Por Guilherme Wiltgen

A história da Aviação Naval Brasileira se inicia em 23 de agosto de 1916, com a assinatura do decreto de criação da Escola de Aviação Naval (EAvN), pelo então Presidente Wenceslau Braz, sendo ela a primeira escola de aviação militar do Brasil e, portanto, o berço de nossa aviação militar.
Nesses 92 anos de existência, a Aviação Naval vem traçando um trajetória marcada pelo pioneirismo e bravura, lembrando que apenas dez anos após o primeiro vôo do 14Bis por Santos Dumont, a Marinha do Brasil já fazia história com a aeronave CurtissF 1916, iniciando a conquista da operação aérea em proveito dos meios da Esquadra.
Fatos que vão desde a realização do primeiro deslocamento aéreo no Brasil, passando pela participação na 1ª Grande Guerra, integrando o 10° Grupo de Operações de Guerra da RAF, até os dias atuais, nas operações com asa-fixa embarcada no Nae São Paulo (A12), o que coloca a MB em um seleto grupo dentre as marinha do Mundo.
A Aviação Naval se faz hoje presente em todo o território nacional, desde a Amazônia Azul até a Verde, através de seus Esquadrões Distritais (HU-3 em Manaus-AM, HU-4 em Ladário-MS e o HU-5 em Rio Grande-RS) e dos demais Esquadrões (HI-1, HU-1, HU-2, HA-1, HS-1 e VF-1) que formam o complexo aeronaval de São Pedro da Aldeia, que ainda compreende o Comando da Força Aeronaval, Base Aéra Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), Depósito Naval de São Pedro da Aldeia (DepNavSPA) e a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA), contribuindo assim para a Defesa da pátria.
No mundo verde da Amazônia, presta apoio na área da saúde às populações ribeirinhas e patrulha nossa vias fluviais, no Pantanal, protegendo as nossa fronteiras e se estendendo até o Continente Antártico, apoiando a Estação Antártica Comte. Ferraz (EACF), os Refúgios Antárticos Astrônomo Gruls e Eng° Wiltgen e compondo o Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) no Napoc Ary Rongel, apoiando também o desenvolvimento científico do Brasil.
A Aviação Naval Brasileira está preparada para atuar em qualquer outro cenário onde a sua presença se faça necessária.

“Aviação Naval.
No ar, a defesa do mar.”

92anb.JPG

 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
konner

A estratégia militar durante a última guerra, tanto para os Aliados como para as potências do eixo, partia da premissa de que o resultado da guerra dependeria do desfecho da ação em terra e no mar. A estratégia básica dos combates em terra envolvia a noção de conquista, entende-se a ocupação das posições vitais do inimigo. No mar o desfecho do combate dependia da derrota de uma esquadra pela outra. A vitória da guerra no mar permitia a estratégia básica do bloqueio, isolamento e consequente paralisação da vida econômica da nação inimiga. Mas, na última guerra as coisas não se… Read more »

Marine

Com certeza caro amigo! Mas temos que tomar cuidado com aqueles que acham que o poder aereo sozinho pode ganhar qualquer guerra! Aqui nos EUA ate hoje existe o pessoal da USAF que acha que todas as guerras serao como as do Golfo…Sempre treinando a lutar a proxima como se enfrentou a ultima…