Fonte: Blog do Luis Nassif

No espaço latino americano um fato a registrar é a reconstituição da 4ª Frota da Marinha dos EUA, com base na Florida e area de atuação predominante no Atlantico Sul. Essa força tenha sido desincorporada em 1950 e o seu relançamento deve-se a 4 fatores:

1.A formação de um eixo anti-americano na America do Sul a partir do projeto bolivariano de Hugo Chavez, incluindo hoje o Equador, a Bolivia, o Paraguai e de certo modo a Argentina.

2.A crescente importancia do continente (especialmente do Brasil) no fornecimento mundial de alimentos, minérios e combustivel.

3.A incapacidade diplomática, politica e militar do Brasil, maior pais do continente, em servir de contrapeso a regimes populistas que estão se fortalecendo na região.

4.A obsolescência, sucateamento e enfraquecimento da estrutura militar brasileira, hoje em quinto lugar na relação das forças amrmadas sul-americanas, em termos de equipamento,outrara uma parceira confiavel dos EUA, hoje incapaz de qualquer ação militar de contenção e arbitramento no continente.

Essa grande unidade da Marinha dos EUA foi reconstituida com 11 navios, liderados por um porta aviões nuclear e deve ser oficialmente comissionada em 1º de setembro próximo, com o comandante já definido, , contra-almirante Joseph Kernan.

Os EUA sempre viram o Brasil como o lider natural da America do Sul mas hoje se preocupam com a fraqueza do establishment militar brasileiro, que vem sendo desmontado desde 1990.

O Poder Naval OnLine discorda de certas opiniões apontadas no texto acima. Não existem elementos sustentáveis que apontem para a colocação da estrutura militar brasileira em quinto lugar no continente. A Quarta Frota não terá um “porta aviões nuclear” e nenhum NAe dos EUA ficará baseado em Mayport (sede da Quarta Frota).

Caso queira realmente saber o que é a Quarta Frota, leia o artigo no site do Poder Naval Online

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge

O que importa é a recriação da IV Frota, coincidindo com o atual momento.

Se hoje ela não tem um PA nem se equipara a outras frotas em poder de fogo, não quer dizer que em um futuro próximo…

Ricardo

…Queria ver a cara do Lula e do Chavez lendo esse artigo…

ricardo

O que mais me incomoda nessa situação é que mais uma vez nossa soberania é posta em questão por culpa destes “nossos” politicos de m., que só sabem se locupletar do dinheiro público em seu proveito proprio. Mais vergonha na cara!
Desc. a todos.
Sds.

Paulo

Que ameaça traz a IV frota ao Brasil? O Brasil é um pais continente igual aos EUA. Eles jamais vão se meter com o Brasil simplesmente porque sabem que terão resposta.Uma coisa é entrar outra é se instalar. Veja o caso do Iraque. O Brasil é muito maior do que o Iraque. De certo modo tem um ponto positivo, que o nosso país vai ter que se armar a altura de seu tamanho geográfico e demográfico, bem como de suas riquezas ainda inexploradas que devem custear esse investimento. O que é preciso, é que deixemos todos de pensar pequeno e… Read more »

Igor

Que textosinho hein…

konner

A IV Esquadra incluirá navios-aeródromo, de assalto anfíbio e de escolta, assim como submarinos de ataque com propulsão nuclear. Contará ainda com as instalações de apoio existentes na base aérea da Ilha de Ascensão, que foram tão úteis aos britânicos na Guerra das Malvinas (Falklands). Tudo não passa de hipóteses, mas a reativação da IV Esquadra, assim como a criação (ocorrida em 2007) de mais um comando combinado norte-americano, o Comando África, constitui fato relevante, cujos desdobramentos futuros são dignos de ser examinados em apreciações estratégicas. Parece estar próximo do fim o período em que permanecemos longe dos conflitos globais.… Read more »

Negodrama

Se vc não cuida da sua casa outro irá cuidar, é mais ou menos isso.
O Brasil é grande, potente, com uma economia competitiva e com riquezas naturais gigantescas e agora com esse negocio de etanol…
Vem me falar que o motivo de reativarem IV frota são as doideras do Chaves do seu amigo Boliviano, eles estão esperando alguma brecha para tirarem algum proveito na base da livre espontânea “pressão”

Abraço a todos!!!!!

