Fonte: Diário de Natal

Na manhã de hoje o navio-veleiro Cisne Branco atraca novamente em Natal. O navio da Marinha do Brasil ficará aberto a visitação pública de amanhã até quarta-feira, entre às 14h e 18h, no Porto de Natal. A tripulação é composta por 11 oficiais e 49 praças, com o atual Comandante sendo o Capitão-de-Mar-e—Guerra Flávio Soares Ferreira.

O Cisne Branco representa o país em grandes eventos náuticos, tanto no Brasil quanto no exterior, e é similar a uma réplica das galeras do século XIX. Além disso, o navio também tem o intuito de fomentar a mentalidade marítima, as tradições navais e contribuir para a formação dos oficiais da Marinha do Brasil.

O navio foi construído em Amsterdã, na Holanda, no ano de 1998 e incorporado à Marinha do Brasil em março de 2000. Sua primeira viagem pela Marinha teve início às margens do Rio Tejo, em Portugal, no dia 09 de março, exatamente 500 anos após a partida de Pedro Álvares Cabral para o descobrimento do Brasil.

O projeto do Cisne Branco inspira-se nos desenhos dos últimos “Clippers” construídos no final do século XIX. A construção do navio ocorreu em tempo recorde, um ano e três meses, com o principal propósito de permitir ao Brasil participar com um navio de propulsão à vela, da histórica travessia em comemoração aos 500 anos de descobrimento do país, em 22 de abril de 2000.

O nome do navio é decorrente de um verso da música Cisne Branco, canção símbolo da Marinha do Brasil, também chamada Canção do Marinheiro. Este é o terceiro navio da Marinha do Brasil a ser batizado com esse nome.

Veleiro-escola

O veleiro Concórdia atracou no Porto de Natal às 9h de ontem, trazendo estudantes americanos e canadenses. Com bandeira de Barbados, o veleiro viaja ao redor do mundo levando estudantes em um programa de 10 meses, que além de apender sobre técnicas de marinhagem, conhecem um pouco da realidade dos países que visitam.

O navio vem da ilha de Santa Helena, no Reino Unido, e parte para Belém do Pará na próxima quarta-feira. Estão a bordo 39 estudantes, cinco professores e dez tripulantes. Um dos estudantes é John Ogle, natural da cidade de Calgary, no Canadá, que contou estar viajando desde o dia 1º de setembro de 2007 e já passou por cidades da América, Europa e África.

Para o estudante, de 19 anos de idade, o programa mudou totalmente sua visão de mundo e quando voltar para a Universidade, ele pretende cursar economia ou comércio exterior. ‘‘Gostei muito da África e depois de ter estado lá passei a ter vontade de ajudar organizações de cidades que conheci’’, afirma John.

A cada dois anos, o navio Concórdia visita os continentes Africano, Europeu e Americano, sempre fazendo parte do programa educacional.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Ostra

Replica das galeras e ao mesmo tempo baeado nos clippers … eita ….

MO