‘Brasil não precisa da quarta frota’

23

Fonte: Jornal do Correio

Alta fonte da Marinha brasileira criticou, nesta sexta-feira, a declaração do almirante norte-americano James Stavridis, comandante da recém-criada 4ª Frota dos Estados Unidos, que irá navegar nos oceanos Atlántico e Pacífico da América Latina. Stavridis disse, na véspera, que é intenção de seu país respeitar as reivindicações marítimas do Brasil, inclusive nas reservas petrolíferas de alto-mar. Segundo o comandante, a nova frota tem objetivos pacíficos mas, de acordo com a alta patente naval brasileira, que optou pelo sigilo de sua identidade por razões de segurança, é “descabida a mensagem” do militar norte-americano.

– Que os EUA precisam respeitar o limite das 200 milhas soberanas do Brasil é parte dos direitos brasileiros, segundo a legislação internacional, que não precisam ser ratificados pelo comandante da 4ª Frota ou de qualquer outra frota no mundo. Invadir as águas nacionais brasileiras seria um ato hostil e sem sentido, diante da série de acordos que o Brasil mantém com os EUA, o que torna ainda mais descabida a declaração do almirante – afirmou.

O presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, no entanto, externou sua preocupação com a possibilidade de os EUA contestarem a posse brasileira sobre as enormes reservas petrolíferas na chamada zona econômica exclusiva. Segundo a Convenção da ONU sobre a Lei do Mar, de 1994, os Estados litorâneos têm direitos exclusivos sobre todos os recursos naturais do seu litoral numa faixa de até 200 milhas náuticas (370 quilômetros).

Segundo o ministério da Ciência e Tecnologia, no entanto, de acordo com a ata da XIV Reunião Ordinária do Fundo Verde Amarelo, de 15 de dezembro de 2004, realizada no Rio de Janeiro, o limite das águas continentais brasileiras pode se extender além das 200 milhas convencionadas pela ONU. A armada nacional poderá apoiar quaisquer pesquisas que visem ao aproveitamento dos “bens econômicos existentes na Zona Econômica Exclusiva/ZEE (massa líquida e subsolo marinho) do Brasil”, diz o documento.

Ainda segundo a ata, “acrescenta-se à ZEE a extensão da Plataforma Continental que ultrapassa o limite das 200 milhas marítimas onde o país possui os direitos soberanos, desde que mantenha pesquisa na região. Tal região dá ao país um domínio de 4.451.766 Km2 (52% do território nacional). Além disso, a presença de pesquisadores nos rochedos de São Pedro e São Paulo garante a soberania do Brasil das 200 milhas marítimas ao seu redor, acrescentando a nossa Amazônia Azul uma área de 450 mil Km2”.

Narcotráfico

A 4ª Frota dos EUA foi recriada pelo governo do presidente norte-americano, George W. Bush, após ter sido desabilitada, há 58 anos. De acordo com o comandante Stavridis, o conjunto de armamentos flutuantes ajudará a combater o narcotráfico na América Latina e no Caribe. Mas isso, segundo ele, não significa uma intensificação nas operações contra o tráfico.

– Não é de forma nenhuma uma força ofensiva – adiantou.

Ele admitiu, porém, que a presença da frota é “objeto de preocupação” na região, mas o almirante disse que a armada prestará apoio às missões de paz, prestará auxílio humanitário e participará de exercícios navais.

– O maior navio que vai trabalhar para a 4ª Frota é um navio-hospital – garantiu Stavridis aos jornalistas.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcelo

…é vedado o anonimato… não precisa tanto quanto na II WW (?)(nada a ver com guerra fria). Esta “alta fonte (??)” faz coro com nossas “toridades” que não enxergam potenciais inimigos. A verdade é que não temos marinha para nos defender e cada vez mais somos inseridos nas esferas de poder mundial. Ainda bem que podemos “alugar” uma frota inteira…

Baschera

Quando “acordarmos”, pode ser tarde demais….. os EUA também eram aliados do Iraque e do Iran, no entanto passado algum tempo….
Sds.

