Reservas brasileiras de petróleo podem ser questionadas por alguns países

0

Fonte: EFE

Rio de Janeiro, 14 de maio – O presidente da Agência Nacional de Petróleo do Brasil, Haroldo Lima, advertiu que as reservas que a companhia petrolífera Petrobras descobriu no oceano Atlântico podem ser questionadas por países que não reconhecem o limite de 200 milhas para as águas territoriais. Lima, em um comparecimento à Câmara dos Deputados, disse que é necessário levar em conta o risco de alguns países não reconhecerem o direito do Brasil nas reservas descobertas nos últimos meses a aproximadamente 300 quilômetros do litoral.O presidente do órgão regulador citou especificamente os Estados Unidos entre os países que questionam o mar territorial de 200 milhas (370 quilômetros).“Nós afirmamos que o limite são as 200 milhas. Vários países concordam e outros não. Eu me lembro que um dos (países) que é meio mal-humorado com esse negócio das 200 milhas é os EUA. Eles não respeitam muito as 200 milhas”, afirmou.

“Se eles insistirem que as 200 milhas não existem, teremos um problema”, acrescentou.

Lima afirmou que, diante de tal preocupação, deve se reunir nos próximos dias com o ministro de Defesa, Nelson Jobim, para tratar sobre a vulnerabilidade do país ao explorar petróleo e gás natural em águas consideradas como extensão do território do Brasil.

“Não é possível fazer uma coisa tão importante (explorar novas áreas) sem defesa”, afirmou.

“Explicarei (ao ministro) que é importante prever que haverá nas proximidades das 200 milhas um fato de extrema importância estratégica para o Brasil. Isso é um problema que a Nação brasileira tem que levar em conta”, afirmou.

Lima se referiu especificamente às reservas que a Petrobras descobriu em águas profundas do oceano Atlântico, abaixo de uma extensa camada de sal localizada a cerca de 5.000 metros de profundeza, próxima às costas dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Trata-se de áreas que a companhia petrolífera explora em associação com empresas como a hispano-argentina Repsol e a inglesa British Gas na chamada bacia marinha de Santos.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
André

O governo bem que poderia aproveitar a oportunidade e sustar o contingenciamento da parcela das verbas dos royalties do petróleo que, por lei, cabe à marinha.

Ozawa

Sem maiores delongas, basta uma decisão política do sr. presidente para que o ministério do planejamento libere as receitas dos “royalties do petróleo”, usadas para o superávit fiscal em detrimento do reaparelhamento da marinha, contrariando ostensivamente disposição legal. Se não, lance o “superávit fiscal”, ao mar, sob o comando do ministro do planejamento e tripulado por outros burocratas, incubindo-lhes de defender nossas reservas de petróleo, simples assim.

Paulo Taubaté

É meus amigos, parece que agora todos aqueles anos passados, sem um orçamento decente, sem um mínimo de verbas para manter a frota operacional, sem investimentos num avião de patrulha marítima, sem uma frota de submarinos maior, … vão começar a fazer falta.

Mas ainda dá pra correr atrás do prejuízo, minimizar as perdas.

Basta ter vontade política do nosso Estado, pois força de vontade nossos militares já demonstraram ter nesses anos à fio, numa penúria “disgramada”, fazendo milagres….

Esperemos o tão aclamado 7 de setembro…..

eduardo

Acabei de ler o link sobre espaços marítimos. Mas que bobagem essa imprensa leiga. Chamar de mar territorial a Zona Econônica Exclusiva! O mar territorail só vai até 12 milhas.

Paulo

“Eu me lembro que um dos (países) que é meio mal-humorado com esse negócio das 200 milhas é os EUA. Eles não respeitam muito as 200 milhas”. “Se eles insistirem que as 200 milhas não existem, teremos um problema”, Este Senhor se adianta em tirar suas conclusões em público, e até já elegeu o potencial inimigo.Pra que isso? Estas questões não devem ser colocadas dessa forma. Alías o MinDef, a Abin, o Itamaraty estão trabalhando lentamente, vide o que ocorre em nossas fronteiras. Primeiro espera o leite derramar , para depois “limpar com um paninho”. É lamentável como existe gente… Read more »

FCarvalho

É lamentavel neste momento constatar que a grande (e burra) imprensa volte sua atençao para assunto que por anos a fio simplesmente ignorou. Pior ainda é nestas alturas do sec XXI o pais nao possuir uma politica de defesa condizente com as pretençoes e responsabilidades que possui. Mas pior do que ficarmos nos preocupando somente agora com nossa capacidade de defesa no mar, é o Estado brasileiro ter ficado 24 anos sem dar a mínima pro assunto e agora querer se revestir de escrúpulos, que nunca teve, com a MB, a fim de dar-lhe reais condiçoes de operaçao, que diga-se… Read more »

