neustrashimy.jpg

A Rússia enviou um navio de guerra à Somália em 26 de Setembro, informou um porta-voz da Marinha, depois que um navio de carga que transportava tanques e cidadãos russos foi capturado por piratas somalis.
A fragata Neustrashimy (foto) foi enviada às águas ao largo da Somália, em resposta “ao aumento dos ataques piratas, inclusive contra cidadãos russos”, disse o porta-voz, Igor Dygalo.
A Neustrashimy está em serviço na Frota do Báltico, no norte da Rússia e deixou o porto esta semana, segundo a mídia russa. O navio está equipado para uma tripulação de cerca de 200 homens e é armado com torpedos, mísseis, canhões e minas.
Um oficial marítimo queniano disse que o navio seqüestrado, o Faina, é um navio de carga ucraniano, que estava a caminho do porto queniano de Mombaça.
Agências de notícias russas informaram também que havia 17 cidadãos ucranianos, três russos e um albanês, a bordo do navio com bandeira de Belize, que estava transportando uma carga de 30 tanques de batalha T-72.
Dezenas de navios, principalmente mercantes, foram atacados ao largo da costa de 3.700km  da Somália, nos últimos anos, apesar da presença de navios de guerra ocidentais destacados na região, para a luta contra o terrorismo.
Os piratas atacam os navios com lanchas, armados com fuzis e lançadores de foguetes. Às vezes eles detém os navios por semanas, até que recebam pagamento de resgate dos governos ou proprietários.

FONTE: Agência France-Presse

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
König

Esses pirtas tão procurando sarna para se coçar ja havia navios da OTAN e agora mais a Russia…
Acho dificil que vão devolver esta carga.
Saudações

Marine

Ou a Ucrania, Quenia ou Russia paga o resgate ou vao acabar tomando o navio a forca. Se bem que gostaria de ver o que a Spetznaz naval Russa possa ver…

König

Realmente Marine pelo pouco que li sobre eles são realmente respeitaveis, talvez tenhan participação no assasinato do dissidente Alexander Litvinenko.
Mesmo tendo alguns erros que causaram perdas elevadas de refens são de se respeitar.
Esses piratas teriam um baita problema caso os Spetznaz tentem resgatar os refens.
E uma pergunta como pode um navio daquele porte sumir?
Saudações

Marine

Konig,

O navio nao sumiu, esta sendo monitorado agora mesmo pela 5 Frota americana.

sds.

König

Obrigado Marine, Ele sera invadido por forças especiais ou algo assim?
Ou ficara a cargo da Ucrania,Russia?
Saudações

König

*Ou ficara a cargo da Ucrania,Russia decidirem o que fazer?

Marine

Konig,

Com o clima politico hoje entre EUA e Russia duvido que nos facamos algo a nao ser que refens comecem a serem exucatados e a Russia pedir assistencia o que acho impossivel que fariam. Preferem que os refens sejam mortos a pedir ajuda dos EUA e parecerem encapazes de fazer o resgate eles mesmos.

Sds.

Ricardo

Navio é ucraniano, com carga ucraniana e é a Rússia que mando navio para interceptar a embarcação…. vai intender…

König

Valeu Marine, No meu ponto de vista eles conseguiriam caso usasem os Spetznaz mas geralmente eles são deslocados em submarinos o que concerteza iria demorar mais uns dias até eles chegarem la e quem sabe até isso ocorrer tudo estaria resolvido.
E realmente agora o que rola entre paises da OTAN e a Russia é algo que relembra a guerra fria.
Saudações

edilson

Cnhecem aquela piada, do chicano que dizia.
hombre como te chamas????? e o sujeito diz
Gomçales…

chamavas-te…. tátátátá…

Marine

Konig,

Sem duvida a Spetznaz tomaria o navio de volta, o problema e quantos refens morreriam. Tudo o que sei sobre eles e na base da forca bruta, nao tem a finesse que FE ocidentais possuem.

Sds.

König

Marine Realmente eles costuman usar a força em exesso o que gera efeitos colaterais geralmente.
saudações

sergio noronha

se fosse um mercante nacional o molusculo mandaria celso amorim e marcos aurelio garcia para resgata a nossa tripulaçao nao sobraria um so pirata vivo.

Jonas Rafael

Se fosse um navio nacional mandariam aqueles grupos que tocam aquela música da Bahia que ninguém agüenta. Rendição na hora… Quanto ao motivo do envolvimento dos russos, me parece que a carga era deles não?

König

Jonas na verdade pelo o que entendi na noticia os Tanques são deles e há 3 russos a bordo.
Saudações

Marine

Aqui estao relatando que a carga sao 33 T-72 mais municao produzidos na Russia, comprados da Ucrania pelo Quenia com 3 tripulantes russos.

sds.

Marine

Correcao, novos relatorios dizem que a carga tinha como destino o Sudao.

