Home Noticiário Nacional Está na hora de perder a paciência

Está na hora de perder a paciência

172
100

As pesquisas de opinião indicam que a nova “constituição socialista e bolivariana” do Equador será aprovada, folgadamente, no referendo de domingo. Mas o presidente Rafael Correa não brinca em serviço. Para garantir a vitória, ele já gastou soma inédita em campanhas eleitorais no país – tudo dinheiro público, é claro. Também abriu a temporada de concessão de empréstimos e financiamentos por instituições oficiais de crédito a pessoas e organizações selecionadas. Só faltava, para garantir uma vitória estrondosa, um acontecimento que unisse a nação em torno de seu presidente.

É isso o que explica a assinatura, a quatro dias do referendo, do decreto de “estado de emergência preventiva” que, a pretexto de evitar um provável colapso do fornecimento de energia no país, fechou as operações da Odebrecht no Equador, congelou seus ativos e suspendeu direitos constitucionais de quatro cidadãos brasileiros, executivos daquela empresa, proibindo-os de deixar o país. Além disso, o presidente Rafael Correa mandou unidades do Exército, especializadas em operações especiais, ocuparem os escritórios e canteiros de obras da construtora. Também ameaçou não pagar um empréstimo de US$ 200 milhões, contraído para a construção da Hidrelétrica de San Francisco.

Essa usina, construída pela Odebrecht, foi entregue em julho de 2007, nove meses antes do prazo fixado e, no dia 6 de junho último, teve de deixar de operar porque apresentava problemas estruturais. A Odebrecht se dispôs a fazer os consertos necessários e, como o projeto da obra é do governo equatoriano, propôs que a responsabilidade pela paralisação do fornecimento de energia fosse definida por arbitragem da Câmara de Comércio Internacional, como prevê o contrato entre a construtora e o Equador. Para tanto, faria uma caução de US$ 43,8 milhões.

Mas não interessava ao presidente Rafael Correa resolver uma questão comercial pelos meios regulares. Ele precisava criar um factóide para ampliar sua base de apoio. Já havia usado essa mesma tática, nos primeiros dias de seu governo, quando escolheu dois “inimigos externos” para combater. Os primeiros foram o FMI e o Banco Mundial, ameaçados de um calote que nunca ocorreu. O segundo foi a Petrobrás, que tinha a concessão de dois campos de petróleo na Amazônia equatoriana, dos quais finalmente teve de abrir mão.

O presidente Rafael Correa considera que a intervenção na Odebrecht não terá repercussões negativas sobre o relacionamento entre o Equador e o Brasil. Afinal, o chanceler Celso Amorim declarou – à semelhança do que fizera quando Evo Morales mandou tropas para as refinarias da Petrobrás, na Bolívia – que o governo equatoriano tem o direito de proibir a atuação da construtora no país. E o Itamaraty não esboçou a menor reação à aberrante violação dos direitos de quatro cidadãos brasileiros, dois dos quais estão refugiados na embaixada em Quito.

Em Nova York, onde estava para a sessão de abertura dos trabalhos da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com a calma paternal que tem exibido quando interesses brasileiros legítimos são afrontados pelos hermanos, bolivarianos ou não. Disse não estar preocupado com a ameaça do calote ao BNDES e acrescentou que esperava um telefonema de Rafael Correa para conversarem como “dirigentes civilizados”. Como sempre, nessas ocasiões, usou a metáfora do irmão mais velho. O Equador seria o “irmão menor”, que, mesmo sem razão, fica fazendo cobranças ao mais velho, que precisa encarar a situação com paciência. Finalmente, lembrou que “no Equador há eleições domingo. Vamos deixar a bola passar para resolver esse problema. Esse é o papel do Brasil”.

