McInerney

A fragata USS McInerney (FFG-8) rebocando um submersível “cocaleiro”. A embarcação foi abordada na noite do último dia 20 cerca de 350 milhas da costa da Guatemala. O submersível, com autonomia para viajar do Equador até San Diego (Califórnia), continha um carregamento de sete toneladas de cocaína. A McInerney , baseada em Mayport, está atuando sob as ordens da Quarta Frota dos EUA.
A carga foi apreendida no dia 13 de setembro passado, no Leste do Pacífico, pelo Destacamento 404 de Aplicação da Lei da Guarda Costeira dos EUA (LEDET 404). Os agentes do LEDET 404, embarcados na McInerney, apreenderam sete toneladas de cocaína durante uma incursão noturna, a cerca de 350 milhas (quilômetros) ao largo da costa da Guatemala. A embarcação teria condições de ir do Equador a San Diego (Califórnia).
A McInerney é baseada em Mayport (Florida) e esta desdobrada, nessa comissão, na área de responsabilidade da 4ª Frota.
Enquanto por aqui se faz muita “marola”, inclusive em setores que não possuem o mínimo de conhecimento sobre o assunto “4ª Frota”, que nunca demonstraram interesse, e que se perdem em eternas discussões, reuniões, assembléias e audiências públicas, lá eles continuam mandando os navios para o mar, buscando interceptar os meios utilizados pelos narcotraficantes, antes que cheguem ao território continental com sua carga maldita. O tráfico internacional é uma das principais ameaças à segurança nacional dos EUA e de qualquer nação séria.
É importante notar que, nesse tipo de operação, a presença de destacamentos da USCG (Guarda Costeira dos EUA) a bordo dos navios da Marinha, algo possível através de legislação apropriada, garante legitimidade a esse tipo de ação, já que a USGC é uma Agência de Segurança e Aplicação da Lei.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dario

Será que este sub seria uma boa aquisição para a MB?

Marcelo Ostra

ee ainda tem gente que jura de pe junto que tem USS na costa … tsc tsc …

Ou eu to vendo coisa no blog, ficando maluko

MO

Mahan

Taí a razão de tanto choro pela reativação da IV frota por parte de CHAVEZ, FIDEL e do PT.

Vassily Zaitsev

Essa é uma excelente forma de tentar convencer a América Latina de que a reativação da 4ª Frota vai fazer bem para a região, mas eu não acredito totalmente. Claro que essas embarcações vão de todas as formas defender os interesses norte-americanos, incluindo o combate ao narcotráfico, que é um verdadeiro flagelo para eles tb. Mas, eu que não queria ter uma armada estrangeira posicionada bem na porta da minha casa vigiando todas as minhas atitudes.

LUIZ BRAZIL  DT

É Poggio, quem não deve não teme! Dai que o assunto “Fleet Fourth” incomoda tanto aos produtores quanto aos consumidores do pó do demo. A grana (lucro) é 10 vezes o nosso PIB, que dirá dos “mui amigos” vizinhos. Falta coragem ao nosso governo para enfrentar esse desafio, digo flagelo nacional, que serve de corredor internacional para a Europa e os EEUU. Assim sendo, os americanos fazem o dever que deveria ser das Américas do Sul e Central. Está claro!

Antonio

A última vez que eu vi a Marinha do Brasil tentar fazer alguma coisa para reprimir atos ilícitos foi no governo do Presidente Figueiredo (primeira metade dos anos 80).

Naquela época algumas corvetas da classe Imperial Marinheiro efetuaram alguns disparos contra barcos que pescavam ilegalmente no litoral norte do Brasil.

Nem preciso dizer mas os pesqueiros riam da cara da MB pelo rádio e fugiam numa boa, pois eram mais rápidos (quem tem mais de 40 anos se lembra de ter visto essas cenas lamentáveis na televisão).

Henrique Sousa

Já dei minha opinião que a IV Frota teria uma função marcante no combate ao tráfico de drogas como outros ilícitos.

E que por isso muitos “graudos” iriam contrapor com lorotas nacionalistas este movimento dos EUA.

Fui em certo ponto ridicularizado por uns.

Quem não deve não teme.