AJS

Ela não será uma frota nucleada em PA, além disso, a qualquer momento, eles podem disponibilizar qualquer fração de seu 12 PA bem como das demais belonaves, para alguma ação em qualquer parte do globo, a única justificativa que eu vejo para tapar a boca do contribuinte americano, é o que eles disseram, luta contra o terrorismo, pois a bem da verdade, a base seria desativada, como tantas outras, não fosse o governador do Estado, irmão do presidente americano, numa época em que se a base for retirada, a cidade sucumbe. Não seria necessária a criação de uma frota para… Read more »

tomas

Quando uma nação, grande como a nossa, não toma as medidas de defesa necessárias potencializando suas Forças Armadas para dar proteção a suas fronteiras terrestres e marítimas, consequêntemente de suas riquezas minerais, hídricas e industriais; deixa margem a dúvidas quanto à sua noção de importância estratégica real perante seus vizinhos. Aí vem outra potência bem maior e faz o que sempre fez nos últomos 70 anos. Impõe a sua “proteção”… Continuamos com o mesmo tolo ufanismo de país geograficamente grande. Mas nosso comportamento geo-político é medíocre, estando mais para balcão de botequim onde se discute uma pelada de futebol! Não… Read more »

konner

O avanço tecnológico e a alta dos preços do petróleo justificam a reativação (prevista para o final de setembro) da IV Esquadra da Marinha dos EUA, subordinada ao Comando Sul das Forças Armadas daquele país. A constatação dessas reservas, nas bacias sedimentares da vertente ocidental do Atlântico Sul, poderá contribuir para a independência dos Estados Unidos em relação ao petróleo do Oriente Médio. Nesta ‘hipótese’, a China e a Índia passariam a ser os compradores dominantes daquela região, e a presença naval norte-americana, no Golfo Pérsico e em suas proximidades, seria menos exigente. O foco do interesse da Marinha dos… Read more »

konner

Su-32FN/MF Platypus Strike Flanker é uma aeronave biposto supersônica de reconhecimento e ataque marítimo baseada em terra.
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/su32-01.html

Baschera

O texto pode não conter a realidade dos meios navais da 4ª frota e pode-se até discordar da posição das FFAAs do Brasil no continente,mas se os EUA quiserem, ou for necessário, ou dê a louca no próximo presidente eleito, ou sei lá o que, o fato é se quiserem não encontrariam praticamente nenhuma oposição para literalmente “fechar” o país. Bloqueando dois ou três portos, não permitindo a saída e a entrada de mercadorias, em poucos meses, senão semanas o país que dorme em berço esplêndido iria a nocaute, pois hoje é muito dependente do comércio externo, nas duas vias.… Read more »

AJS

Bastaria sobrevôo de alguns bombardeiros, com lançamento de bombas de grafite sobre algumas linhas tronco de transmissão de energia, para todo o país ficar às escuras, de um bom tempo para cá, não é mais possível em caso de pane elétrica reativar aleatoriamente as usinas do sistema, elas tem que entrar em operação/transmissão, dentro de uma determinada seqüência, senão cai tudo novamente. Quando da decretação da moratória unilateral ao pagamento da dívida externa durante o governo Sarney, após 1 semana, as farmácias dispunham de poucos medicamentos em suas prateleiras, o mesmo ocorria com os hospitais, e em diversas outras áreas,… Read more »

Marcelo Ostra

Xiii AJS, em verdade bastou meia duzia de maloquero metido a sem terra e pagando de indio fazer isso que quase apagou a re N e NE do Brazil, lembram-se disto (apareceu até na Grobo os macaco apertando butão (pena que não tomou um 250.000 v … )

e o governo ? e o Celso Amorim (que nao teve nada a ver com o episodio, mas ele falou que aqui nao é o pais do porrete .. deve ser do colant cor de rosa …)

Junior

Os EUA, querem que o Brasil tome uma posição, ou somos a favor ou contra eles, neste ponto o Chaves com seu ufanismo é claro e nosso governo com meio pé vermelho, meio pé azul. Se Chaves fizer a besteira de provocar uma guerra c/ EUA, que posição tomaria o Brasil? Quanto ao numero de navios, nae ou não da 4ª frota é irrelevante, dois navios de escolta armados c/ misseis é suficiente. Não há como fazer frente aos EUA militarmente, e eles sabem disso. Jobim foi a europa pedir”comprar” transferência de tecnologia, me desculpem mais acho que foi mais… Read more »