Não é. A excessiva tolerância do governo petista aos abusos cometidos por governos populistas da região contra empresas e interesses brasileiros quando muito pode ajudar os “irmãos menores” a ganhar eleições. Mas Lula não foi eleito presidente do Brasil para isso. Cabe-lhe zelar, em primeiro lugar, pelo interesse nacional, exigindo que o Brasil seja respeitado de fato pelos países vizinhos. Hoje, os populistas que controlam os países da vizinhança vêem o Brasil como um gigante de pés de barro, que pode ser desafiado à vontade, pois tem uma paciência inesgotável para aceitar desaforos e tolerar esbulhos.

Já passou da hora de perder a paciência.

FONTE: Estadão 26/9/2008

100
Deixe um comentário

avatar
100 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
47 Comment authors
mcvBrazilian EagleCorsarioDFPatriotaBaschera Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
König
Visitante
König

Vergonha isso, se qualquer pais sul americano faz isso conosco e o Lula ta nem ai para isso imaginem o que um pais europeu não faria conosco…
Sudações

Jorge
Visitante
Jorge

Alguém se lembra?

Quando caiu o Muro de Berlim, a esquerda pseudo-brasileira conseguiu de Itamar Franco um empréstimo para Cuba, que então ficara sem a ajuda financeira soviética.

Alguém confirma ou sabe se o empréstimo, algo em torno de 300 milhões de dólares, foi pago?

Marxistas nascidos no Brasil …

Iuri Korolev
Visitante

Caro Konig

Lidar com este tipo de gente (populistas de araque) não é facil não!
Eles querem é conflito, alguém para confrontar.

Não sei qual é a melhor solução.

Sds
Iuri

Iuri Korolev
Visitante

E ele foi bem recebido pelo Lula quando veio aqui com o rabo entre as pernas reclamar do ataque da Colômbia às FARC.
Essa foi a paga …

Como diz o outro : é o perfeito idiota latino-americano aluno daquele mestre de todos…

Sds
Iuri

Alte Makarov
Visitante
Alte Makarov

Bem, camaradas de fórum, o que poderíamos esperar? Ao agir desse modo, nosso presidente mostra o que SEMPRE foi: um articulista político, negociador como só podem ser os dirigentes sindicais. E é assim que ele faz. De onde esperar que ele obtenha outro modo de agir? Essa é e foi sua experiência de vida. Nada mais lógico que o Lula agir assim. Dito isto, que fique claro que NÃO estou defendendo sua ação. Na verdade, esta é apenas minha análise. Se houver algume pressão, acho que só pode vir da oposição no Congresso, que certamente se colocará contra, vis-a-vis a… Read more »

André de POA
Visitante

Assino e apoio o texto deste tópico. Civis e militares muito acomodados para o meu gosto. Longe de mim sugerir qualquer ato contra a democracia, mas uma pressão democrática neste governo seria bastante salutar a nação brasileira.

Douglas
Visitante
Douglas

O mais grave é o Correa ter impedido 4 brasileiros de sair do pais, tungando os direitos que eles têm. Fora o calote de US 200 mi e a tunga sobre a empresa.

Norberto Pontes
Visitante
Norberto Pontes

A posição do Brasil é sempre de bunda-mole mesmo.
Esses ditadorezinhos de nada, tipo Chavéz fazem e desfazem do Brasil a hora que querem.
E o Celso Amorim com aquela cara de bom moço(ou véio), sempre apaziguando, botando panos quentes.
Ah faça e o favor, o Brasil precisa tomar uma atitude séria, ou será melhor tomar uma branquinha heên cumpanhéro?

André
Visitante
André

Alte Makarov,
Lamento dizer, mas acho que essa pressão, a qual apoiaria integralmente, não virá de lugar nenhum!