Shlomo Matulaitis

A presença da 4a frota americana é uma garantia de manutenção da soberania brasileira inclusive nas 200nm da costa , uma vez que não possuimos capacidade de autodefesa pois nossos meios estão sucateados e não existe vontade política para mudar este quadro. Na 2a guerra mundial , estávamos despreparados , continuamos despreparados e sempre vamos estar. É ilusão imaginar o Brasil como potencia militar nem uma parada militar decente que espelhe a grandeza e a riqueza do Brasil nos temos, quanto mais forças capazes em quantidade e qualidade. Porque não encaramos a Bolívia na questão da Petrobrás? Medo de não… Read more »

Leoncio

Bom, um mar é constituído por pingos, o seja, para bom entendedor pingo é letra, e pode estar aí chegando a invasão que tanto temíamos, pois vão tomar conta de nossas aguas territoriais……..e o que mais dela puderem tirar….. Tio SAM nunca foi bobo, ou vai queimar combustível de graça só para passear? Ou estão tentando convencer que papai Noel existe?

KURITA

Somos muito covardes

Graff Von Demmelsingen

VANA SINE VIRIBUS IRA EST…

Joao

Sera que o Titio Sam nao aluga a Quarta Frota para o Brasil ? So assim poderemos ter uma marinha de guerra de verdade…O Brasil,como disse o Charles De Gaulle,nao e um pais militarmaente serio. Ja estou cansado de ficar empolgado com promessas e mais promessas,projeto FX,FX 2,submarino nuclear,uma duzia de fragatas e todas estas mentiras e enrolos que sempre se cancelam.

Junior

Um navio hospital e uns cinco Ticonderoga, mais uns cinco Aleigh Burke….

edilson

Concordo com sua excelência o Brasil não precisa da 4ª frota, ele precisa é de pelomenos umas 4 frotas de verdade com navios helicóptros aviões submarinos e etc.. etc.. etc…
mas o mais importante, o que o Brasil não precisa mesmo, é dos porta medalhas.
agora o tio sam é ameaça? muito bem, mas não era o brasil o país que não precisava de armas de alto fator tecnológico? que não tinha inimigos? que estava tranquilo deitado em seu berço explêndido?

tomas

Tudo isto ocorre pela dúbia e titubeante políta externa brasileira perante a latinoamérica bolivariana extremista e o terrorismo da FARC. A animosidade crescente contra o Brasil e brasileiros morando em países limítrofes (Paraguay e Bolívia) principalmete, criará inevitávelmente conflitos sérios e de difícil solução a médio prazo. E isto sem falar da postura da comunidade mundial sobre a Amazônia, questionando os direitos brasileiros sobre ela e do reconhecimento das 200 milhas de água territoriais por parte de algumas potências ( EUA e Inglaterra) dentro das quais encontram-se grande partes das reservas petrolíferas brasileiras. O Brasil, ou seja, o governo tem… Read more »

Baschera

É meio “off topic”, a notícia abaixo, mas pelo jeito não precisamos de nada….
Está encerrado o FX-2 da FAB……
Veja em http://www.fab.mil.br/imprensa/enotimp/enotimp_capa.htm
Sds.

Taer

Como dizem os italianos, ” Que figura de M….” faz o governo brasileiro!
Sds.

ALFAERIC

PREZADO BASCHERA, NÃO ACHEI ESSA NOTICIA DO FX 2 PELO LINK QUE VC DEU…
VC TEM A DATA EXATA DA PUBLICAÇÃO?
ABRAÇO!

konner

Aeronáutica esclarece a respeito de projeto FX-2 Data: 20/05/2008 NOTIMP N°: 141 Em nota emitida ontem (dia 19/05), o Comando da Aeronáutica esclareceu que o desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo. “O Comando da Aeronáutica instituiu Comissão Gerencial do Projeto F- X2, com o objetivo de efetuar os processos de aquisição de aeronaves de superioridade aérea a serem incorporadas ao acervo da Força Aérea Brasileira”, afirma a nota assinada pelo Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.A respeito de notícias… Read more »

iracema regina moreira de souza

Amigos, Não sei o que me deixa mais apavorada. Antes os estadudinenses nos contra atacavam de maneira mais inteligente, velada, taí o exemplo da globalização, ou prá bom português macdonalização, E a gente vai comendo sanduiches e sorrindo. Agora, eles perderam o pudor, Qual será o verdadeiro objetivo deste passeio náutico? Apenas treinamento? Ajuda? Por que não vão passear em outros mares que não sejam os nossos? É então este o verdadeiro papel da midia, nos manter atualizados. Sempre alertas. Mas, por que será que os veículos de comunicação em massa, como a nossa cara rede globo não nos dá… Read more »

Luis

Combater em selva nao é para eles todos sabem. Mas na agua os demonios do norte sao imbativeis. Adeus ao nosso óleo. Dizem que o sangue deles contêm petroleo. É por isso que gostam tanto deste mineral gorduroso.

