40mm-f46-2.jpg 40mm-f46.jpg seawolf-f46.jpg

“Nos dias de hoje, um navio com carregamento manual no convés de mísseis, canhões e metralhadoras também guarnecidos manualmente.
Imagine a exposição do pessoal do armamento em situação de um combate real.”

Comentário de um membro da comunidade Marinha do Brasil no Orkut, sobre as imagens da fragata Greenhalgh no Fantástico.

 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Na “comunidade” de iniciados, concordo. Para o grande público isto apenas mostra os marinheiros “trabalhando”, o que para eles, é o que importa. Para os fiéis, importa que o padre tome o “sangue” do senhor, que é representado pelo vinho. Agora se o vinho é de garafão e custa R$ 3,00 o litro ou é um importado de R$ 500,00 não importa. Importa o simbolismo. Para nós, a imagem do carregamento manual, apenas mostra nossa falta de investimento em equipamentos e técnicas mais modernas. Vamos desopilar o fígado. Temos o que podemos ter. Poderiamos ter mais e melhor ?? Sim,… Read more »

Nimitz

É por essas e outras razões que deveríamos ter enviado uma “Niterói”. Infelizmente o “marketing” da MB ainda é muito ruim.

direto do fundo do mar

Eu desisto:(

Juarez

Pois é meus amigops, e tem gente aí pelos foruns divulgando aquilo como Marinha que “opera”. Eu acho aquilo, em uma situação real, uma séria tentativa de suícidio, mas tem gente que acredita e fica bravo quando se faz um coment´rio negativo.
Parabéns ao blog pelo comentários absolutamente verdadeiros.

Grande abraço

Paulo Costa

Os dois lançadores do seawolf,podem ser carregados,com doze misseis,
que são suficientes para um confronto.Seis a proa e seis a popa.
Os 40/70 foram adicionados quando as 22 foram transferidas a MB.
São uteis contra ilicitos e barcos estranhos,ainda tem os canhões
de 30 mm,em cada lateral removiveis.Os artilheiros de ambos ficam
expostos ao combate.Mas a função primaria das 22 é antiaerea,e
anti submarino.Esta de acordo com o pensamento da epoca de sua
construção.

BVR

Certa vez li em uma revista a disposição americana que acredito ter sido utilizada para a escolha da Greenhalgh: ” Nós temos o dinheiro, as regras são nossas”.
Trocando em miúdos: nós fazemos a festa, por isso nós escolhemos o perfil de quem vai participar.
De acordo com comentários anteriores, um dos critérios era veloc. de 30 nós constante.
Agora que soou meio “arcaica” aquela cena do 40/70 e do seawolf, aahhh…isso soou!

Bosco

Até mesmo os Ticonderogas possuem canhões manuais. Ainda hoje são muito úteis, principalmente com a ênfase dada às operações no litoral e a barcos suicidas. O canhão de 40 mm das Type 21 são úteis nesta função, provendo proteção aproximada. É claro que não servem mais para defesa aérea e muito menos contra mísseis ou atacantes de superfície armados com canhões de médio ou de grande calibre. Mas para isto tem os Exocet. Além disto, como o Brasil não tem uma guarda costeira e os navios da marinha fazem o papel de polícia, freqüentemente se vêem em situações em que… Read more »

Bosco

Correção: “type 22” e não 21.

Bosco

Com exceção dos lançadores conteiráveis dos mísseis sup-ar de defesa de área (como os Mk13 e Mk26 da USN e o lançador dos Sea Dart da RN) todos os lançadores conteiráveis de mísseis sup-ar para defesa de ponto são carregados manualmente.
E os canhões de defesa aproximada geralmente de pequeno calibre só começaram a ser operados remotamente (estabilizados e sistema de pontaria optrônica) de uns 3 anos para cá.
Ou seja, como sempre a imprensa leiga c _ _ _ no pau.

Bosco

PS: os lançadores conteiráveis (e com recarga automática) Mk13 e Mk26 foram substituidos na USN pelos lançadores verticais Mk41 e futuramente pelo Mk57

Bosco

Desconsiderem o comentário “como sempre a imprensa leiga c no pau.
Não foi a imprensa que fez isto e sim o cara que comentou no Orkut.

direto do fundo do mar

Engraçado. Queriam as Niterói lá, e desde quando o Aspide das Niterói, possui recarga automática????

Nimitz

Pelo menos tem 8 mísseis, não precisa ficar recarregando no mar como o Seawolf. Aliás, nunca vi foto de recarga de Aspide na MB.

Nimitz

Convenhamos, mandamos aos EUA um navio que era novo na Guerra das Malvinas, há 25 anos, 1/4 de século atrás.
Pelo menos as “Niterói” foram modernizadas… as Type 22 receberam no Brasil canhões Bofors 40mm/L70 e mais nada! Pelamordedeus!

