wielingen.jpg

A Marinha da Bélgica transferiu oficialmente a segunda fragata classe Wielingen para a Marinha da Bugária. A cerimônia de transferência da ex-Westdiep (agora Gordi) ocorreu no último dia 22 de agosto na base naval de Zeebrugge. A primeira delas, renomeada Druzki (ex-Wandelaar), foi adquirida em 2005 e espera-se ainda para este ano a transferência da Wielingen.

A classe Wielingen era formada por quatro unidades. Além dos três navios adquiridos pela Bulgária, a Westhinder foi desativada em 1993 e desmontada. Na Marinha da Bélgica estes navios foram substituídos por duas fragatas usadas classe Karel Doorman (batizadas Leopold I e Louise-Marie) adquiridas da Holanda em 2005.

wielingen-2.jpg

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André

Esse último lançador na popa é do Aspide, igual aos da Niterói?

Guilherme Poggio

É um lançador de SAM SeaSparrow.

André

Valeu pelo esclarecimento, Poggio.

pedro

Pois é, veio 0 09/08 e NÓIS NADA….

marcelo

o brasil podia te comprado essa fragata para MB….que parece estar em boas condicoes de uso……seria um momento ideal para ajudar a MB a se restruturar

marcelo r

A nossa Marinha do Brasil necessita agora de compras de oportunidade de navios, com tecnologia media de mercado, para entrar em uma fase intermediária entre os equipamentos atuais em fim de vida util e uma nova fase de construção naval com independência tecnológica (armas, propulsão e sensores), o que foi iniciado na decada de 1970 e perdemos por falta de continuidade de programas de construção naval militar.