Tito

Tomare que sejamos colonia dos EUA não vejo a hora de me alistar nos SEALS

Fernando

Longe de discordar do pessoal de Poder Naval Online, mesmo porque não conheço nada sobre a posição militar do Brasil, tenho que chamar a atenção sobre o ítem que me parece o mais importante no texto (e creio todos devem concordar com o teor): 3.A incapacidade diplomática, politica e militar do Brasil, maior pais do continente, em servir de contrapeso a regimes populistas que estão se fortalecendo na região. Creio que ficar discutindo se os EUA vão “atacar” o Brasil, mais importante é destacar que o Brasil sequer é capaz de impor respeito a paises como a Bolívia (que não… Read more »

Bonifácio

Caros, Os EUA de hoje são um país relativamente democrático, entretanto, guerras a favor de interesses pouco recomendáveis podem acontecer, como foi o caso do Iraque, basta que a elite faça intensas campanhas sobre o público para as conseguir justificar. Mas mesmo o atual regime americano, que funciona como uma barreira considerável contra projetos expansionistas indiscretos, pode vir a cair no futuro. Há elites poderosas que estão trabalhando por tal, visando a implantação de um governo global, fato denunciado no Brasil pelo filósofo Olavo de carvalho. Mas acredito que os alertas dele não têm a intensidade que o perigo exige,… Read more »

edilson

Há Algo maior por traz desta decisão e ao meu ver é uma resposta ao aumento da influência chinesa e russa na américa latina. que Tio SAm sabe que se o pau torar o brasil não aguenta isso todo mundo sabe. mas como foi dito por outros colegas, o fato desta frota estar ai ou no hawai nãomudo muito as coisas, até porque numa emergência serão chamados navios de outras unidades. acho que é uma declaração política de que, apartir de agora estamos mais atentos ao que se passa nosso quintal. algo como: as américas são área de influência americana… Read more »

Bonifácio

Caro Edilson, Essa integridade será mantida desde que os interesses que também ameaçam a integridade da própria república americana desde dentro não sejam vitoriosos. Por outro lado, os setores que defendem que a república americana volte às suas tradições isolacionistas pode voltar à mão de cima, já que é cada vez mais sentido por analistas militares americanos que a balança de poder no mundo está se voltando contra os EUA e é melhor começar a pensar em termos puramente defensivos. Se isso acontecer, o Brasil será respnsável por si próprio num mundo cheio de tubarões. Já dizia o Ruy Barbosa,… Read more »

edilson

estimado Bonifácio. concordando consigo e é neste sentido que posto não a favor dos EUA, mas sim contra aqueles que costumeiramente os condenam pela nossa inércia. concordo consigo que eles tenham seus interesses e se estes forem ameaçados eles tomarão quais quer providencias necessárias, aliás, provas disto já tivemos e muito,tal frota de 64 e os golpes deflagrados naquela altura. mas não é o seu caso e sim os de muitos aqui que acham que o problema são eles, não, o problema somos nós, pois o mundo dos países sérios haje assim. o problema é que, queiram eles ou não… Read more »

Caetano

Caros Amigos,

Concordo com o Paulo, temos que mostra aos nossos ilustre senadores que tem uma parcela da população que esta antenada com as questões de segurança nacional, e que os anos de chumbo já fazem parte do passa.
É preciso lembrar-lés, que eles também tem responsabilidade com a defesa do nosso território e, com o ré aparelhamento das nossas FA.

Dito isto: acho que deveríamos mandar mesmo os e-mails para os nossos senadores, quem sabe se eles não ficam mais atentos.

