A Marinha da Índia lançará em breve no mercado mundial seus requisitos para a aquisição de mais seis submarinos convencionais, informou o almirante Sureesh Mehta no último final de semana. Atualmente a Índia desenvolve um programa de construção de seis SSK Scorpène em parceria com a DCN nos estaleiros locais de Magazon. Este contrato, no valor de 4,6 bilhões de dólares, foi assinado em 2005 e prevê a instalação do sistema AIP MESMA em todas as unidades.

As empresas concorrentes são a DCNS (com o Scorpène AIM-2000 ou mesmo o novo Marlin que foi oferecido ao Brasil), a Rubin da Rússia (com o Advanced Kilo, mas recentemente a Índia teve problemas com a moderização de seus submarinos russos), a HDW da Alemanha (possivelmente com o seu Tipo 214) e a Navantia (com sua classe S-80).

Além disso, segue em ritmo acelerado a construção do demonstrador de tecnologia ATV (“Advanced Technology Vessel”), um submarino de propulsão nuclear totalmente desenvolvido na Índia pelo DRDO.

Atualmente a Marinha da Índia possui 16 submarinos convencionais senso quatro IKL 209, 10 Kilo e dois Foxtrot. Além disso, a Índia ainda espera o “leasing” de um submarino nuclear da Rússia para breve. Possivelmente um Project 971 (Akula para a OTAN).

Os rumos adotados pela Marinha da Índia demonstram que a combinação nuclear/convencional com AIP deva ser adotada por ela nas décadas seguintes. Depois do Japão, agora a Índia será o próximo país com SSK dotados de sistemas AIP. Atualmente o clube AIP já conta com Suécia, Alemanha, Itália, Grécia, Coréia do Sul, Paquistão, Japão e possivelmente Rússia e China. Parece que o principal argumento dos críticos do sistema AIP na Marinha do Brasil (útil apenas para “mares interiores e pouco profundos”) começa a perder sustentação.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
König

E olha que os problemas sociais la são bem maiores…

Raphael

Sistema AIP eh muita technologia para um pais de terceira como o Brazil!

König

So para o ministro da defesa que existe algum equipamento é sofisticado demais para nos…

König

O da India ainda se encontra longe do ideal(Com um vizinho como a China) mas nosso tamanho é maior que o da europa ocidental isso deveria ser levado em conta tambem, E em um mundo globalizado onde se “arma o barraco” facil acho que devemos ter FA’s correspondentes a Economia,tamanho para ai termos importancia a nivel mundial.
Saudações

Negodrama

Concordo com os colegas, temos que dispor de força compatível com nossa economia. Mas o Brasil é o país do faz-de-conta, estava lendo uma matéria no portal G1 sobre a reforma da torre de Congonhas, diz a aeronáutica que passou a ser a mais moderna do país, até ai tudo ok, a torre foi inaugurada no fim dos anos 40 por isso foi tombada, nem a fachada nem o espaço físico podem ser alterado resumindo, um aperto total. Temos que preservar nossa história, nosso patrimônio, mas tem coisas que devemos modernizar e dar boas condições para o profissional, mesmo que… Read more »

edilson

O homem vale aquilo que ele acha que vale, não aquilo que os outros dizem que vale.
Quem se vende por menos merece a mediocridade.
Por isso concordo com os colegas que postaram aqui e como já disse em outras oportunidades.
Vamos esperar surgir um inimigo potencial para nos defender dele?
Se queremos ser a 3, 4 ou 5 potência econômica, teremos que ser 3, 4 ou 5 potência militar.
O mundo é cruel, a diplomacia só existe na cabeça dos idealistas e nos manuais de educação de povos submissos.
Quem pode manda, quem é sábio obedece…

[…] a AIP AM-2000 (com o sistema MESMA) e a Compacta. Foi noticiado que a Marinha da Índia quer que pelo menos três de seus “Scorpène” sejam do modelo AIP, o que vai aumentar o custo de cada submarino em quase US$60 milhões. O modelo básico, pode […]