Almirante dá apoio ao general Heleno

5

Fonte: O Estado de Sã Paulo
Disponível em: Ministério do Planejamento

Segundo cargo na hierarquia do Ministério da Defesa, o almirante Marcos Martins Torres endossou ontem as críticas à demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Chefe do Estado-Maior de Defesa, Torres disse que o comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno Pereira, não está sozinho na sua preocupação de que a demarcação, em área de fronteira com a Venezuela, seja uma ameaça à soberania nacional. A declaração de Torres, mesmo cuidadosa, reverbera a apreensão do meio militar. Perguntado se o general Heleno era uma voz isolada na questão da Raposa Serra do Sol, Torres se limitou a responder que “não”.

Medindo as palavras para não ressuscitar a crise militar protagonizada por Heleno e preocupado em não afrontar o governo, o almirante disse que a questão está nas mãos do Supremo Tribunal Federal (STF). “No que diz respeito à Raposa, ninguém pode falar hoje sobre isso porque a decisão está no STF e o que o Supremo decidir será respeitado”, afirmou ele.

O general Heleno foi censurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e silenciado pela Defesa depois de afirmar que a política indigenista brasileira era “lamentável, para não dizer caótica”.

Em entrevista à imprensa, depois do encerramento da 4ª Conferência de Defesa do Cone Sul, o almirante moderou suas declarações e entrou em sintonia com a orientação do Planalto. O governo defende a demarcação em área contínua da reserva.

Ao citar as ações das Forças Armadas, em atendimento à população da região amazônica, o almirante fez questão de destacar que “militar não é contra o índio”. Ele justificou que falou sobre isso para dar um exemplo, chamando a atenção para as operações que estão sendo realizadas na região. Ele respondia a uma pergunta sobre o tema da conferência, que era a discussão sobre um plano de contingência para o enfrentamento de pandemias. Depois, ao ser indagado sobre sua preocupação com os problemas que estão sendo enfrentados na região, o almirante Torres, cauteloso, repetiu o discurso do presidente Lula dizendo que, “ali, todo mundo é brasileiro”.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
caius

O direito natural da pessoa humana ( povo,país, nação ) é superior
ao direito positivo ( constituição , leis , decretos, hierarquias,
sanção, etc. , elaboradas muitas vezes com ignorâcia ou má-fé.)

Quando esse direito positivo é contrário aos interesses de quem
deve ser por ele protegido, esse DIREITO É NULO.

A soberania Nacional é um direito natural da pessoa humana.

Caius.

Ps. Gal. Augusto Heleno Pereira para presidente da República Brasileira.

marcos

votaria nele com muito orgulho!!!!
sds

Marco

E o almirante como vice.

Callia

O General Heleno é um dos poucos HOMENS neste país , sabe perfeitamento o que esta acontecendo na região.Acho absurda a acusação do senhor Guenca de que o General é o Custler brasileiro.Os politicos deste brasil que o são.Escondem que a região amazônica é infestada de epidemias como a Febre Negra de Labrea , que é a hepatite fulminante causada pelo virus delta.Já matou centenas de pessoas no Vale do Javari.Nada se fala, alias tudo é feityo para que os fatos aqui relatados se escondam.Dos oito navios da Marinha na região amazonica , 3 são de assistência hospitalar e 2… Read more »

Caetano

Concerteza, devem divulgar essa situaçao em rede nacional, isso nao é brincadeira é uma coisa muito triste o que acontece com nossos indigenas que nao me admiro se derem apoio as ongs que os ajudam, o governo precisa tomar uma medida drastica quanto a isso e dar ao exercito os poderes necessarios que ja deveria ter faz tempo, apoio o sr gen. heleno, precisamo de pessoas como ele que queria fazer o melhor para o país, BRAÇO FORTE MAO AMIGA!