Arindows

Rapaziada… Devemos levar em conta que possuímos valorosos militares e civís, dispostos a defender a Pátria a qualquer preço. Senta à Pua neles… No caso, nosso irmão guloso do norte, esta mostrando ser mais raposa do que cordeiro, isso não é nenhuma novidade, mais não esquentem a moringa, vocês acham realmente que o Brasil é mesmo esse “FRANGUINHO MIÚDO” que muitos de nossos colegas afirmam em suas mensagens ?!? Deveriam prestar mais atenção no que acontece ao redor. Estamos preparados para atuar, estamos prontos para nos defender, e vamos LUTAR ATÉ A MORTE, eu sou BRASILEIRO e ninguém vai tirar… Read more »

daniel

estamos preparados, temos bomba atomica ecologica,quer destruir o mundo desmatem a amazonia inteira……

Soldado Universal

Compatriotas, Concordo plenamente com o compatriota. Chega dessa conversa de que não somos capazes de enfrentar os americanos (doninhos do mundo). Eles perderam pra Cuba, para o Vietnã, ocuparam o Iraque e estão perdendo a guerra dia após dia, não encaram o Irã, Síria, sem contar na Poderosa CHINA. A America Latina Unida está mais forte. Companheiros Chavez, o índio boliviano, a Sra Argentina, Rafael do Equador… amigos não estamos sozinhos. Senta a Pua, a Cobra vai Fumar de novo. Junto ao Exercito e a Marinha e a Força Aérea estaremos com o apoio sempre decisivo das Brigadas Militares dos… Read more »

Sommer

Na verdade é a “Quarta Frota que não precisa do Brasil”, não temos uma marinha com real capacidade operante, que possa defender e navegar dentro de 200 milhas maritimas, falta navios modernos, submarinos, aviões patrulhas e pessoal.
Hoje o nosso unico Porta Aviões está parado no Porto do Rio de Janeiro feito decoração de natal,é grande, bonito mais não funciona, deveria ele estar navegando em alto mar ao menos durante uns 200 dias do ano, com toda a capacidade de armamento moderno e “aviões que voam também”.

ALDEMIR SILVA

AMIGOS Q NÃO ACREDITAM EM UMA POSSIVÉL DEFESA DA NOSSA PÁTRIA RESPEITADA E SOBERANA BRASIL ,OS AMERICANOS INVADIU O IRAQUE EM 1991 ELES INVADIRAM SÓZINHO?,INVADIRAM A POBRE COITADA DA IUGUSLÁVIA ELES ESTAVAM SOZINHOS?INVADIRAM O AFEGANISTÃO INVADIRAM SOZINHOS? INVADIRAM O POBRE COITADO DO IRAQUE NOVAMENTE COM A INGLATERRA A PROCURA DE POSSIVÉIS ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSAS MAIS PRA QUEM É INTELIGENTE COMO EU TODOS SABEM QUE FOI PRA TOMAR O PETRÓLEO DO DERROTADO E FALECIDO SADDAN HUSSEIN QUE NÃO TINHA FORÇAS ARMADAS NEM MESMO PARA ASSUSTAR OS INIMIGOS UMA COISA É VC BRIGAR COM PAISES PEQUENOS E OUTRA COISA É… Read more »

Dalton

Meu comentario: sem comentários!

Eliseu Barbosa

O que existe na A merica Latina é uma discenção historica entre os paises,uma falta de união e antes que isso possa deixar de ser uma realidade os idealizadores da Quarta Frota querem intervir.Enfelismente os descendentes Quíchuas sabem melhor que os sátrapas do Planalto,que com tantas reservas de recursos naturais á explorar poderemos ser um exemplo de união,progresso,respeito e direito de decidir o que realmente queremos.