele afundasse? Iriam achar que foi defeito mesmo. Aproveitaríamos pra nos livrar de um bocado de políticos e atorzinhos insossos da Globo e quem sabe alguns “artistas” sertanejos, ou de axé, pagode ou funk. Se o Galvão Bueno estiver a bordo eu mesmo aperto o botão…

Jonas Rafael

Bah, agora vi que alguém já teve essa idéia. É que fiz a pesquisa na página por “bombas”, mas depois vi que submarinos seriam uma alternativa bem melhor.

marcio macedo

Bravo,Mauro! Vale a pena registrar: a Fiat já fez lançamento de carro no PA Minas Gerais e, se não me engano,ele também já foi palco de lançamento de moda para famosos.Um dos NDDs sediou uma homenagem aos deputados Ulisses Guimarães e Severo Gomes,vítimas de um acidente de helicóptero no mar. Autoridades presentes no navio lançaram um coroa de flores no local mais provavel da queda do helicóptero.É preciso deixar claro que não haverá festa em nosso PA.O que haverá no navio é uma cerimônia de governo (talvez de Estado), que vai assinalar a descoberta de um grande campo petrolífero que,… Read more »

marcio macedo

Ficamos perdendo tempo com a nota publicada em uma revista com clara inclinação partidária, deixando de lado a discussão principal:1)o projeto de transformação da MB em uma força de patrulha costeira, em getação no PAC da Defesa,com a provavel retirada daquilo que seus formuladores chamam (mas não especificam) de grandes unidades;2)a compra de submarinos russos mais capazes que os nossos atuais e os que podemos adqurir em breve;3)a perda de compras de oportunidade, como fragatas T22/3 3 T23, desativadas e colocadas à venda;4)a inexplicada compra de um navio para pesquisa oceânica de mais 30 anos de idade, embalado num discurso… Read more »

Sergio

Concordo em genero, numero e grau com o Mauro… e lembrei do mesmo fato com referencia ao Minas Gerais no gov do queridinho FHC…

AJS

Sinceramente, não vi nada de menor, na possibilidade de ocorrer o que a revistinha noticiou, a mesma, que em determinada época, torpedeou as forças armadas em uma edição, a qual trazia na capa tres figuras uniformizadas, estilizadas, que representariam as FFAAde Portugal, mas que tinham TODOS os traços do EB, da MB e da FAB, o repórter Amarel Neto à época foi à TV, protestar pelo ocorrido. Porém, a belonave maior de que dispõe a MB, é o S. Paulo, o evento a ser comemorado é a descoberta de um mega-campo, os políticos que poderão estar lá, serão brasileiros, idem… Read more »

Ozawa

A meu ver as críticas ao conteúdo da matéria anunciada não pretendem realizar comparações entre governos, mas a atuação do Estado Brasileiro no trato com as FFAA, seja o período deste ou daquele mandatário. A utilização mencionada, insisto, é errada para os fins a que se propõe. Não somente no aspecto técnico-operacional, mas simbólico. Uma nave de guerra do porte de um porta-aviões simboliza, em última análise, o poderio máximo de uma nação no aspecto tático da guerra naval. A última “ratio regis”. Deve-se, portanto, utilizá-lo com a devida parcimônia em assuntos alheios ao seu fim. Essa preocupação deve ser… Read more »

Wagner_ASW

Realmente Sr. Mauro tenho que concordar com suas palavras!!!! Grande abraço!!!

AJS

Sr. Mauro, concordo inteiramente com seu comentário, creio que devemos aguardar o anúncio em Setembro, do que ocorrerá com as 3 Forças.
Antes disso, é aguardar, sabendo lògicamente, que se houver alguma necessidade ou oportunidade premente, serão tomadas as decisões.

M.Norman

Aposto que todo mundo aqui que defende o Lula tem um carguinho comissionado ou é sindicalista. Não vejo como alguém (em sã consciência) que não dependa do Fome Zero possa defender o Lula, fora essas hipóteses…

Quanto à Veja, ele defende mais os interesses do Brasil do que o Lula. Vide a questão Raposa Serra do Sol…

König

Eu preferia ele Cheio de caças…
Mas desse jeito prefiro ele cheio de água no fundo do mar!

The Captain

Só para lembrar, o Collor fez “cooper” no Minas, não seria isto também uma forma de zombar com a Marinha?

marcelo

longe de mim defender qualquer atitude do farsante LULA. Em princípio (se não fosse a trupe vermelha) o evento não seria desabonador,afinal, também já usaram o USS ENTERPRISE p`ra fazer um filminho mediocre,alguém lembra?

Junior

Acho que o cara só pode ser do PT, gosta de uma barba no gangote, ou tá esperando uma vaga no circo do nae São Paulo. Que se não me engano é para se colocar aviões e não para servir de palanque politico, e tudo que o molusco e sua trupe faz de errado ou causa polemica, vem a justificativa de que governos anteriores fizeram o mesmo. Então que voltem , Collor, Itamar, Sarney, Fhc, quem sabe até um Getúlio, vai continuar a mesma mmmm….

Junior

Em janeiro, vou fazer uma festa p/ comemorar meu aniversário. Será que o A12, vai estar disponivel? Porque se estiver já vou reservar e ir pagando por mes para ficar mais em conta, embora não deve ser muito caro, afinal não tem muita utilidade.

Paulo Henrique (Goiânia)

Será uma boa oportunidade para afundar o porta-aviões… não está em funcionamento mesmo…

edilson

na raposa do sol, o Exmo. General Heleno não pode entrar, mas os sem terra podem fazer um churrasco abordo do são paulo com direto à cahaça e regrado à quilombagem.
que bonito… que bonito…
porta aviões pra que? o que precisamos é d eporta medalhas…

C.Queiroz

Caro amigo Mauro, antes de mais nada parabéns por sábias palavras; aos amigos do blog minhas desculpas pelo tópico acima(bem acima) pois por falta de atenção não percebi a fonte; peço a todos que desconfiem muito das matérias desta revista, pois já tive o desprezer de ter sido entrevistado em um momento muito triste de minha vida, onde perdi 03 bravos amigos em uma conquista no Aconcagua tentando levar a bandeira Brasileira pregada em suas vestimentas, isto na década de 90, onde o infeliz do reporter/jornalista tentou conduzir-me o tempo inteiro para que eu falasse que a equipe montada era… Read more »