Novo ministro quer FA defendendo parques e reservas

28

O futuro Ministro do Ambiente, Carlos Minc, disse neste domingo que vai propor ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a participação das Forças Armadas na defesa dos parques nacionais e das reservas indígenas e extrativistas da Amazônia.

Uma reportagem publicada no jornal norte-americano “The New York Times” afirmou que a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia não é patrimônio exclusivo de nenhum país está causando preocupação no Brasil.

Leia a reportagem da BBC Brasil na íntegra.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge

De novo essa ladainha.

Os lobos perdem o pêlo mas não perdem a manha.

Porque eles não implantam uma polícia ambiental no Brasil e deixem as FF.AA. na sua DEFINIDA função constitucional.

Mas esperar de ex-terroristas esquerdistas-ecólatras que abandonem sua má natureza é demais.

Minc por Marina! Trocaram o seis por meia-dúzia! 🙁

Joao

Aqui esta o futuro da Marinha Brasileira! Texto da Revista Marítima Brasileira Monitor “PARNAÍBA” volta ao mar após 62 anos Construído no Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, o Monitor Parnaíba completou, no dia 06 de novembro de 2007, 70 anos de bons serviços prestados à Marinha do Brasil. Projetado exclusivamente por brasileiros, marcando a retomada da construção naval no século XX, foi o quinto navio a ostentar este nome e teve sua quilha batida em 11 de junho de 1936 e, a 06 de novembro de 1937, já armado e praticamente pronto, foi efetuada… Read more »

Jorge

É João, essa notícia sobre o monitor Parnaíba me lembrou um exposição de carros antigos que acontece me minha cidade todos os anos. Muito bonitos, o motor funcionando, a lataria lisinha e a pintura brilhando. Mas o lugar deles, todo mundo sabe, é um museu adequado ou exposição em datas especiais. Na cabeça dos marxistas que estão no governo e de seus comparsas que se passavam por conservadores (FHC???, IURD, PL, PTB, etc.) o destino do Brasil já está traçado. Será o “burro de carga” para sustentar os filhotes dos Fidéis Castros da vida e que tais, e é óbvio,… Read more »

McNamara

Pois é, a ameaça à segurança da navegação no Atlântico Sul foi tanta, que os EUA mandaram um porta-aviões com escolta para verificar o problema, semanas atrás…

McNamara

Vamos logo mudar a constituição, e transformar nossos combatentes em garis, jardineiros, pintores, guardas florestais, motoristas de ônibus escolar etc. Afinal para quê Forças Armadas ??? Desse jeito, ninguém segura o Brasil… mas é descendo a ladeira que termina na rua da Amargura.

André

Tenho a impressão que a partir de 07 de setembro é possível que essa sua previsão, McNamara, venha a ocorrer, infelizmente. Penso que talvez sepultem de vez nossas FA.

AJS

É verdade, tanto, que independentemente de concretizar a substituição de NAe no Japão, os americanos a partir de agora, em todos os anos, designarão um dos CVG para inspecionar a região, e não mais, como faziam anteriormente, deslocando barata e simplesmente seus satélites de observação, e, se positivada alguma ameaça, deslocavam suas forças. Sempre sonhei com forças armadas adequadas à nossa defesa, mas o máximo que vi, na época de melhor situação da MB, foram 6 miseras fragatas Niterói e 3 subs Riachuelo, o resto, para meu desencanto não passava de navios de 2ª mão, como contra-torpedeiros com sistema ASROC… Read more »

marcelo

O EXÉRCITO vai cuidar de mato e de vagabundos travestidos de indios, depois ,é claro, do expurgo de seus líderes Gen HELENO, ELIEZER, SANTAROSA etc… enquanto a KGB, quer dizer a PF e a FORÇA(VERMELHA)NACIONAL intervêem país a fora segundo a política de dominação PETISTA. A esquadra (o pouco resta) será espalhada pelas praias do Brasil, assim não poderá, de repente, revoltar-se contra os demandos do governo central,como já fez no passado. A FAB,que alguns pretendiam uma FÊNIX, não passará de cinzas. Esperar algo de diferente? quando o governo e ministérios estão entregues aos TERRORISTAS,ASSASSSINOS e LADRÕES como o Sr… Read more »