Marine
Visitante
Marine

Infelizmente parece que Lula nao tem espinha dorsal…rsrsrsrs

Concordo que ele foi eleito para defender os interesses do Brasil e nao da sua ideologia de esquerda. Como pode o Brasil querer ser membro do Conselho de Seguranca se nao tem peito nem pra gritar com esses ditadores de republicas de banana…

Sds.

cesar
Visitante
cesar

quem espera alguma retaliação, pode esperar sentado.
rafael correa, evo cocalero, chapolim colorado, fidel embalsamado,molusco,pt, farc,mst, liga dos camponeses pobres,via campesisa, fhc etc. são todos integrantes do foro de sao paulo.
e ñ venham me dizer q o tal foro ñ existe,basta pesquisar. repito, ñ vale procurar alguma menção a esta organização nefasta na mídia de massa, pois a mesma está muito bem nutrida c/verbas estatais.
pressão da oposição? qual oposição???

LeoPaiva
Visitante
LeoPaiva

Senhores, não sou de criticar o governo só por criticar, reconheço os avanços na área sócia, inclusão das classes C e D, estabilidade econômica e blá blá blá, só que estou plenamente de acordo com o texto apresentado, o Brasil deve falar alto e forte, seja por via diplomática ou econômica, e assim se fazer respeitar. O Rafael Correia deve estar cantando de galo como o homem que desafiou o Brasil, já o nosso comandante Mor está com a mesma atitude banana que teve no caso da Bolívia, só faltam agora o Suriname e a Guiana quererem aparecer as custas… Read more »

Julio
Visitante
Julio

Pois é…mais um calote…Lula o irmão mais velho que se considera um grande governante..acha que dinheiro público é dinheiro do PT ou do sindicato que pode ser usado como os dirigentes bem entendem..Primeiro a Bolivia, depois as dívidas dos paises africanos que foram perdoados, temos ainda o bispo paraguaio, o Brasil a instituiu a comissão para discutir Itaipu..e agora o Equador usando uma empresa brasileira para dar calote no BNDS.. e nós trabalhamos 5 meses do ano para pagar os impostos…até quando?

Voluntário da Pátria
Visitante
Voluntário da Pátria

Os cidadãos e empresários brasileiros estão pagando a conta para a vitória dos vermelhos na américa latina. Bilhões emprestados direta ou indiretamente por LULA e o PT estão indo pelo ralo em cuba, bolívia, equador e venezuela. Quem vai continuar pagando? Aqui, o dinheiro público vai muito mais para as ONG do para as FFAA. Até o MST quer a grana (virtual)da Pré-Sal. LULA já ofereceu o petróleo do futuro para “los compañeros”,coisa já há tempos determinada pelo HUGO BOSS. O Brasileiro trabalha, paga carga de impostos escorxante e pagam a conta dos comuna como otários. LULA, sem vergonha que… Read more »

Shandowlord
Visitante
Shandowlord

O Brasil esta precisando de um governante com as idéias do Enéas….
O pior é que como os gastos do governo já esta muito alto o PAC da Defesa vai ser um projeto com retorno real somente lá para 2020 ou 2025…
Claro que da para dar um jeito em curto prazo basta cortar bolsa esmola mas como isto é impossível neste governo, basta diminuir o inchaço das Forças Armadas, colocar os Aposentados e Pensionistas no orçamento da união, e cortar os R$15 Bilhões das Ongs acho que seria um bom começo…
Mas como tudo no Brasil que parece fácil é complicado…

Wagner_ASW
Visitante
Wagner_ASW

Digam o que quiserem, mas um presidente tem que agir com cautela, entendo isso. Mas cautela demais a favor de povos exteriores ao nosso esta se tornando burrice já. Não devemos entrar com tropas no país deles, mas devemos pelo menos responder com certa postura de país dominante na região. Assim o povo que elegeu o senhor presidente esta sofrendo em boa parte dos países vizinhos (Bolivia, Equador, Paraguai) e não estão dando bola para eles. Ser um mediador não é ser um idiota, (é o que esta acontecendo agora, rsrsrs)!!! Irmão mais velho tambem da “borduadas” como diz aqui… Read more »