Sds a todos

paulo

Senhores, os EUA reativaram a quarta apenas para “agitar” o ambiente e verificar que rumos serão tomados pelos governos do cone sul na defesa de suas reservas de petróleo. Nesse momento estão muito preocupados com a adoção do euro como moeda cambiável pela OPEP em face da desvalorização mundial de sua moeda (medida esta que foi o verdadeiro motivo da invasão do Iraque).Tal medida está sendo estudada pela Arábia (já aceita euros e dólares), pelo Iran e pela Venezuela. Enquanto puder emitir papel moeda para comprar o “negro” os EUA estarão bem, agora uma eventual adoção do euro como moeda… Read more »

AJS

Discordo, temos que negociar com todo o globo, no momento em que os EEUU perceberam que a China tinha 1 bilhão de consumidores, mexeu os pauzinhos, para que Taiwan perdesse o acento no Conselho de Segurança da ONU, em favor do maior consumidor. Não podemos nos alinhar cegamente, isso já foi feito no passado e ficamos amarrados, não valeu a pena. Ha alguns anos, a Africa do Sul, provocou os EUA, com seu ouro, logo depois, o FED desvinculou o dolar do ouro, em seguida os EEUU lançaram no mercado parte de sua reserva em ouro, provocando uma queda no… Read more »

Luís Fernando

Todos os comentários acima, merecem atenção! a reativação desta 4ª frota, não é por acaso. Devemos sempre desconfiar as atitudes estadunidenses, e só para refrescar a memória dos mais nacionalistas, pergunto: 1º A que conclusão se chegou, no que diz respeito da explosão da Base de Lançamento de Alcântara. 2º Alguém se lembra do projeto do blindado Osório, o verdadeiro porquê do fim deste projeto. 3º Quantas bases os EUA possuem atuamente na América Latina. Isso com certeza, nossos políticos profissionais, não sabem, e muito menos nosso grande lider operário, que antigamente fazia greve e parava SP, e agora anda… Read more »

AJS

Saudações Luis Fernando, o seu 2º tema, blindado Osório, o que li, dito por seu consatrutor, foi o seguinte: – Desde novo, ele sonhava em produzir tanques sobre lagartas, com a produção dos blindadosa Urutu, Cascavel, Sucuri, Jararaca e outro que não recordo o nome, adquiriu conhecimento que julgou suficiente para partir rumo à concretização de seu sonho, comprou um projeto, se não me engano belga, estudou-o, e buscou ali bases maiores para seu projeto de vida. Algum tempo depois, surgia o Osório, com canhão 105 e com canhão 120, participou de seleção para fornecimento à Arábia Saudita, obtendo o… Read more »

Carlos

Olá a todos, Sou da opinião que a recriação da frota é mais uma mensagem do que outra coisa. Afinal, eles têm condição agora de colocar sua força em qualquer lugar do mundo em tempo recorde. Pelo que pesquisei, vai ser capitaneada sim por um NAe nuclear, e vai ter sua base na Flórida. Aqui em SP tem um pelotão de marines lotado no consulado, eles tem um grande contingente militar lotado no Paraguai e na Colômbia, e, eu acredito, eles têm muito a ver com o que o colega falou aí em cima, sem falar do Tupã, nosso sub… Read more »

Bonifácio

Mauro, Violastes o pacto de cavalheiros que haviamos feito, o que não me surpreende. Esquecestes que o acordo implicava honestidade intelectual e críticas diretas entre nós? Te tratei até agora com a bonomia que dedico aos meninos que começaram a estudar e reagem à ideias complexas com piadinhas do tipo: “E, lendo tanta asneira, chego à conclusão de que seremos invadidos e escravisados pelos americanos e sua quarta frota e seremos todos mandados para colher milho em alguma fazenda gélida do Alabama”. Asneiras são a tua especialidade, a minha é o estudo. Para começar, o Alabama é um lugar bem… Read more »

Bonifácio

P.S: Para quem acha que o Mauro é único, vai aqui um link de um artigo que demonstra que tipos como ele abundam em nossa terra;
http://www.olavodecarvalho.org/semana/080515jb.html
O problema do Brasil são os seus milhões de Mauros, a começar pelo presidente. Temos que acabar com a fábrica de clones!

Bonifácio

Voltei para ver se o Mauro disse algo e constatei que escrevi desagradável sem acento. De resto, acho que fui brando demais com este (…). Assim, vou dizer mais algumas coisas. Disse o _____ (…) MODERADOR: PARTE DO TEXTO FOI EXCLUÍDA POR CONTER ATAQUES PESSOAIS OU SER DE CARÁTER OFENSIVO. (…) P.S: Mauro, faça um favor a nós todos. Diga quais são as suas fontes de conhecimento. Quais são os autores que influenciaram a tua “mundivisão”. Os livros que te ensinaram a pensar as relações internaionais. Que correntes de pensamento guiam a tua ação. Não só as obras e autores… Read more »