Adler Medrado

Fazer crítica é legal e tudo, mas pô, na boa, quem é melhor preparado para proteger a amazônia do que as Forças Armadas? Acho que é exagero criticar essa posição do ministro que ao meu ver não tem nada de inconstitucional. Eles (as forças armadas) devem estar lá sim mostrando a bandeira brasileira para quem quiser ver. Me lembro de uma vez, numa fronteira do Brasil com a Argentina, haviam pelo menos 100 soldados argentinos de um lado e uns 5 policiais federais brasileiros do outro. O território nacional deve ser protegido pelos militares. A despeito do que alguns aqui… Read more »

Junior

Eu já disse antes e volto a repetir, não teremos fx2, navios nem misseis, o governo vai enrolar de novo as FFAA vão ficar nesta penúria por muito mais tempo, enquanto os comandantes ficarem mendingando e aplaudindo compras de opurtunidade (sucatas).Governo sério planeja seu futuro a longo prazo e cumpre metas, no Brasil o futuro é de somente 4 anos com direito a mais 4 de enrolação e assim vai. Se deixarem a amazônia nas mãos de brasileiros incompetentes veremos brevemente estrangeiros competentes em explorar seus recursos e ainda posando de salvadores do planeta. A história está traçada, nossa amazônia… Read more »

Lucius

Infelizmente a gente teve e tem presidentes bananas, o cara fica dando mais satisfação ao exterior que a qualquer cidadão brasileiro. Ora, quem afinal é dono dessa joça! Com um presidente “quiba” desse ninguém precisa de um governo republicano nos States.

Brazilian Eagle

Olá, bom dia Adler Medrado, também concordo com seu ponto de vista, é muito oportuna a presença militar nas reservas indígenas, não só facilita a integração dos nativos, como também permite-nos um contrôle efetivo sôbre as atividades dessas ONGs subversivas que estão infestando a Amazônia brasileira, colocando em risco a nossa soberania sobre o território brasileiro.
Sds.

Jorge

Ao Sr. Adler Medrado e ao “American Eagle”, digo, “Brazilian Eagle”. Pelo visto os srs. tem memória curta ou esquecem da campanha difamatória das ONGs sobre a presença militar junto aos “pobres índios”. Não esqueçam dos bilhões pagos a título de indenização aos amiguinhos esquerdistas do Sr. Lula. Para isso eles não pensam duas vezes em atacar o Tesouro Nacional. Enfim, como todo COMUNISTA APÁTRIDA e INTERNACIONALISTA, o Sr. Minc só tem uma real intenção com seu discurso. Proteger a floresta para os seus patrões europeus. Os mesmos que vem patrocinando campanhas de desarmamento nos países emergentes, para que em… Read more »

konner

[Junior: “Eu já disse antes e volto a repetir, não teremos fx2 …”] Aeronáutica esclarece a respeito de projeto FX-2 Data: 20/05/2008 NOTIMP N°: 141 Em nota emitida ontem (dia 19/05), o Comando da Aeronáutica esclareceu que o desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo. “O Comando da Aeronáutica instituiu Comissão Gerencial do Projeto F- X2, com o objetivo de efetuar os processos de aquisição de aeronaves de superioridade aérea a serem incorporadas ao acervo da Força Aérea Brasileira”, afirma a nota assinada pelo Chefe do Centro… Read more »

konner

Minc recebe aval para criar – ” Guarda Nacional Ambiental ”

Da coleção de propostas que levou para a primeira conversa com o presidente Lula, Minc afirmou ter obtido aval para a criação de uma Guarda Nacional Ambiental, formada por policiais treinados especialmente para proteger as áreas de conservação federais.

Na véspera, Minc havia proposto pôr as Forças Armadas para cuidar dos parques, o que dependeria de mudança na Constituição.
“O presidente aceitou, e [nesse formato, de guarda nacional] terá efeito mais imediato”, disse.

Folha de S.Paulo

NOTIMP
N°: 141
Data : 20/05/2008
http://www.fab.mil.br/imprensa/enotimp/enotimp_capa.htm

Joao

Quando escutei de um amigo meu,quem conhece muito bem meu interesse na Marinha, sobre a “modernizacao” do monitor Parnaiba,um navio do tempo de Getulio Vargas,pensei que fosse sacanagem. Pensei;”ele ta e incarnardo de mim,fazendo piada”. Qual foi o meu horror,quando,lendo a Revista Marítima Brasileira,descobri que era verdade! Esso ja esta passando do absurdo. Qual e o proximo passo? Vamos recolher dos museus todos os P-40 que lutaram na Italia,e “modernizarlos” tambem? E so meter um radar,motor de Tucano,foguete,e bola pra frente. Se ja chegamos a este ponto,porque nao? Quando vi a noticia do fim do FX-2,confesso que nao fui pego… Read more »

tomas

“Guarda Nacional Ambiental”…lá vem mais um cabidaço de empregos, bem ao gosto das republequetas sindicalistas.

tomas

Vamos ver quanto este sr. Minc dura no cargo!
Este senhor pelas declarações gosta de aparecer na midia.
Em breve ele se dará conta que nete governo só o um pode aparecer…

marcelo

não será cabidaço de emprego não, será mais uma força (possivelmente armada) debaixo do controle do PARTIDO.

AJS

Ao fim do atual governo, se criadas, as novas forças continuarão, e o atual governo, será apenas parte integrante da história.
Alguma força, tem que cuidar da região.

Callia

Senhores , vou publicar o que disse no blog passado O General Heleno é um dos poucos HOMENS neste país , sabe perfeitamento o que esta acontecendo na região.Acho absurda a acusação do senhor Guenca de que o General é o Custler brasileiro.Os politicos deste brasil que o são.Escondem que a região amazônica é infestada de epidemias como a Febre Negra de Labrea , que é a hepatite fulminante causada pelo virus delta.Já matou centenas de pessoas no Vale do Javari.Nada se fala, alias tudo é feityo para que os fatos aqui relatados se escondam.Dos oito navios da Marinha na… Read more »

Callia

e tem mais
Não é o fato de haverem aqui vagabundos fantasiados de indios , a coisa é pior , há tribos que estão em areas demarcadas em dois lados da fronteira e são exatamente essas que possuem alguns membros entrando para o trafico utilizando-se das facilidades da fronteira indigena multinacional….mas eu vou parar por aqui porque nesse pais quem fala verdade demais vai preso …

vou citar numeros…2 navios da classe pedro teixeira…quadro da classe roraima…para patrulhar a região mais estrategica do mundo…esse governo é serio?Qual é o sistema de defesa aerea da amazonia?As .50 dos nossos navios?

Callia

so para confirmar…sou radicalmente contra a politica de cotas , sou sarcastico mesmo…..

Joao

Como sempre,no Brasil so existe papo furado. E sempre a mesma coisa. No futuro vai sair submarino,projeto F-X,e tudo mais. O Exercito ainda usa o FAL e o Cascavel. O amigo Callia pergunta:Qual é o sistema de defesa aerea da amazonia? Nao existe protecao anti-aerea! E so .50 mesmo. A FAB opera F-5 da guerra do Vietnam,e a Marinha tem um NAE sem avioes,forque as pecas de museu que sao os A-4 nao tem motores. A Embraer so existe ainda porque vende para o exterior. Umas forcas armadas modernas e capazes sao necessarias para resguardar a soberania nacional. Os politicos,so… Read more »

Joao
Joao

Programa F-X2 Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA NOTA PROJETO F- X2 A respeito de notícias publicadas recentemente sobre o encerramento do Projeto F- X2, o Comando da Aeronáutica presta as seguintes informações: 1) O desenvolvimento de um caça brasileiro de quinta geração, atualmente em estudo, faz parte de um planejamento estratégico de longo prazo; e 2) No dia 15 de maio de 2008, o Comando da Aeronáutica instituiu Comissão Gerencial do Projeto F- X2, com o objetivo de efetuar os processos de aquisição de aeronaves de superioridade aérea a serem incorporadas ao acervo… Read more »

Adler Medrado

Aí ô Jorge. Na boa, você falou, falou, falou e não disse nada a respeito do que está sendo discutido. Na hora que você tiver algum argumento válido para questionar os meus eu te respondo com mais seriedade. Leia o comentário antes de responder. Desse jeito ninguém vai te levar a sério.

Só para constar, eu não sou esquerdinha, nem vermelhinho. Pelo contrário, tenho uma certa reserva com esse pessoal.

Paulo

car5as a veredade é que infelizmente essas forças armadas brasileiras estão inutilizadas, isso é vregonhoso,