DCNS completa testes de mar do primeiro submarino Scorpène para a Malásia

37

scorpenemalaysia.jpg 

Depois de 90 dias de testes, o KD Tunku Abdul Rahman, primeiro submarino Scorpène construído para a Royal Malaysian Navy, retornou a Cherbourg, na França.

Os testes do construtor foram realizados nas águas profundas da Baía de Biscaia. Em mais de 420 horas de imersão foram testadas a velocidade, resistência de mergulho, manobrabilidade e discrição, além do sistema de combate (incluindo sonar e tubos de torpedo) e sistemas de salvamento e resgate.

Até setembro, a DCNS vai preparar o KD Tunku Abdul Rahman para os testes finais de aceitação, a última fase pré-entrega.

O Governo da Malásia assinou contrato com a DCNS e o estaleiro espanhol Izar (agora Navantia) em junho de 2002 para a construção de dois submarinos Scorpène, apoio logístico e treinamento. O primeiro submarino será entregue em 2009 e o segundo,  alguns meses depois.

A classe Scorpène foi projetada pela DCNS francesa e desenvolvida em conjunto com a Navantia espanhola. Possivelmente será a próxima classe de submarinos adotada pela Marinha do Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
direto do fundo do mar

Em breve, muito breve, teremos 2 desses na MB. E Made in Brazil o que é a melhor parte. Claro que o breve a que me referi é o ínicio de sua construção.
Novidades até o fim deste ano.

Wilson Johann

Será tão breve como foi a Barroso?

KURITA

SIM SERÃO BEM BREVES MESMO DAQUI A 30 ANOS

direto do fundo do mar

POWS A BARROSO FOI PQ A MB TINHA QUE SE VIRAR SEM GRANA. PARA ESSES SUBS A GRANA VAI SAIR E VOCÊS PODEM ACREDITAR.
DE NADA ADIANTA FICAR COM ESSE PESSIMISMO. SE NÃO ACREDITAR EM NADA, NÃO VALE NEM A PENA VIR A BLOGS E FORUNS. CERTO?
É TUDO TÃO CERTO NÉ? NUNCA TEREMOS NADA, NÃO SOMOS UMA PÉTRIA, SOMOS UM PAIS DE 3º MUNDO, TEMOS COMPLEXO DE VIRA LATAS.
CARAMBA, SERÁ QUE DAVA PARA SER UM POUCO MAIS OTIMISTA?

Wladimir

Uma dúvida: estes dois novos subs que virão irão complementar a frota ou iniciarão um processo de substituição dos “antigos” subs?

Douglas

direto do fundo do mar, assim espero….. mais experiencia na construção de subs convencionais avançados de maior tonelagem, antes da aventura nuclear. Até agora ninguem falou das contrapartidas francesas, pois muitos aqui dizem que A França iria repassar parte de sua tec nuclear. A troco de que?

Nunão

Wladimir, se o tempo e a cadência de construção for o mesmo dos primeiros Type 209 construídos aqui (quando havia dinheiro para manter um ritmo decente, o que não foi o caso com o Tikuna), acredito que pelo menos esses dois primeiros sejam para ampliar a frota. Talvez quando chegar a hora dos dois seguintes (fala-se em 2 lotes, 2 + 2), já esteja na hora de aposentar o primeiro 209, o Tupi. Se bem que a diferença em dias de mar do S30 Tupi para o S31 Tamoio (é esse mesmo?) é até que pequena, pois o primeiro passou… Read more »

Norberto Pontes

Putz, até esse país pequenino como a Malásia comprou um scorpéne.
E o Brasil, claro, preocupado em ressuscitar a CPMF, como já de fato acontecendo.
Porque será que aqui temos(nem todos), mentalidade de caranguejo?

Norberto Pontes

Não adianta berrar o direto do fundo mar, o Kurita tá certo.
Esse país não emenda, será que vc não enxerga??

Naval

Uai, então porque não se mudam de um país tão ruim? O país é excelente, o povo é que não presta. Principalmente os pessimistas e entreguistas como alguns que estão sempre criticando. Mudem para os States. Boa viagem!

GustavoB

O que você sugere Norberto?

König

Não é pessimosmo é REALISMO mesmo depois de tantos projetos que demoraram vários anos o que em alguns paises é tempo para desenolvimento e incorporação de uma classe de navios…

König

Ah e seria confiavel a tecnologia Francesa?
Tinha lido que o reator do charles de gaulle libera radioatividade acima do normal.

marujo

Sectarismo e descrença não vão ajudar a superar a obsolescência tecnológica das Forças Armadas, nem vai ajudar o País a enfrentar problemas do tipo voracidade fiscal para manter em dia a dívida interna.Aí estão os Sea Hawk: quando ninguém esperava foi anunciada a compra de 04 unidades, podendo ser adquiridas mais duas.É pouco para nossas necessidades, é claro, mas pode ser um começo.Não devemos ser pessimistas e sectários até 07 de setembro.Depois, estaremos liberados para o que quisermos.

Norberto Pontes

eu nao sugiro nada…
quem sou eu

Norberto Pontes

bem, refletindo mais sugiro acalmarmos os ânimos.
Cada um tem sua opinião, uns sabem mais, outros menos.
Mas de fato o Brasil não toma atitude, pessoal.
Vcs não querem ver nosso país ser mais forte?
então, quando?
podemos deixar de ser caranguejos, e assumir outra postura.
Ficar comprando sucatade fora não dá.(nnao me refiro ao submarino em questão.

direto do fundo do mar

Eu não berrei nada amigo Norberto, apenas usei a mesma tecla caps lock que o Kurita usou. Vc só leu o meu post? Leia mais acima e verá ou só eu não posso usar o caps lock? Fala sério meu amigo.
Continuem poluindo os blogs destilando seu pessimismo. Não chegaremos a lugar nenhum reclamando e malhando.
Enfim, cada um fica feliz fazendo o que gosta.

Baschera

Não sei quanto aos colegas, mas EU, sequidamente dou nas canelas, não de colegas do Blog, mas na instituição chamada Brasil. Melhor explicando, nos dirigentes, nos políticos e às vezes nos porta medalhas também. Se estes políticos e dirigentes tivessem um meio (oppsss… vamos falar baixinho) de tirar as suas lasquinhas das verbas de aparelhamento militar, meus caros, seriamos uma das maiores potências neste quesito no planetinha. Mas enfim, a culpa é nossa, como povo, que continuamos à votar em canalhas e picaretas disfarçados de benfeitores do povo e da nação, quando o são benfeitores deles mesmos e de seu… Read more »

Baschera

Sobre o Scorpene, parece que o mesmo está aprovado e vem vendendo bem, se comprarmos o projeto, acertaremos, pois os U-boats alemães de última geração (U-214) estão fazendo água e os gregos ainda não aceitaram o que compraram.
Sds.

GustavoB

Baschera, o sr. acredita que os nossos serão “originais” ou o projeto sofrerá algum tipo de adaptação/modificação já de largada?

direto do fundo do mar

Essa eu posso adiantar: Os Scorpenes brasileiros terão os sistemas da LM americanos e torpedos MK-48 igualmente americanos. O pacote frances é muito interessante pois contempla a modernização do AMRJ para a sua construção. Quanto ao repasse de tecnologia para o Brasil construir seu sub nuclear, caros amigos, ninguém do governo NUNCA disse que a mesma seria na área nuclear. O que queremos e teremos será a ajuda na construção do nosso casco para o nosso sub nuclear e NADA MAIS. Portanto, deixemos destes comentários incrédulos, é óbvio, de repasse de tecnologia nuclear, pois isso nunca foi dito. Só quem… Read more »

Joao

E claro,que se este projeto,se algum dia deixar de ser projeto,so vai sair em 2045. Ja chegou a hora de parar de sonhar,e agir muito mais,galera!!!

KURITA

Afinal otimistas de plantão , qdo vai começar a construção do primeiro SCORPENE , confesso acreditar em lobisomens , saci perere e mula sem cabeça

Jorge

Caro Baschera.

Aqui no Blog tem uma reportagem sobre os U-214 da Coréia do Sul, e ao que parece lá não apareceram os problemas com os submarinos de mesmo modelo comprados pela Grécia.

André

Então aguardemos o sete de setembro, senhores.

GustavoB

Saudações otimistas sr. Do Fundo, muito grato.

Baschera

Caro GustavoB,
Sua pergunta foi muito bem respondida pelo Mr. Direto do Fundo do Mar, aliás, que parece-me ter um sonar muito bem afiado.
Quanto aos U-214 da Coréia do Sul, os mesmo foram contruídos lá, mas não sei que modificações foram feitas em seu projeto. Na teoria, se fossem idênticos ao helênico, teriam o mesmo problema.
Sds.

Douglas

Senhores, pra que discutir? já li por aqui que teremos escorpenes, fragatas FREMM e Sukoi 35 em 07.09, fora o casco pro nuclear e participação em caça de 5ª geração. Parece conto de fadas, mas a turma ai ta assinando embaixo. Torço por isso, sou brasileiro.

Excel

Caro Baschera, Quanto ao submarino U-214 da Coréia do Sul parece haver conflitos de informações quanto aos seus problemas, uma vez que a mídia local afirma haver problemas de projeto no submarino mas a marinha coreana diz que não existe nada de errado. O governo coreano havia encomendado 3 unidades deste submarino e a última unidade acabou de ser construído, devendo passar por teste para depois ser comissionado. Contudo incertezas quanto à confirmação de novos pedidos do submarino pelo governo coreano colocam em dúvida as afirmações da marinha quanto à sua qualidade. Mais informações sobre a qustão podems ser encontradas… Read more »

KURITA

Afinal galera alguem pode me explicar o que tanto vai acontecer em setembro de novidade , confesso estar por fora

tikuna

Pessoal pelo amor de Deus se nós q somos entusiastas do assunto não acreditarmos em tempos melhores p/ as nossas forças armadas,quem vai acreditar,concordo c/ Douglas e o Mauro temos q ter o pé no chão,mas temos sim q confiar q tempos melhores virão e q nós ainda teremos forças armadas proporcionais ao nosso querido país.Abraços a todos.

AJS

Caro Kurita.
O Presidente Lula estabeleceu a data de 7/9/2008, para que os comandantes das FFAA apresentem seus planos de reequipamento.

konner

[“Se vai acontecer, só Deus sabe, pois nada impede que se venha com a conversa de que a inflação tá voltando, […], de que o Corinthians tá na série B, de que não acharam o corpo do padre voador, […]”]

Muito espirituosa sua analogia …

Baschera

Na verdade, o padreco voador foi encontrado em marte tentando comprar balões, com notas falsas de real, numa banca verde por uma das várias naves expedicionárias americanas que ainda vagam por lá…
Sds.

KURITA

VALEU SENHOR ASJ

tikuna

Essa foi boa Baschera,kkkkkkk…

[…] do ano que vem, segundo fontes do estaleiro francês DCNS. O Tunku Abdul Rahman realizou uma série de testes de mar no primeiro semestre e a aceitação do navio pela marinha daquele país deverá ocorrer ainda neste ano. O segundo e […]