Fábio Max
Visitante

Engraçado, não faz nem meia hora, tratei desse assunto no meu blog… mas o fato é que estão roubando o Brasil, sob o pretexto de suas necessidades sociais, e nosso governo não se mexe. Não é necessário mandar tropas nem fazer ameaças, é necessário apenas deixar claro, pela voz do presidente, que o Brasil não vai tolerar ataques despropositados a seus cidadãos e empresas, e que dinheiro emprestado pelo BNDES é sagrado, porque é do povo brasileiro, que paga a carga tributária mais injusta do planeta, justamente para manter instituições como esta, que ajudam a AL inteira. O presidente Lula… Read more »

Marine
Visitante
Marine

Mauro,

O que quiz dizer e que ele e um marxista, populista que tem o seu proprio interesse na frente do seu pais. Nao estou defendendo a empresa brasileira mesmo porque desconheco do assunto para dar opiniao com relacao a seus negocios.

Apenas digo que o governo brasileiro deveria ser mais firme com relacao ao que esta acontecendo e pelo menos pedir explicacao especialmente com o status do cidadaos brasileiros.

Mas obrigado amigo por me manter em linha. Rsrsrsrs

Abraco!

McNamara
Visitante

Atenção a todos. Dinheiro do BNDES, é dinheiro público, dinheiro nosso, que poderia estar sendo investido na melhoria de qualidade de vida do meu, do seu filho ou qualquer outro brasileiro.
O viés populista e o discurso boquirroto do petroleiro Chávez, do cocaleiro Evo, do bananeiro Rafael e agora do muambeiro Lugo, ainda encontram guarida sob o olhar cândido do joão bobo, o gigante que não precisa dizer quem é.

Wagner_ASW
Visitante
Wagner_ASW

MacNamara, ótimas palavras, disse tudo!!!!

Patriota
Visitante
Patriota

Um aspecto deve ficar bem claro: a pendenga envolve uma nação insatisfeita com serviços mal prestados e uma empresa estrangeira que não cumpriu com sua parte naquilo que foi combinado. É isso e nada mais que isso. Nem de longe se trata de qualquer tipo de desentendimento entre Brasil e Equador, como se tem pintado em parte da grande imprensa.
… o dinheiro do BNDS foi emprestado para a Empresa, e não para o Equador, como alguns “bem informados” do forum estão escrevendo.

Hornet
Visitante
Hornet

Eu não sei quanto aos amigos, mas eu já perdi a paciência faz tempo…com a linha editorial do Estadão!!! Socorro Mamãe!!!

abraços a todos

Nimitz
Visitante
Nimitz

Esse é nosso ethos guerreiro! 😉

Voluntário da Pátria
Visitante
Voluntário da Pátria

…mas é verdade…já esqueceu aquela foto do EVO pegando o LULA por trás? Agora é a vez do CORREA desfrutar das…”costas largas” do desgovernante do Brasil!

Hornet
Visitante
Hornet

Não é o nosso “Ethos Guerreiro”, mas sim o nosso “Pathos Guerreiro”. E geralmente, guerra e pathos (paixão cega, excesso) nunca geraram boa coisa. E o Estadão ainda fica insulflando isso…realmente é um des-serviço prestado ao leitor e a cidadania. Será que alguém já ouviu falar em “mesa de negociações”, em relações internacionais, em respeito a soberania de países independentes, em auto-determinação dos povos e por aí vai…Menos pessoal, bem menos…

Emanuel
Visitante
Emanuel

é lamentável ver a postura apiquinada do brasil em relação a esses países da américa latina, falta pulso firme e patriotismo desses políticos, esse celso amorim é um bunda mole apaziguador, tá faltando postura dos governantes e não é só para com a política externa, a própria política interna possui sinais de fraquezas e vícios, o domínio dos traficantes com suas nações soberanas chamadas favelas.

Emanuel
Visitante
Emanuel

sim, ai vamos virar guerrilhas.. todos nós, deus nos ajude.

Bosco
Visitante
Bosco

Mas quando estava no PT o Pres. Lula não agia como sindicalista apaga incêndio não. Muito pelo contrário. Era o maior linha dura. Com os da terrinha é pedrada na moleira e pau pau, já com os amigos presidentes irmanos socialistas e só bejim bejim.

