f333.jpg

Em 1º de novembro de 2006 foi assinado o contrato de aquisição pela Marinha Portuguesa junto a Marinha Real Holandesa, de duas fragatas da classe “Karel Dorman”, para substituir as antigas fragatas da classe “Comandante João Belo”, que entraram em serviço no final dos anos 60.

Os navios adquiridos por Portugal são as ex-HNLMS Van Nes (F 833) que entrou em serviço em junho de 1994 e a ex-HNLMS Van Galen (F 834), que entrou em serviço em dezembro de 1994. Elas foram batizadas, respectivamente, com os nomes de NRP Bartolomeu Dias (F 333) e NRP D. Francisco de Almeida (F 334).

A Van Nes atracou na Base Naval de Den Helder em 14 de dezembro de 2007, encerrando a sua ultima missão na Marinha Holandesa, uma comissão de seis meses em patrulha pelo Carinbe. Em janeiro de 2008 o navio entrou em Período de Reparos e foram iniciados os preparativos para sua transferência que se estenderam ate junho.

Os navios sofreram algumas modificações para adaptalos melhor as necessidades do servico em Portugal, como por exemplo:

– a implementação da rede C4I, que compreende alterações dos sistemas de informação de bordo e respectiva infra-estrutura física de suporte, para que os navios possam adotar os padrões de gestão de informação em utilização em Portugal.

– adaptações e alterações nos espaços habitados (refeitório, câmaras de oficias e de sargentos e camarote do comandante).

– introdução de sistemas auxiliares de navegação, como o (W)AIS.

Portugal realizou entendimentos para o apoio logístico e o treinamento do pessoal encarregado de manter e operar os novos sistemas que estão entrando em servico junto com os navios, nomeadamente as turbinas a gás Rolls Royce Spey SM1A; o CIWS Goalkeeper; os radares SMART e LW08 e o canhão Oto Melara 76mm Compact.

Em 1º de novembro de 2006 foi assinado um memorando entre as Diretorias de Armamento da Bélgica, Portugal e Holanda para dar suporte a operação, treinamento, manutenção e suprimentos desses navios, o Chile aderiu a esse acordo em março de 2007. Esse acordo de cooperação visa quatro pontos principais:

– Modificações e modernização de sistemas;

– Manutenção;

– Aquisição de sobressalentes;

– Formação e Treino de pessoal.

Na foto a Bartolomeu Dias, realizando Provas de Mar em 17 de setembro passado ao largo da costa da Holanda. O navio tem previsão de entrar em serviço, em Portugal, em 1º de novembro de 2008.


Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nunão

Tá mais completa que a chilena.

Marcelo Ostra

Proporcionalmente praticamente “dobrou” a capacidade de projeção de poder portuguelica

Quanto a adaptação dos espaços habitaveis estaria relacionado tambem com a possibilidade de mbaque de grupo de abordagem ? (Pois os portuguelicos tambem ooperam por um bom tempo longe de casa

MO

JRG

Caro Sr. Marcelo,
ao ler o seu comentário, estranhei a utilização do termo “portuguelico”. Gostava de saber se esse é um já um resultado do novo acordo ortográfico.

Sobre as fragatas M, não creio que venham duplicar a capacidade de projecção de poder portuguesa, se bem que pode significar um importante reforço. Para melhor esclarecimento da doutrina portuguesa de projecção de poder, sugiro uma leitura de textos sobre a operação “Crocodilo”.

JRG

Alfredo_Araujo

Putz… agora entendi de onde veio nossa tradição de comprar equipamento usado!!!
Nao desmerecendo as Karel Dorman…

Marcelo Ostra

JRG

Portuguelico vem do original ostres – linguagem de ostra, assim como somos brasilerenses e afins

Conta a duplicação da projeção de poder potuguelico, ué se as M não o fazem, somadas as 3 Meko 200, o que faram então ? No minimo (isto em termos praticos) duplcou a capacidade de ultramar da Marinha

Mas vou ver sim a ops crocodilo, valeu pela dica

A proposito, creio que uma delas vire a capitanea da armada, correto, qual eslas será ?

MO

Mauricio R.

Belo e capaz navio, faria bonito por aqui tb, sem duvida.

Marcelo R

Quando é que a nossa MB vai começar as compras de oportunidade?. Está na hora de pegar um carrinho e começar as compras de novos barcos no supermercado da Europa. Tem umas alemâs que vao dar baixa logo que estão muito boas, tem umas inglesas T23 que vão dar baixa também e que estão mais ou menos mas servem para atualizar a nossa Marinha.

Marcelo Ostra

JRG, valeu pela dica !!!! Zé, ver essa op, muito bom ! N.R.P. Vasco da Gama + Fuzoz Guiné 1998 – Os Fuzos na Operação “Crocodilo/Falcão” Fuzos! Prontos. Do mar! P’rá terra. Desembarcar!… ORGANIZAÇÃO, PREPARAÇÃO E EMBARQUE!… Os chamados feriados de Junho proporcionavam, este ano, um fim de semana prolongado que poderia ter sido uma regeneradora pausa na actividade operacional dos Fuzileiros. Contudo, pouco depois das licenças dadas no dia 9 de Junho, soava o alerta para um regresso à Unidade, iniciando-se a preparação de todo o dispositivo que partiria para as águas da Guiné-Bissau, constituindo a Força de Desembarque… Read more »

Joao

A esse passo,brevemente ate a Marinha Portuguesa vai deixar o Brasil para traz.

Nelson Lima

Pelo nome achei que era nossa. Depois acordei.

JRG

Para ajudar a entender o texto, esclareço o erro de dactilografia: onde se lê 22 Comandante, 22 Ten ou 12 Ten, leia-se 2º Comandante, 2ºTen ou 1ºTen. Não está (nem podia) mencionado no texto, as dificuldades criadas pela França (tal como Portugal, membro da UE e da NATO) que impediram que o QG/Base avançada portuguesa fosse instalado em Dakar e tivesse de ser movido para o Sal (Cabo Verde), muito mais longe. Nem como os navios franceses que transportavam tropas senagalesas não responderam às tentativas de comunicação da força portuguesa ou, ainda, quando a arma dum blindado senegalês (embarcado numa… Read more »

Marcelo Ostra

JRG

Olha soh, quem diria

Que sacanagem dos francelicos

Mas foi muito bom vc ter citado o fato

Quanto ao 22 Ten e 12 Ten, tinhamos deduzido isto

Muito obrigado!

MO

marialva

Sem dúvida a falta do NPL é mais que evidente, todos esperamos que se concretize muito em breve.
Cumprimentos

carol

O QUE BARTOLOLEU FAZIA DA VIDA ? ( ME AJUDEM TENHO TRABALHO SOBRE ISSO )

Norberto Breda

Em POrtugal, contínuamos a comprar em segunda e terceiras mãos os nossos navios de guerra! A Holanda tem metade da dimensão territorial portuguesa, mas 50 vezes mais poderosa em termos tecnológicos e militares. Desde que me recordo, com a compra da fragata “Roberto Ivens” em Nantes, à marinha francesa, nunca mudámos de política. Parece que os orçamentos do Estado Português, como por exemplo, o orçamento da Casa Civil do Presidente da República, que é maior que o “budget” da casa real da Rainha Elisabete II do Reino Unido, não contemplam a compra de material novo para a defesa nacional e… Read more »