O exercício naval entre Índia e França, denominado VARUNA, será a primeira oportunidade para a Marinha da Índia avaliar a capacidade do seu novo navio anfíbio, o INS Jalashwa. Este LPD da classe Austin foi adquirido dos EUA em 17 de janeiro, e tornou-se o primeiro navio descomissionado da USN vendido para a Índia.

A aquisição do Jalashwafoi marcada por protestos, quando veio a público as cláusulas contratuais impostas à Índia pelo governo dos EUA. Para piorar a reputação do navio, em fevereiro um vazamento de gás a bordo causou a morte de cinco tripulantes. Este conjunto de fatores colocou em cheque a aquisição de uma segunda unidade da classe Austin. Agora os indianos estão interessados em conhecer o BPC Mistral e possivelmente encomendar uma unidade destas no lugar de um segundo LPD usado.

A realização do exercício VARUNA 2008 foi divulgada aqui no Blog Naval recentemente. Além do Jalashwa, participarão do exercício o contratorpedeiro INS Ranjit (classe Kashin), a corveta INS Kirch (classe Khukri, igual ao Kharmuk que participa dos exercícios IBSAMAR com a MB na África do Sul) e o SSK INS Vagli (um dos dois sobreviventes da classe Foxtrot/Project 641). Acompanha o Mistral um contratorpedeiro da classe Georges Leygues (Dupleix ).

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments