Home Noticiário Nacional Operação SARSUB-II/2008

Operação SARSUB-II/2008

171
1

No final do mês de maio e início de junho foi realizada, na baía de Ilha Grande (Angra dos Reis-RJ), a Operação SARSUB-II/2008. Trate-se de mais um exercício que tem como propósito adestrar as equipes no resgate de submarinos sinistrados.

Esta operação contou com a participação do Submarino Tamoio, o NSS Felinto Perry, NHiOc Taurus e do AvApCos Almirante Hess. De acordo com o Comando da Força de Submarinos, foram realizados os seguintes exercícios:

  • Busca e localização de um submarino sinistrado pousado no fundo;
  • Passagem de ar de alta pressão;
  • Passagem de material;
  • Recolhimento e assistência médica aos tripulantes do submarino que escaparam pela guarita de salvamento;
  • Resgate de dois tripulantes pelo sino de resgate de submarinos.

Dois pontos merecem destaque nesta operação. Pela primeira vez um helicóptero AH-1A Lynx pousou no convôo do Felinto Perry. O exercício contou também,com a participação de dois oficiais observadores da Armada Argentina, que demonstraram grande interesse na capacidade da Marinha do Brasil em realizar Socorro e Salvamento de Submarinos.

Com mais uma operação SARSUB concluída com sucesso, a MB completou o ciclo de adestramento de acoplamento do Sino de Resgate Submarino em todos os seus submarinos classe “Tupi”.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
marcelo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
marcelo
Visitante
marcelo

Baia da guanabara, Angra dos Reis, campo Tupi….será que os “MAHAN” PeTralhas tmb pensam em espalhar a ForSub pela belas praias do Brasil? Como ficaria o adestramento em exercícios tão importantes desta natureza com várias unidades separadas por milhares de Km de litoral? A MB (ou PETROBRÁS)tem algum mini-Sub robótico para realizar estes salvamentos?