Marine,
cuidado com o que fala que é fácil fácil deixar o Mauro irritado. Nem você com treinamento de MCMAP vai dar conta rssrss…..

Nimitz
Visitante
Nimitz

Hornet, é o Pathos ou somos Patos? rs
Você já ouviu falar em Thomas Hobbes? Então, deve saber também que nas relações internacionais os países não tem amigos, têm interesses e que o comportamento das nações se assemelha a uma guerra de todos contra todos, já que não existe uma organização supra-nacional que organize a zona. E não venha me falar que a ONU resolve alguma coisa…
O Brasil sempre quis bancar o bom moço, uma ovelha entre lobos, e isso nunca nos ajudou. Foi com o mesmo espírito que assinamos o Tratado de Não-Proliferação nuclear.

Bosco
Visitante
Bosco

Brasileiro adora perguntar pra estrangeiro o que eles acharam do Brasil. Precisamos ter nosso eguinho polido diariamente feito cachorrinhos de madame e sentimos prazer quando os buanas dizem que adoram o samba, feijoada, futebol e nossas filhas, irmãs e mães de fio dental em Ipanema.
Daí querermos sempre esta imagem do bom moço, sem preconceito, sem conflitos, e de apaga incêndio.
Temos mais é que levar no lombo até criarmos vergonha na cara.

Raphael
Visitante
Raphael

Vamos dar logo a Itaipu ao Paraguai, eles querem nao querem?

Julio
Visitante
Julio

Caro Shandowlord, nao sabia que as ONGs ja estão recebendo essa importancia (15 bilhoes)… sempre digo que o Brasil é um país rico…já sabemos de onde pode sair o dinheiro para o reequipamento das FAs. Sds.

Nimitz
Visitante
Nimitz

E ainda queremos fazer parte do CS da ONU! Nuncaaaaaaaaaaaaaaa!
Os 5 grandes sabem que a gente só vai atrapalhar, com essa diplomacia que fica sempre em cima do muro.

McNamara
Visitante

Vocês acham que se o governo equatoriano der o chapéu na Odebrecht, esta empresa vai pagar o BNDES? Jamais! Nós contribuintes é que vamos pagar. E mais, a Odebrecht entra com uma ação contra o governo brasileiro e acaba ganhando uma bela indenização, é claro, a ser paga com dinheiro público.
Epa! Tem gente aí em cima vendo fronteira do Brasil com o Equador… essa eu não conhecia…

RODRIGO
Visitante
RODRIGO

O que se pode esperar de um presidente que agitava greve no portão da fábrica…..!!!

alex
Visitante
alex

Qual a proposta do site, que o governo brasileiro faça uma intervenção armada no Equador ou que apoie um movimento golpista armado de direita para se instalar uma nova ditadura pró-Brasil? O que voces querem dizer com “Está na hora de perder a paciencia”?Sejam claros, aliás seria bom que voces se posicionassem política e ideologicamente de forma transparente, qual a posição de vocês quanto à questão da soberania de outras nações e principalmente sobre governos legitimamente eleitos de forma constitucional e democrática, mesmo que esses governos possuam linha ideologica e batam de frente contra nossos interesses nacionais? Vocês acham que… Read more »

Taer
Visitante
Taer

Mais uma vez a política internacional do Brasil matando todos nós de VERGONHA! A tropa de “elite” do Lulinha paz e amor é de matar, Celsinho Amorim, fraquinho que só ele mesmo, sem falar daquele sacana do Marco Aurélio”ASPONE”Garcia (caso do acidente do airbus da TAM).Esperar o que?
Sds.

tomas
Visitante
tomas

Caro Donald, o Brasil não faz fronteira com o Equador. Então não dá para explodir fronteira alguma… Muita calma nessa hora! Na verdade a Hidroelétrica apresentou problemas mesmo, e a Odebrecht comprometeu-se a repará-los pois consta em contrato a sua responsabilidade como uma das construtoras que tocaram a obra. Agora, não tenhamos duvidas que o Correa está usando o caso como promoção barata para sua campanha para o referendo da constituição “socialista e bolivariana” do Equador. Mas como o Evo fez a mesma coisa com o governo brasileiro no ano passado e ficou por isso mesmo, o Correa viu aval… Read more »