JR

Bom, infelizmente existe,de uma forma muito tênue,para a maioria da população brasileira muito pouca conscientização da reativação da 4a frota da US Navy, e o pior é que parece haver um complô contra a divulgação e discussão da abrangência de tal fato. Nossa Marinha encontra-se em uma situação de fragilidade, nossos políticos e governantes não a apoiam em sua maioria,vive-se hoje um impasse quanto ao percentual do PIB destinado às forças frente às necessidades que se fazem urgentes, encontram-se em nossas águas grandes reservas de petróleo leve, de ótima qualidade, tudo isso exatamente em um momento que a hegemonia norte-americana… Read more »

JR

Ainda, fazer sua justiça na casa do vizinho, sem ser chamado, é acima de qualquer coisa um crime.

Brazilian Eagle

Quarta Frota para combater o narcotráfico???? Essa, realmente, é difícil acreditar!!! Todavia, respeito a opinião de todos, mesmo que estejem a serviço do Bush, que não invadiu o Iraque para se apossar do petróleo !!!
Sds.

molleri

“Vários navios de guerra da Rússia estão prontos para zarpar em direção à Venezuela, onde participarão de manobras militares conjuntas com a Marinha local, apontou um oficial russo à agência RIA Novosti. “Uma flotilha da Frota do Norte, incluindo a nau capitânia, o cruzador lança-mísseis de propulsão nuclear ‘Pedro, o Grande’, o destróier ‘Almirante Chabanenko’ e navios de escolta zarparão em breve de Severomorsk”, declarou Igor Dygalo, subcomandante da Marinha russa. “Durante esta viagem, os navios de guerra russos participarão de manobras conjuntas com a Marinha venezuelana”. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que visitará Moscou esta semana, confirmou recentemente que… Read more »

molleri

Sr. Antonio: no início as corvetas não deram conta, mas depois que os contratorpedeiros foram para lá, os pesqueiros desapareceram, alguns foram atingidos por fogo de canhões e disparos de helicópteros embarcados. Eu não vi na televisão, ninguém me contou. Eu estive lá no saudoso “Tigre do Caribe” e posso citar de memória o CT “Espírito Santo” como outro navio que participou.

Nelson Lima

O tigre do caribe era o Santa Catarina,um Fletcher que fazia 36 nós.O faixa azul da Esquadra.Daria um belo navio museu com seus reparos mk.30 voltados para lados opostos.

Fábio Max

Bem, as FARC não são narco-guerrilheiros? E Hugo Chaves não foi acusado de ajudá-las?

Aí está uma boa explicação (das várias) para a histeria em torno da 4ª Frota.

E levou sorte esse submarino, a fragata devia é bombardeá-lo e fazer os traficantes de comida de peixe… ainda gastaram uns quebrados rebocando essa m… e depois ainda terão que julgar e pagar a cadeia dos seus tripulantes por vários anos.

Henrique Sousa

Só uma informação para quem subestima a questão das drogas, o volume do tráfico de drogas no “atacado” chega a quase US$ 100 bilhões. Mais que o comércio de carne ou café.

Isto representa vendas ao consumidor final em mais de US$ 300 bi. Sem falar no custo social.

Muito nego graúdo, mas muito mesmo, livram uma grana violenta por ai.

Henrique Sousa

Agora Brazilian Eagle, não entendi a quem vc se refere quando afirma: mesmo que estejem a serviço do Bush.

E uma sugestão para o seu nick: Harpia.

Nei

“Quarta Frota para combater o narcotráfico???? Essa, realmente, é difícil acreditar!!!”

Como é que você me explica essa notícia então? brazilian eagle, montagem?

LUIZ BRAZIL  DT

Por favor, não baixem o nível! Não podemos transformar um blog sério em ofensas pessoais. Discussão, sim! Falta de respeito aos nautas, não! Pega leve, gente!

LUIZ BRAZIL  DT

Molleri,

Sem querer desmentir o irmão de armas, o “Tigre dos Mares” – D 38, em 1979 esteve sim em patrulha costeira, na área do 4DN. Entretanto, não saiu do cais do porto (armazém 10), quebrado nas máquinas, sucata adquirida nos idos de 73 da US NAVY. Um “ALLEN SUMNER”, irmão dos D 34, D 35, D 36 e D 37. Digo isso, porque também eu estava lá! Já o “TIGRE DO CARIBE”, esse sim, meu primeiro barco, onde fui tricampeão de tiro, no Caribe, era o melhor navio que a Esquadra brasileira possuia à época. Bons tempos, aqueles!

Azevedo