Marcio

OLÁ PESSOAL, BOM DIA…
ME PARECE QUE ERRAM ATÉ NO NOME DO NAVIO NA REPORTAGEM!

Junior

Desculpem a ignorância mas, num eventual combate, o comandante fica no passadiço ou no COC???

marujo

As T-22 NÃO têm canhão de 30mm, mas de 20mm, também de operação manual.

direto do fundo do mar

O comandante fica no “Combate”, ou seja, no COC. Por isso é que vcs tem que filtrar as imagens daquela matéria, pois na verdade aquilo foi tudo para a mesma ficar atraente para o povão que não sabe a diferença de jacuba para Tang. A rapeize pode até ter boas intenções qdo pedem as Niterói, mas a verdade é que as mesmas estavam com a agenda lotada. IBSAMAR/Fraterno/Espabras/Unitas/Swordfish e etc e tal. O Aspide é tão maunual qto o Seawolf. E apesar dos comentários maravilhosos sobre ele, eu não troco o Seawolf por nada. Ele não erra uma meus amigos.… Read more »

paulo costa

Ok,marujo,a 22 tem ambos,de 20,e 30mm..
http://www.naval.com.br/novas/news1998/news12.htm
Aqui diz que tem ambas,na RN,acho que ficou com as de 30mm,na MB
Com relação ao efeito waffle das 22,como a solda é interna,logico,
ocasiona um repuchamento da chapa,no sentido da solda.Repare que
na proa aonde a chapa é mais espessa isto não ocorre.
No A-12 ,(anterior as 22)e submarinos aonde a chapa é mais espessa não se ve isto.Isto pode ser de projeto em si,ou para ficar mais leve.Soldadores sabem deste efeito em chapa fina…

Douglas

Senhores não me levem a mal, mas nossa type 22 está sub armada sim. os sea wolfs são bons mas são de uma geração antiga. e os canhoes servem pra abater mulçumanos suicidas no costado. É isso? Essa defesa intransigente das escoltas, acaba dando argumento pra quem acha que não se precisa investir nas FA. “Já tá bom”. Toda hora escuto isso por ai do cidadão leigo, que complementa: “Uai, vai pro Iraque?” e dá uma risadinha. E a reportagem do Fantastico passa essa idéia. Tá de bom tamanho.

Mahan

não sejam tão amargos, a reportagem teve enfoque positivo pela participação da MB e como já disseram acima, é para o povão ver(inclusive o povão do Blog!) e com certeza VIBRAR…

Baschera

Uma maneira de tornar estes canhões bastante atuais é trocar a sua munição burra por munição inteligente, que explode no alto do alvo, pode perfurar e explodir dentro do alvo, pode explodir em partes, etc. Além dos EUA a Suécia já está homologando este tipo de munição.
Pelo menos se investissemos nisto, fazendo no país já melhoria o panorama, usando o mesmo canhão com pequenas alterações…..
Sds.

Galante

Baschera, os canhões de 40mm das Niterói usam esse tipo de munição, conhecida como 3P.
Mas não adianta usá-la no canhão das Type 22 por causa do sistema de direção de tiro, Eye Ball Mk.1…rs

Bosco

Estes projéteis de alta fragmentação que explodem no ar depois de percorrerem uma distância pré-programada são muito bons para cobrir grandes áreas descobertas com presença de tropas desprotegidas na guerra campal (economizam munição e aumentam a eficiência) ou contra pessoal protegido por muros ou trincheiras, comum na guerra urbana. Não vejo muita utilidade contra alvos de superfície na defesa aproximada de navios, apesar dos Mk44 de 30mm e dos Mk110 de 57mm adotados pelos americanos em alguns de suas unidades terem esta capacidade. E de seus respectivos fabricantes fazerem alarde à respeito. Pra mim alguns balaços explosivos de 40mm ou… Read more »

Nelson Lima

Não sou especialista em munições, mas, me parece que no futuro elas iram determinar o poder de fogo dos reparos atuando como mini-mísseis.De modo que qualquer reparo poderá ser uma arma anti-mísil capaz, bem como também um lançador de mini-mísseis.

Nunão

Bosco, já tinha visto / lido sobre o poder dessas munições 3p sobre pequenos alvos de superfície e achava que eram uma boa idéia, mas só conseguia imaginar o efeito. Mas outro dia vi um documentário desses do Discovery mostrando o efeito de uma rajada curta da munição 3p dos 57mm disparada sobre uma lancha. Visualmente impressionante, os balins caem com força na água e levantam uma cortina de uma boa dezena de metros, um belo efeito visual. Mas quando a cortina desaparece, o efeito real é uma lancha que de longe parece inteira, mas vista mais de perto está… Read more »