König
Visitante
König

Seria lindo a noticia do deslocamento dos Tupis para caçar no litoral do Equador…
Ai eu queria ver o que esse populista iria fazer a Marinha do Equador é realmente pequena possuem apenas 2 U-209 1100 ou 1200?.
Saudações

Bosco
Visitante
Bosco

Hoje, a “empresa” “honesta” que mais da dinheiro no Brasil é a tal da ONG. Quem quiser ganhar um dinheirinho mole mole do Estado com isenção de impostos é só abrir uma que de maneira “honesta” e “transparente” o felizardo vai ficar numa boa.
Eu quero abrir uma para proteger as Mariposas Douradas Hermafroditas do Vale do Paraíba que estão correndo sério risco de extinção.
Se não fosse meu nome no Serasa!!!!!!!!!!!!!

sergio noronha
Visitante
sergio noronha

e por episodios como esse que o presidente bush recriou a quarta frota como nos nao temos nem meia frota porrada e nos macaquitos.

Bosco
Visitante
Bosco

könig,
você tem algum desafeto servindo num submarino brasileiro?
Não dá idéia pros caras mandarem os subs caçarem nada não que os ditos estão sem torpedos.

Bosco
Visitante
Bosco

Kinig,
é brincadeira contigo meu caro rrss….

Bosco
Visitante
Bosco

Ainda bem que o nosso paternal Presidente Lula não encara ninguém. Pior se ele ficasse nervosinho e mandasse nossos meninos de 17 anos, imberbes, armados com seus “poderosos” fuzis de assalto FAL, fazer serviço de gente grande.

König
Visitante
König

Tinha esquecido Bosco lamentavel isso Submarinos sem armas? então nem sei por que a marinha os mantem.
Certas coisas so se ve no Brasil mesmo…
Brasil no conselho de segurança realmente o governo Brasileiro deve querer ser o Bobo da Corte do Conselho um pais que não bota “moral” nem na Bolivia e no Equador vai botar contra um Irã da vida?
Saudações

König
Visitante
König

Que isso Bosco sei que é brincadeira sua rsrs
Nem na escotilha de um submarino eu passo hehe

Bosco
Visitante
Bosco

Mauro,
eu sei que tem muita coisa boa nas nossas forças armadas. Tô só zuando.
Mas o que tem de bom é obra pura do profissionalismo e do idealismo dos caras porque din din que é bom, necas de pitibiriba.

Marine
Visitante
Marine

Konig, Mauro e Bosco,

Vcs tao me matando de rir aqui nessa distancia toda.rsrsrsrsrs

Sds.

Hornet
Visitante
Hornet

Caro Nimitz, Sim, já ouvi falar no Hobbes…mas ainda bem que vieram os franceses Iluministas logo depois, e mesmo um Kant, para nos ensinar o quanto o Estado Absolutista Hobbesiano estava datado pela época em que foi escrito e calcado numa idéia pouco convincente de que o “homem é o lobo do homem” (que ele simplesmente transportou para a política entre os Estados monarquicos da Europa do século XVII). Já no século da Revolução Francesa, um Rousseau e um Voltaire, entre outros, nos legariam algo muito mais duradouro e consistente, como a democracia moderna e o Estado de Direito, incluindo… Read more »

Emanuel
Visitante
Emanuel

do jeito que anda as coisas, num possível conflito do Brasil com os EUA ou alguma país europeu, nosso velhos FALs nada poderam ajudar na defesa do país, levando em conta que esses países já teram Máquinas do Tempo, voltaram no tempo e sabotaram o evento anterior a obtenção dos FALs, logo ficaremos sem defesa. abraço a todos