Joao

Teorias conspiratorias ou nao,nem prceisamos saber qual e a posicao militar do Brasil. Com as FAAS sucateadas que temos,e irrelevante. AEstou de acordu com Junior,que disse que Lula foi a Europa pra arrumar uma disculpa pra nao fazer nada. No estado em que estamos,o Brasil nao duraria nem 72 horas caso fosse reagir um ataque ou bloqueio Americano. Enquanto aos comentarios de Jobim,falar e facil. Basta de palavras! Agir e necessario! Alguem por ai disse que o Iraque e menor que o Brasil,e mesmo assim os Americanos nao dao conta do recado. Mas uma coisa e certa,quando eles finalmente se… Read more »

Joao

Valeu os comentarios,Bonifacio! Estou 100% de acordo. Alex Jones,Gore Vidal e Noam Chomsky tambem. Um forte abraco.

Carlos

Caros colegas, Notei que algumas críticas mordazes foram postadas de maneira incoveniente bem embaixo do meu comentário. Coincidência? É mais fácil eu colocar uma maçã atrás do sofá para um duende do que acreditar nelas. Mas este é um país democrático e temos que ouvir certas coisas para podermos falar outras. Quanto as “teorias conspiratórias” e “paranóia” não posso concordar, pois existem fatos concretos que suportam uma tese. Quando um sujeito ronda a sua casa de maneira ostensiva, é lógico suspeitar que ele deseja algo. E se alguém aqui acredita que velhas amizades se sobrepõem a novos interesses, então nos… Read more »

LOURIVAL MUNIZ REIS

O Brasil, é um dos maiores países da América Lalina, quanto a isso não tenho dúvidas.
Mas o Brasil, ao longo dos anos deixou de investir nas suas Forças Armadas, isso está causando enfraquecimento da própria soberania do país.
Temos também a falta de interesse dos altos comadantes do nosso país, pois estão mais preocupados em tirarem vantagens dos seus cargos que com a segurança externa do nosso país.

rosario

presado mauro mesmo cometendo erros de grafia gostaria de, se mim permite , comentar sobre sua opiniao e de fato e (o brasil e um parceiro historico dos usa).isso e verdade mas so no q realmente intereca aos americanos.sem querer contrariar a sua visao pro americanos mas so pra lembrar dos exemplos de afeganistao e iran.o primeiro chegou receber ajuda militar dos eu como misseis anti-aereo stinger e agora …nos ja sabemos o q aconteceu,e o iran q na na guerra com o iraque recebeu 80 cacas f-14 tomcat,bombas e misseis,estao agora ameacados de serem bombardeados com o pretesto de… Read more »

Carlos

Quer dizer que o Presidente Lula quer explicações sobre a reativação da IV Frota da US NAVY ? E o Ministro Jobim disse que aqui eles não entram ? Amigos, saibam que estes dois não tem a mínima idéia do que seja uma “US NAVY” da vida. Devem estar de bricadeira ou delirando muito. Acho que a cachaçada da festa junina da Granja do Torto ainda está fazendo efeito. Além de não darem nenhuma explicação ( porque não tem que dar ), se quiserem ainda desembarcam em nossas práias com pranchas de surf sem disparar um tiro. Alguém vai fazer… Read more »

SEBASTIÃO

A reativação da 4ª Frota do Império decadente Norte Americano, direcionada ao Atlântico Sul, para intimidar os países soberanos do continente Sul Americano, põe por terra a máscara do “país amigo” do Brasil, tão apreciado por nossa grande imprensa. Mas, esse fato é positivo se visto de outra perspectiva, aquela de que não existe Potência ou país respeitado, se esse, não possuir potencial bélico em quantidade e qualidade para sua defesa. O Brasil, como potência emergente, tem que deixar a humildade e o pensar pequeno de lado e, urgentemente, equipar-se de meios bélicos eficazes, inclusive, de artefatos nucleares para desencorajar… Read more »

Um cara

Vocês já ouviram falar da bomba atômica?
Elas não sumiram da praça.
Qualquer outro papo é besteira.
Gastar dinheiro com armas não impedirá qualquer ação americana.
Devemos resguardar nossas fronteiras e lutar pela manutenção da maior area habitável de paz sobre a superfície deste planeta.

Um cara

As fronteiras que mencionei são as terrestres.

