Esses são dois vídeos obrigatórios. O primeiro mostra qual é o tipo de mar encontrado muitas vezes no Atlântico Norte! Imaginem uma corveta classe “Inhaúma” nessas mesmas condições.
No segundo vídeo, aparece o MinDef português falando sobre a aquisição desses navios. Notem que o sujeito entende do assunto.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo

As Inhaúmas são um classe diferente de navios. São semi-submersíveis. Num mar como este, elas precisam imergir uns 40 pés para poderem navegar…kkk

Leo

Meirelles

As Inhaúmas num mar como esse virariam um submarino literalmente.
Sds.

André

As inhaúmas não sairiam do cais, meus amigos.

Nunão

As Karel Doorman enfrentam bem um mar como esse. Agora, operar efetivamente nessas condições, acho que nem elas. O domo do sonar aparece várias vezes fora d’água no vídeo, o que prejudicaria a detecção de submarinos. As Halifax canadenses têm o casco projetado para minimizar esse tipo de problema, com a boca tendo maiores dimensões mais à proa (agora, se o projeto conseguiu esse intento, já é outra história).

Por essas e outras ainda sou favorável a sistemas como o ASROC. Se aguentar esse mar já é difícil para o navio, imaginem a operação de helicóptero para lançar um “peixe”.

André de POA

No segundo video, o responsavel pela defesa holandes diz que esta com “lagrimas nos olhos” por ter vendido os melhores navios por falta de dinheiro. Alguem acredita nisso?