Joao

Sinto muito,como Brasileiro ter que dizer isto,mas o governo Brasileiro e uma porcaria mesmo,para nao usar outras palavras. Se tivermos que esperar por eles,vai ser a mesma historia. Voces lembram do famoso “Projeto FX? Virou FX-2. Agora parece que tambem vao cancelar o FX-2. Esquecam de Rafale ou Sukhoi 35. O que querem fazer e “modernizar” os F-5 e AMX da FAB. Ate quando? Porque nao modernizamos tambem os P-40 que lutaram na Italia? Estao espalhados pelas pracas do Brasil…e so recolher e colocar motor de Tucano,um lanca fogutes,radar,e bola pra frente. E assim que pensam os nossos grandes governantes.… Read more »

PAULO

é a vingança dos terroristas de 60….não entregaram pra URSS, vão entregar pros EUA, muito bocós! Digo e repito: é muito mais rápido e “facil de esconder” pensar e executar um sistema de lançamento de satélites (que pode ser facilmente convertido, em tempo de “precisão”, para missil intercontinental) e uma pequena ogiva multipla, do que querer miniaturizar um reator e colocá-lo em um sub (o qual não temos capacidade ainda nem de fazer o casco duplo necessário)!! Já temos o projeto do foguete quase pronto (até hoje não foi devidamente esclarecido o acidente/sabotagem que resultou na explosão em alcantara mas… Read more »

PAULO

digo, missil, me desculpem! é a revolta com a inação desses inéptos!

Ricardo

Olha a 4ª frota aí …

marcelo

a posse das reservas será questionada e com toda razão, se a LEI DO PETRÓLEO for rasgada, se o PT continuar a querer se apropriar das riquezas do Brasil, se o petróleo confirmado for usado para fins políticos de esquerda, então teremos conflitos como no Iraque e no Irã. O Sr.LIMA é um ridículo ao tentar mover opinião pública contra os Americanos, será que não conhece a diferença entre mar terrritorial, zona contígua e zona econômica exclusiva…ou está preocupado em ganhar um cruzeiro pela 4ª frota para GUANTANAMO??

konner

Correio Braziliense EUA respeitam mar do Brasil, diz comandante “Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, almirante James Stavridis, tentou ontem eliminar suspeitas sobre a atuação norte-americana nos mares da América do Sul e Caribe dizendo que seu país respeitará os limites territoriais também no oceano. “Os EUA vão respeitar os mares territoriais e as Zonas Econômicas Exclusivas das nações do mundo”, disse Stavridis, na 4ª Conferência de Defesa do Cone Sul.” “A preocupação do presidente da ANP não é compartilhada pela Marinha brasileira. Segundo o chefe do Estado Maior de Defesa, almirante-de-esquadra Marcos Martins Torres, não há chance de… Read more »

konner

Digo;

Folha de São Paulo, não Correio Braziliense.

Paulo Taubaté

Na MB, Opalão, A-4, S-2, SH-3, IKL 209, Type 22, Niterói, Inhaúma, nossos navios de apoio aos fuzileiros … Na FAB, F-5, AT-26, A-1, M2000, … No exército, M-60, M-113, Leopard 1, Urutu, Cascavel, M-114 … Quando comparados à países com economias de porte semelhante, vejo que estamos à pé …. Coréia do Sul, Espanha, Austália, Turquia, Suécia … Sem lembrar do Chile, que poderia ser comparado somente ao estado de São Paulo…. E agora que estamos sentados em cima de bilhões de barris de petróleo então…. Se já tinhamos potencial bem maior que os países acima em termos de… Read more »

CAON

Tava demorando…

Taer

Muito oportuno o comentário do Sr.Paulo Taubaté, ainda vamos pagar muito caro por esse verdadeiro crime cometido por nossos ultimos governantes quanto ao total abandono de nossas FAs.
Sds.

Ozawa

Inobstante não haver conexão com a notícia em destaque, mas pela pertinência do assunto, segue nota oficial do comando da aeronáutica acerca do futuro, pretérito, mais-que-perfeito, presente, particípio-passado, gerúndio, já não sei mais que tempo verbal definir…, o projeto FX-2: NOTA PROJETO F- X2 – 19/05/2008 A respeito de notícias publicadas recentemente sobre o encerramento do Projeto F- X2, o Comando da Aeronáutica presta as seguintes informações: 1) O desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo; e 2) No dia 15 de maio de 2008, o Comando… Read more »