Robson

Pra que esse alvoroço todo? Não teve e nunca terá um ataque sem provocação. Depois do ataque áo Iraque, e Afeganistão, voces ja viram o borogodó que deu? Acham que os EUA vão se preocupar com a gente? Seria mais fácil acreditar que eles estejam é protegendo o nosso petróleo, para que outros não venham roubá-lo. Afinal, em caso de exportações, eles serão mesmos o nosso maior comprador. Assim dão um ponta pé no Chaves, e passam a comprar só da gente. Se a besta do venezuelano e seus amigos quiserem comprar briga com os americanos, que comprem. Temos é… Read more »

Markula

Olá pessoal! Lendo esse artigo me veio a memória o trecho de um filme famoso – BEN HUR. A cena que me refiro é uma em que um dos magos que vieram assistir ao nascimento de Cristo retorna após 33 anos para saber como ele está. Ele está hospedado numa tenda de um amigo, um poderoso e rico árabe dono de cavalos de corrida , nos quais o protagosnista – BEN HUR – irá correr no hipodromo romano. Pois bem, 33 anos depois, o único rei mago que retorna pra procurar Cristo, em conversa com o árabe da tenda diz… Read more »

MAX CAVALCANTE

FALA GUERREIROS!!!
ESPERO QUE O PRESIDENTE LULA SE PRONUNCIE DE FORMA NACIONAL, EXPLICANDO QUAIS SÃO OS PLANOS DO BRASIL PARA COM O ESTADOS UNIDOS.
SOU RESERVISTA DA ARTILHARIA ANTAÉRIA DO EXERCITO E CREIO QUE TODOS
AMIGOS RESERVISTAS QUEREM UMA EXPLICAÇÃO CLARA DO OCORRIDO!!!!!!!!!

Darel

A IV frota ficará instalada bem proximo do pré-sal, para em seguida tomar à força toda a reserva de petroleo do país recem descoberta. Os EUA já não são os amigos de antes, houve muita sabotagem na Petrobras e manobras para impedir que ela encontrasse novos poços, e já se discutem em Woshington a validade dessa área como territorio brasileiro, espero que o governo passe a investir mais em nossa força, temos que por um cadeado em nossas riquezas.

Anderson Fortaleza

Ainda rola essa idéia de que os EUA explodiram Alcântara é ? Só na mente doentia e imaginária de quem nunca leu o relatóriod escrevendo exatamente o que aconteceu lá e o porque da explosão.

Onde já se viu um país como os EUA que colocaram um homem na lua há 4 décadas se preocuparem com o projeto espacial de um país que não consegue nem colocar um foguete em órbita.

josemar silva dos santos

Estamos lascados!! será que seremos sempre o gigante adormecido em berço esplêndido???quê humilhação!! o que podemos fazer já??.

charles

Olá pessoal!!!
Abre o olho LULA porque,eles estão aí si o brasil não si cuidar vamos acabar perdendo as riquezas do nosso país.
porque todo mundo sabe o motivo no qual eles usaram para invadir o Iraque.
por isso seriam bom o gorverno si preoculpar mais com a nossas forças
militares já que são tão fracas si comparadas com as dos demais.

JBATISTA

INFELISMENTE NOSSAS FORÇAS ARMADAS ESTÃO SUCATEADAS, UMA DAS PIORES DO MUNDO, NUMA GUERRA O BRASIL NÃO AGUENTARIA NADA, É HORA DE NOSSOS GOVERNATES ABRIREM OS OLHOS, PENSEM GOVERNANTES, É HORA DE FAZER DE NOSSAS FORÇAS ARMADAS UMA DAS MELHORES DO MUNDO. UM EXEMPLO, A INGLATERRA É MENOR QUE O ESTADO DO AMAZONAS, E SEU PODER BELICO É CAPAZ DE ARRAZAR TODA AMERICA DO SUL. O BRASIL É UMA GRANDE FONTE DE MATERIA PRIMA, QUANDO OS RECURSOS NATURAIS COMEÇAREM A SE ESGOTAR EM CERTOS PAISE, SEREMOS ENVADIDO, NÃO SÓ O BRASIL MAIS OS PAISES RICOS EM RECURSOS NATURAIS, E SENÃO TIVERMOS… Read more »

guto

Abaixo os EUA e seus seguidores, bomba atomica já.