No final do mês de maio e início de junho foi realizada, na baía de Ilha Grande (Angra dos Reis-RJ), a Operação SARSUB-II/2008. Trate-se de mais um exercício que tem como propósito adestrar as equipes no resgate de submarinos sinistrados.

Esta operação contou com a participação do Submarino Tamoio, o NSS Felinto Perry, NHiOc Taurus e do AvApCos Almirante Hess. De acordo com o Comando da Força de Submarinos, foram realizados os seguintes exercícios:

  • Busca e localização de um submarino sinistrado pousado no fundo;
  • Passagem de ar de alta pressão;
  • Passagem de material;
  • Recolhimento e assistência médica aos tripulantes do submarino que escaparam pela guarita de salvamento;
  • Resgate de dois tripulantes pelo sino de resgate de submarinos.

Dois pontos merecem destaque nesta operação. Pela primeira vez um helicóptero AH-1A Lynx pousou no convôo do Felinto Perry. O exercício contou também,com a participação de dois oficiais observadores da Armada Argentina, que demonstraram grande interesse na capacidade da Marinha do Brasil em realizar Socorro e Salvamento de Submarinos.

Com mais uma operação SARSUB concluída com sucesso, a MB completou o ciclo de adestramento de acoplamento do Sino de Resgate Submarino em todos os seus submarinos classe “Tupi”.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcelo

Baia da guanabara, Angra dos Reis, campo Tupi….será que os “MAHAN” PeTralhas tmb pensam em espalhar a ForSub pela belas praias do Brasil? Como ficaria o adestramento em exercícios tão importantes desta natureza com várias unidades separadas por milhares de Km de litoral? A MB (ou PETROBRÁS)tem algum mini-Sub robótico para realizar estes salvamentos?