Vassily Zaitsev

Marine,

Sudão????? É por isso que, as vezes não vou com a cara dos governantes russos: vendem armamento como se vende batata. O problema é que no Sudão, uma guerra civil come solta à anos à fio. Esses T-72 seriam usados pelo governo na repressão aos guerrilheiros, e como sempre ocorre na África, os civis é que pagam o pato.

Ponto negativo para Moscow.

Marine

Vassily,

Exatamente! Isso seria usado na guerra civil la. Politicagens internacionais…..

Sds.

Marcelo Ostra

M/V Faina

Name FAINA IMO Ship No 7419377 Call Sign V3EZ2
Flag Belize Port of Registry Belize S

Deadweight 9,019 mt Gross 10,931 mt Net Registered 3,279 mt
Draft 6.712 m Depth 13.370 m
Length Overall 162.10 Length (BP) 152.51 m
Breadth Extreme 18.04 m Breadth Moulded 18.01 m

Operdor: Phoenix Logistic Ltd., Odessa, Ucrania

Shipmanager: Subsidiary Company ‘Tomex’ of ‘Tomex Team Inc’, Odessa, Ucrania

Datas – Nomes

2007-04 FAINA
2003-01 Marabou
1985-01 Loverval
1983-01 Matina
1978-05 Vallmo

MO

Marcelo Ostra

Ahhh, esqueci, o Faina é um Ro/Ro Movements For: Faina Last Position: Suez, Egypt Arrived: 15 September 2008, 00:00 Sailed: 15 September 2008, 00:00 Voyage Details Origin: Ukraine, Ukraine Destination: Kenya, Kenya Place Country Area Arrival Sailed Details Suez Egypt N Africa 15 Sep 2008 15 Sep 2008 Passed South Casualty Istanbul Turkey Black Sea 03 Sep 2008 21:55 03 Sep 2008 21:55 Passed West Nikolayev Ukraine Black Sea 29 Aug 2008 01 Sep 2008 Illichivsk Ukraine Black Sea 19 Aug 2008 20 Aug 2008 Istanbul Turkey Black Sea 17 Aug 2008 13:45 17 Aug 2008 13:45 Passed East Dardanelles… Read more »

Marine

Pois e Ostra,

Fiz parte de um destacamento para proteger navios da “MPF Force” transportando veiculos americanos de volta ao EUA depois da invasao do Iraque justamente para evitar esse tipo de coisa…mas adoraria se esses piratas tivessem tentado tomar nosso navio cargueiro na epoca…Teriam tido uma surpresa!!!

Semper Fi!

Callia

sim se eles mandassem o celso amorim não sobraria um pirata vivo porque eles morreriam de rir…o brasil que se preocupe com seus própios piratas hahahah

Marcelo Ostra

Uma coisa que não sabia, um tripulante morreu, ciddão possivelmente Ucraniense Até onde saiba não houve baixas nos outros sequestros Será que teremos um ” Mil Mi 17 Down ” Com o LT COL Danny McKnightenko. 75º Spetnazrangerkiy Meu, ta na ora dos careta magricelo tomarem um kcete Ontem um dos nossos tomou um corrida deles no Golfo de Aden, mas não deu em nada, e neste eu tenho um monte de amigos, inclusivel o Cmt Marine, vcs que querem dar um passeio la pelos lados de El Maan, Kismayu, Mogadiscio naum ( )´s MO Semper Fi ! Ahhh segundo… Read more »

Paulo Costa

No estreito de Malaka,Indonesia,que tem uns 500Km de extensão,
tem havido ataques de piratas,roubos sem sequestros,se a moda
pega.Na Somalia,apesar de varios navios de patrulha continuam
a haver ataques,e o alvo deles esta cada vez maior….

JSilva

Paulo no Estreito de Malacca não é moda não, é a verdade do dia a dia. Tem até milicia tipo as cariocas cobrando pedagio para dar proteção aos mercantes. Os piratas chegam com tudo, lançadores de granada, .50 e tudo que tem direito e caem pra dentro. Uma das novas (velhas) funções das Marinhas modernas é prover segurança em aguas internacionais contra esse tipo de ocorrencia, o que sempres passa despercebido quando o pessoal se perde nos Aegis, Sicontas, Tomahawks, FX, Raio Laser, Coca-Cola do dia a dia. O mundo das operacoes reais no mar hoje demanda mais destreza na… Read more »

[…] armas russas, que seriam entregues ao Quênia. Navios de guerra estão monitorando a situação e a Rússia enviou uma fragata para a região, para tentar resolver a situação e salvar seus cidadãos que estão a bordo do […]

[…] mas apenas três cascos haviam sido construídos até ao final da Guerra Fria. A primeira unidade, Neustrashimy, entrou em serviço na Marinha Russa em 1993. A segunda da classe, Yaroslav Mudryy, foi lançada ao […]

[…] A Yaroslav Mudry é a segunda unidade da classe Project 11540. O primeiro navio da classe é a fragata Neustrashimy. Recentemente, a Neustrashimy participou de ações contra a pirataria na costa da Somália. […]